Bilhete do Fabrício

Macário, caro amigo

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ICÓ: 20 ANOS!

Há 20 anos todo o Patrimônio Histórico de Icó, através do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com o Ministério da Cultura, teve seu tombamento confirmado, com a restauração de Igrejas, Casarões e Sobradões, que forma um rico cenário em estilo barroco autêntico e neoclássico, nas ruas largas e becos estreitos da cidade.

O então prefeito Neto Nunes, juntamente com o secretário de cultura Getúlio Oliveira e o engenheiro civil Kildare Colares, à época, diligenciaram para que o município assinasse o convênio e fosse assegurado o Projeto Monumenta, um dos poucos do nordeste com esse objetivo.

O Largo do Théberge, o Teatro da Ribeira dos Icós; a Casa de Câmara e Cadeia; o Canela Preta; as Igrejas Matriz e do Senhor do Bonfim; a Igreja do Rosário; a Igreja do Monte, e, tantos outros equipamentos públicos e históricos, alguns tricentenários, foram recuperados.

Essa riqueza arquitetônica, leva o nome do Icó e dos icoenses à todo o mundo, nos enchendo de orgulho, de fazer parte de uma história por quem fez a história acontecer.

Até o final do ano, o IPHAN em parceira com a Secretaria de Cultura do município de Icó, pretendem realizar um grandioso evento que marque esse momento como grande conteúdo de esperança.

E viva a nossa cultura!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
E meu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário