sábado, 14 de janeiro de 2017

Iniciado Plano de Ação para fortalecimento e organização da romaria


Com o intuito de fortalecer e possibilitar maior organização das romarias de Juazeiro do Norte, foi  lançado o Plano de Ação para a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, pela Secretaria de Turismo e Romaria do Município. A festa acontece de 29 de janeiro e 2 de fevereiro e reúne cerca de 250 mil romeiros, de estados nordestinos. Se configura como uma das mais importantes celebrações religiosas em louvor à santa no Brasil. A reunião, que aconteceu no Círculo Operário São José, tratou de assuntos relacionados às ações integradas com demais secretarias do Município.
Na ocasião, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Educação, Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Cultura, Agricultura, e representações das outras secretarias. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Guarda Civil foram representados, além da Polícia Civil e Polícia Militar, e outras entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Diversos aspectos relacionados à romaria, considerados problemas antigos, foram abordados, a exemplo do trânsito, comércio de alimentos nas ruas, presença de ambulantes prejudicando o fluxo de veículos e pedestres e o atendimento ao romeiro. O Secretário de Turismo e Romaria, José Bezerra Feitosa Júnior, destacou outra questão, que é a problemática da mobilidade urbana. “Precisamos pensar em estratégias para bem acolher os romeiros, com estruturas permanentes, e isso envolve uma mobilidade urbana eficaz”, afirmou.
Ele destacou ainda que sabe o quanto isto é um problema para a cidade, mas que acredita em melhorias. O Secretário Junior Feitosa, afirmou que ainda é preciso definir os espaços para as barracas e camelôs, de forma que não obstrua as vias de acesso, como vinha acontecendo nas últimas romarias, principalmente no entorno da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDUCAÇÃO EM CAUCAIA

Capacitação: Prefeitura entrega Centro de Formação para profissionais da Educação   ​ O prefeito Naumi Amorim inaugurou na tarde dest...