Missão do Exército

Militares já auxiliam nos trabalhos de cadastramento biométrico em Fortaleza

Militares do Exército que realizaram treinamento no TRE já estão atuando na Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza, na Praia de Iracema, auxiliando nos trabalhos de cadastramento biométrico dos eleitores da capital.
O treinamento da primeira turma de 30 militares ocorreu no período de 9 a 13 de janeiro. A ação, fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre o TRE e o Ministério da Defesa, no dia 1ª/12/16, visa incrementar a força de trabalho da capital com 60 cabos e soldados do Exército Brasileiro. A segunda turma com mais 30 militares fará treinamento no mês de abril deste ano.
Meta e Capacitação
A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas eleições municipais de 2016, 34,78% dos eleitores cearenses votaram com a identificação biométrica (16% na capital).
Além de firmar convênio com o Ministério da Defesa, já foram tomadas algumas medidas, como a capacitação de servidores dos cartórios eleitorais. O treinamento foi realizado em novembro de 2016 com 86 servidores – 60 de zonas eleitorais do interior do estado e 26 das zonas da capital.
Dos 184 municípios cearenses, 62 já alcançaram a meta de 100% dos eleitores cadastrados. Em outros 117 municípios, incluindo a capital, o processo está em andamento. Apenas Beberibe, Quixeramobim, Pereiro, Massapê e Senador Sá não estão fazendo a identificação biomértica dos eleitores, por conta da falta de espaço físico para a instalação dos kits nesses cartórios. O TRE-CE, no entanto, vem tomando providências no sentido de viabilizar o recadastramento dos eleitores desses município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário