quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Alguma coisa séria ocorre em Brasilia

Prefeito Roberto Cláudio discute em Brasília modelo para ampliar educação integral em Fortaleza
O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta terça-feira (14.02), em Brasília, de reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com diretores do Instituto Ayrton Senna, quando foi debatido o projeto de formação de professores da rede municipal de Fortaleza para atuação no Programa de Educação Integral. O objetivo do programa é a formação de professores, assistentes técnico-pedagógicos e supervisores para uma nova concepção de escola.

Participaram da reunião o presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, o diretor Educação à Distância do MEC, Carlos Lenuzza, a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, a gerente de Desenvolvimento de Soluções Educacionais do Instituto Ayrton Senna, Simone André, e o professor Timothy Finan, da Universidade do Arizona.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, "o nosso objetivo é formar massa crítica junto aos que estão na escola que nos ajude na tarefa de revolucionar a Educação em nossa cidade. Precisamos caminhar para ampliar o projeto de educação integral, com maior tempo de aula dos alunos e a consequente melhoria  da qualidade do ensino oferecido na nossa rede".

O Instituto Ayrton Senna já trabalha com essa metodologia na expectativa de desenvolvimento de  educação integral e também habilidades socioemocionais nos estudantes, que são competências muito valorizadas no processo de formação dos alunos.

A qualificação dos professores é o primeiro passo para dar escala à proposta de garantir junto aos alunos um currículo que contempla a existência de um conjunto de aulas para o desenvolvimento de competências e habilidades para o século 21, no qual os jovens poderão trabalhar em projetos voltados a planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisar e estudar.
"Nesses projetos, eles aprendem a trabalhar em equipe, usar o conhecimento para resolver problemas e planejar seus projetos de vida", afirmou o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, que explicou que a proposta de educação integral está orientada por um conjunto de competências, articulando aprendizagens cognitivas e socioemocionais, numa matriz que é a referência de todas as práticas de ensino e atividades que ocorrem no dia a dia das escolas.

Dessa forma, as ações têm sempre uma orientação e intenção comuns que é a formação para a autonomia dos estudantes, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas bem fundamentadas para realização de seus projetos de vida.

O programa deve envolver, além da Prefeitura de Fortaleza e do Instituto Ayrton Senna, o Ministério da Educação, por meio da Capes e da Secretaria de Educação à Distância.

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