O
prefeito Roberto Cláudio participou, nesta terça-feira (14.02), em
Brasília, de reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes), com diretores do Instituto Ayrton Senna, quando
foi debatido o projeto de formação de professores da rede municipal de
Fortaleza para atuação no Programa de Educação Integral. O objetivo do
programa é a formação de professores, assistentes técnico-pedagógicos e
supervisores para uma nova concepção de escola.
Participaram
da reunião o presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, o diretor de
Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, o
diretor Educação à Distância do MEC, Carlos Lenuzza, a secretária de
Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, a gerente de Desenvolvimento de
Soluções Educacionais do Instituto Ayrton Senna, Simone André, e o
professor Timothy Finan, da Universidade do Arizona.
De
acordo com o prefeito Roberto Cláudio, "o nosso objetivo é formar massa
crítica junto aos que estão na escola que nos ajude na tarefa de
revolucionar a Educação em nossa cidade. Precisamos caminhar para
ampliar o projeto de educação integral, com maior tempo de aula dos
alunos e a consequente melhoria da qualidade do ensino oferecido na
nossa rede".
O Instituto Ayrton Senna já trabalha com
essa metodologia na expectativa de desenvolvimento de educação integral
e também habilidades socioemocionais nos estudantes, que são
competências muito valorizadas no processo de formação dos alunos.
A
qualificação dos professores é o primeiro passo para dar escala à
proposta de garantir junto aos alunos um currículo que contempla a
existência de um conjunto de aulas para o desenvolvimento de
competências e habilidades para o século 21, no qual os jovens poderão
trabalhar em projetos voltados a planejar seu futuro, melhorar a
realidade em que vivem, pesquisar e estudar.
"Nesses
projetos, eles aprendem a trabalhar em equipe, usar o conhecimento para
resolver problemas e planejar seus projetos de vida", afirmou o diretor
do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, que explicou que a proposta de
educação integral está orientada por um conjunto de competências,
articulando aprendizagens cognitivas e socioemocionais, numa matriz que é
a referência de todas as práticas de ensino e atividades que ocorrem no
dia a dia das escolas.
Dessa forma, as ações
têm sempre uma orientação e intenção comuns que é a formação para a
autonomia dos estudantes, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas bem
fundamentadas para realização de seus projetos de vida.
O
programa deve envolver, além da Prefeitura de Fortaleza e do Instituto
Ayrton Senna, o Ministério da Educação, por meio da Capes e da
Secretaria de Educação à Distância.
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