Nota de falecimento: a engenharia brasileira está
morta (2)
A
engenharia nacional está perecendo. Foi ferida de morte por um sistema
judiciário que pretende condenar, a priori, qualquer contato entre
empresas privadas e o setor público, e desenvolveu uma Jurisprudência da
Destruição de caráter descaradamente político, que não concebe punir corruptos
sem destruir grandes empresas, desempregar milhares de pais de família,
interromper e destroçar dezenas de projetos estratégicos. Valho-me do
Santayana; Um sistema judiciário que
acredita que deve punir, implacável e estupidamente, não apenas as pessoas
físicas, mas também as jurídicas, não interessando se esses grupos possuem
tecnologia e conhecimento estratégicos, desenvolvidos ao longo de anos de
experiência e aprendizado, se estão envolvidos em projetos vitais para o
desenvolvimento e a segurança nacional, se deles dependem, para sobreviver,
milhões de brasileiros. A engenharia brasileira faleceu, com seus escritórios
de detalhamento de projetos, suas fábricas de bens de capital, seus estaleiros
de montagem de navios e plataformas de petróleo fechados, suas linhas de
crédito encarecidas ou cortadas, seus ativos vendidos na bacia das almas e seus
canteiros de obras abandonados. E o seu sepultamento está marcado para algum
momento de 2017. Será sacrificada no altar da estúpida manipulação midiática de
factoides econômicos, com atitudes desastrosas como a antecipação suicida pelo
BNDES – em plena recessão – do pagamento de R$ 100 bilhões ao Tesouro. Um
dinheiro que poderia ser imediatamente aplicado em infraestrutura, vai em troca
de uma insignificante, irrelevante, pouco mais que simbólica redução de 1% na
dívida pública, quando, sem fazer alarde, os dois últimos governos reduziram a
Dívida Nacional Bruta de 80% em 2002 para 67% em 2015, e a Dívida Líquida de
60% para 35% no mesmo período, pagando US$ 40 bilhões devidos ao FMI, e
economizando mais de US$ 370 bilhões em reservas internacionais nos anos seguintes.
A engenharia brasileira está será sepultada, ou cremada, porque não pode mais
sobreviver, a longo prazo, em um país que aceitou aumentar os gastos públicos
apenas pelo índice de inflação do ano anterior, durante os próximos 20 anos,
engessando estrategicamente o seu desenvolvimento, com uma imbecil e limitante
camisa de força, enquanto outros países e regiões, como os Estados Unidos e a
Europa, muito mais endividados – e desenvolvidos – do que nós, continuarão a se
endividar, a se desenvolver e a se armar cada vez mais, já que seu discurso
neoliberal e ortodoxo só serve para enganar e controlar trouxas de terceira
categoria como os nossos, e quase nunca é aplicado no caso deles mesmos. Esse
hipócrita discurso para trouxas não é apenas econômico, mas também jurídico. E
nesse caso, gera ganhos reais, que vão além da eliminação ou diminuição da
concorrência de potenciais competidores em campos como o da engenharia. Da
estratégia geopolítica das nações mais poderosas do mundo, não faz parte apenas
fortalecer permanentemente a sua própria engenharia e suas maiores empresas,
mas, também, sabotar as empresas e a engenharia de outros países, usando
desculpas de diferentes matizes, que são repetidas e multiplicadas pela mídia
sabuja e babosa desses mesmos lugares. Não é outra coisa o que os Estados
Unidos fazem por meio de órgãos como o Departamento de Justiça e de iniciativas
como o próprio Foreign Corrupt Practices Act, sob o manto do
combate à corrupção e da proteção da concorrência. Leniente com suas próprias
companhias, que não pagam mais do que algumas dezenas de milhões de dólares em
multa, os Estados Unidos costumam ser muito mais duros com as empresas
estrangeiras. Tanto é que da lista de maiores punições de empresas pelo
Departamento de Justiça dos Estados Unidos por corrupção em terceiros países –
incluídos alguns como Rússia, que os Estados Unidos não querem que avancem com
apoio de grupos europeus como a Siemens – não consta nenhuma grande empresa
norte-americana de caráter estratégico. A Lockheed Martin e a Halliburton, por
exemplo, pagaram apenas uma fração do que está sendo imposto como punição,
agora, à Odebrecht brasileira, responsável pela construção do nosso submarino
atômico e do míssil ar-ar da Aeronáutica, entre outros projetos, que deverá desembolsar,
junto com a sua subsidiária Braskem, uma multa de mais de R$ 7 bilhões, a mais
alta já estabelecida pelo órgão regulador norte-americano contra uma empresa
norte-americana ou estrangeira.
A
frase: “Se você for fazer alguma coisa
esperando reconhecimento, não faça porque não terá. Mas um dia lhe farão
justiça”. Mauro Sampaio ex-Prefeito e Juazeiro.
Camilo
fala (Nota da foto)
O grande
problema não apenas do Governo do Estado do Ceará, mas dos demais estados
brasileiros – e também do Governo da União – é o déficit da Previdência
Social. Aqui no Ceará, esse déficit, neste ano de 2016, fechará em R$ 1,5
bilhão. Na semana passada, a Assembleia Legislativa,aprovou aumento de 11% para 14% a contribuição dos
servidores estaduais cearenses, esse déficit será reduzido. Mas não zera.
Morte no
empresariado
Morreu na
terça-feira, 27/12, em Fortaleza, o empresário Antonio Palácio de Queiroz,
fundador da Ceará Motor, uma das mais antigas revendas de veículos Volkswagen
de Fortaleza. Palácio nasceu em Iguatu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário