Festa na Primeira Capital


Dia do Ceará: 218 anos do Estado foram comemorados nesta terça-feira com programação especial em Aquiraz

Marcando o Dia do Ceará, celebrado em 17 de janeiro, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realizou nesta terça-feira solenidade e programação cultural e artística especial pelos 218 anos de emancipação do Estado. A programação especial comemorativa ao Dia do Ceará foi promovida pela manhã, no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com feirinha de artesanato, apresentações musicais e de cultura popular na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz, em cujos arredores se localiza um dos equipamentos da Secult, o Museu Sacro São José de Ribamar.

A programação festiva teve início com a apresentação da Banda de Música do Município de Aquiraz, regida pelo maestro Tarcísio Lima, interpretando sucessos da música popular brasileira e dos Beatles. A Banda de Música também executou os hinos de Aquiraz e do Ceará. Já o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela orquestra da ONG Tapera das Artes, que promove educação musical e cidadã de crianças e jovens de Aquiraz, enquanto as bandeiras do Brasil, do Ceará e de Aquiraz foram hasteadas pela secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, na ocasião representando o governador Camilo Santana; pelo prefeito de Aquiraz, Edson Sá, e pelo secretário de Cultura de Aquiraz, William Mendonça.

O Coco do Iguape, um dos mais tradicionais grupos da cultura popular cearense, também foi bastante aplaudido, em uma apresentação especial para a festa do Dia do Ceará, que também contou com a distribuição de 218 mudas de plantas, doadas pelo Parque Botânico do Estado, gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), e com uma visita ao Museu Sacro São José de Ribamar, guiada pela historiadora Carla Vieira, diretora do Museu do Ceará e do próprio Museu Sacro.

"A cultura é um direito de todos. Trabalhamos na perspectiva de que esse direito passa sobretudo pela diversidade. Nessas apresentações culturais na nossa programação dessa festa de hoje, tivemos isso aqui na prática: o direito de fazer cultura, direito de acessar a cultura", ressaltou Suzete Nunes, destacando as apresentações da Banda de Música de Aquiraz, do coral e da orquestra da ONG Tapera das Artes, além do Coco do Iguape. "Parabéns a esses grandes artistas, por esse trabalho fantástico"

Cinco editais, mais de R$ 50 milhões

Suzete Nunes destacou que foram lançados recentemente cinco editais da Secult, com um investimento de mais de R$ 50 milhões. "Não é pouca coisa não. E por que nós temos isso? Porque temos um governador que resolveu apostar na cultura, que colocou como plataforma de governo, como prioridade, aumentar o orçamento da cultura até 2018 para 1,5% (do orçamento do Poder Executivo estadual), e está fazendo isso", reforçou, convidando os artistas, produtores, gestores e educadores presentes a participar dos vários editais: Escolas Livres da Cultura, Ceará de Cinema e Vídeo, Mecenas do Ceará, Ceará de Incentivo às Artes, Carnaval do Ceará.

Cinemas em Aquiraz

A secretária adjunta da Cultura enfatizou ainda que, em parceria entre a Secult e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), Aquiraz receberá duas salas de cinema, com instalações e equipamentos de alta qualidade, democratizando o acesso da população à cultura e à arte e contribuindo para a política estadual de ampliação da distribuição do audiovisual cearense. Suzete Nunes também destacou que em 2017 o Museu Sacro São José de Ribamar completa 50 anos e que uma programação especial marcará o aniversário.

Já o prefeito de Aquiraz, Edson Sá, agradeceu pela presença dos diversos participantes da festa, destacou que a cidade está de braços abertos para todos e que o município apresentará diversas propostas de parceria à Secult, para ampliação da política cultural local.

O Dia do Ceará

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário