domingo, 31 de julho de 2016

Sou apaixonado pelo singelo de Volpi

Ô Zé Guedes, obrigado pela parte que me toca em trazer Volpi pro Ceará.

Com todo respeito : Eu si abro!!!

A cela de luxo de um brasileiro preso no Paraguai

Jarvis Chimenes Pavão, conhecido barão da droga, está detido por branqueamento de capitais. Cela até tinha ar condicionado
Parece um pequeno apartamento de luxo, mas afinal era a cela de Jarvis Chimenes Pavão, um brasileiro a cumprir pena no Paraguai por branqueamento de capitais.
Pavão, que segundo a BBC é um conhecido barão da droga na América Latina, deveria cumprir pena no Paraguai até ao próximo ano, sendo depois extraditado para o Brasil. Agora, foi transferido para outra prisão, depois de as suas instalações de luxo na cadeia de Tacumbu, próxima da capital paraguaia, Assunção, terem vindo a público.
Uma investigação está a decorrer para tentar apurar como Pavão conseguiu montar a cela VIP. Segundo a AFP, os reclusos da prisão que quisessem ficar nas suas instalações tinham de pagar uma taxa de cinco mil dólares, cerca de 4500 euros, e uma renda semanal de 600 dólares - cerca de 540 euros.
A cela tinha ar condicionado, mobiliário moderno e confortável, uma casa de banho privativa, estantes com livros e DVDs.
A advogada Pavão, Laura Acasuso, garante que altos dirigentes da Justiça paraguaia e vários diretores de estabelecimentos prisionais tinham conhecimento dos privilégios a que o traficante tinha acesso. Na sequência do escândalo, a ministra da Justiça paraguaia demitiu-se e a sucessora já garantiu que a cela vai ser destruída.
Segundo a advogada, Pavão terá contribuído para a modernização da cadeia, tendo até renovado a biblioteca e aumentado os ordenados dos funcionários da cozinha. "Ele era um dos homens mais amados desta prisão", disse um dos reclusos, Antonio Gonzalez, à AFP. Um outro prisioneiro, sob anonimato, confessou mesmo que não sabe o que será da cadeia sem Pavão.

Briga feia no Icó

PREFEITO DE ICÓ NÃO RECEBE SINDICATOS DOS SERVIDORES E NEM DOS PROFESSORES.



O prefeito Jaime Júnior(PDT), foi o último gestor da região do Vale do Salgado e do Centro-Sul do Estado do Ceará, a anunciar a categoria de servidores públicos municipais do município de Icó, “o reajuste do piso salarial” dos professores de 2016 que trabalham em escolas públicas.

Segundo os presidentes dos sindicatos dos servidores públicos e dos professores do município – Diana Araújo e Ednaldo Figueiredo -, o prefeito Jaime Júnior “não é homem de diálogo e nem cumpre os compromissos assumidos em praça pública com os servidores”.   

“O prefeito não recebe a categoria para discutir, além de falar nos meios de comunicação uma coisa, e não prática fazer outra totalmente diferente”, reclamou Diana Araújo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos.

O Sindicato dos Professores de Icó, cansados de esperar pelo pagamento atrasados dos retroativos dos meses de janeiro e fevereiro do ano em curso, quanto ao PISO SALARIAL que o prefeito não queria reajustar de acordo com a lei do Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, espalhou faixas em vários logradouros públicos do município, reclamando o atraso do município para com a categoria.

Sem especificar o endereço e seu destinatário, Diana Araújo postou em sua página pessoal nas redes sociais: 

- "Você mente de verdade e eu acredito de Mentira".

DEM é RC16 desde criancinha

DEM fecha com Roberto Cláudio

Moroni Torgan garantiu apoio do DEM a RC16, mas praticamente descartou ser vice

Em evento que formalizou o apoio do PPS à pré-candidatura do prefeito Roberto Cláudio (PDT), na manhã de sábado, o deputado federal Moroni Torgan (DEM) garantiu que seu partido deverá compor a aliança com o PDT para o pleito municipal.

“Eu sentia, porque conheço (Moroni) muito bem, que ele estaria conosco. Não ia ser qualquer fofoca que poderia nos distanciar”, disse RC a dezenas de pré-candidatos a vereador que acompanhavam a convenção partidária.

Candidato por quatro oportunidades à Prefeitura de Fortaleza, Moroni afirmou que não será candidato em 2016 por RC estar realizando “um grande trabalho na administração da Capital”.

Segundo o parlamentar, não há discussão interna sobre a possibilidade dele compor a chapa como vice do prefeito.

“Decidimos ontem (sexta) na reunião do partido apoiar o prefeito. O mais interessante é que foi uma decisão por unanimidade. Já temos um prefeito que trabalha pela população de Fortaleza e por isso vamos apoiar”, disse o deputado.

No evento do PPS, filiados pediram que o presidente estadual - Alexandre Pereira - fosse escolhido o vice do pedetista. Ao O POVO, no entanto, o prefeito disse que continuará conversando com partidos aliados para definir a complementação da chapa até o dia 4 de agosto.

“O PPS é base aliada do prefeito desde 2012. O prefeito está fazendo uma excelente administração”, disse Alexandre justificando o apoio.


Já Roberto Cláudio, afirmou que a legenda vem “dando contribuição com quadros qualificados, além da contribuição política de um partido que vem forte nessas eleições”.

Com OP.

Um bom 1 a 1 no Paraná

Série B. Ceará empata com o Paraná e segue vice-líder

Mesmo não vencendo, Alvinegro teve boa atuação como visitante e conseguiu cumprir a meta de conquistar quatro pontos no total de dois jogos seguidos fora de casa
AddThis Sharing Buttons

Gaudêncio vice de novo é desrespeito ao quadro

Na calada da noite...
Diz que os partidos que por não terem quadros, como PSDB e PMDB para a disputa da prefeitura de Fortaleza e vão apoiar a candidatura do PR, assim como o Solidariedade, indicariam outra vez o correto Gaudencio Lucena para vice, representando o PMDB. Gaudêncio Lucena seria quadro pra disputar a Prefeitura, não viver de cabide em cabide como vice indicado pela fragilidade do partido dele. Na opinião de políticos e observadores da cena, Gaudêncio disputaria a prefeitura de Fortaleza com muito mais representatividade do que o segmento que o partido dele apoia.

Domingão político


Dois dos candidatos à prefeitura de Fortaleza já realizaram suas convenções, mas a maior concentração de homologações acontecerá neste domingo, 31. O operário Francisco Gonzaga, do PSTU, oficializou sua candidatura à Prefeitura da Capital, no último dia 22 de julho. Nesse sábado, 30, foi a vez do deputado federal Ronaldo Martins lançar seu nome pelo PRB.
Pelo menos quatro outros concorrentes do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT), estarão oficializando candidaturas no último dia de julho.
É o caso do deputado estadual Heitor Férrer (PSB), que neste domingo homologa seu nome ao lado do advogado Dimas Oliveira, da Rede Sustentabilidade, como vice. O evento contará com a presença de Marina Silva, que fará a abertura às 9h, e do presidente do PSB Ceará, deputado federal Danilo Forte. A convenção acontecerá a partir das 08h, no Ginásio da Faculdade Ari de Sá.
Outro que escolheu o domingo foi o deputado Capitão Wagner (PR). Com o apoio de grandes nomes como o senador Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira, o até agora pré-candidato estará sendo apresentado oficialmente como o escolhido do PR, PMDB, PSDB e Solidariedade, na convenção que acontece a partir das 8 horas no ginásio do Colégio Farias Brito, avenida Júlio Abreu, continuação da avenida Dom Luís, nº 284. Ainda há a expectativa quanto ao nome do seu vice, uma vez que a possibilidade de ter o atual vice de Roberto Cláudio, Gaudêncio Lucena não teria agradado a todas as alas do PR e nem ao próprio Gaudêncio, como havia antecipado o site Ceará Agora em matérias recentes.
Gaudêncio está desconfortável e ser vice do Capitão não o entusiasma
Indicação de Gaudêncio gera desconforto na aliança PR-PMDB
Outro deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Fortaleza é Tin Gomes. O PHS estará oficializando sua candidatura durante a convenção do partido, que acontecerá no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, a partir das 10 horas. Concorrerá no posto de vice-prefeito, ao lado de Tin, Nilton Araújo, presidente do PTdoB. Desta forma a coligação terá, além do PHS, o PMN, PRP e PTdoB.
Fechando as convenções deste domingo, o PSOL lança João Alfredo como candidato a prefeito e Raquel Lima, do PCB, como sua vice. O encontro de oficialização está marcado para iniciar às 9h, na sede do partido, na Avenida do Imperador, Centro, e deve contar com a presença do deputado federal Chico Alencar e do presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo.
As duas últimas convenções estão agendadas para o decorrer da semana. A princípio, a homologação da candidatura de Luizianne Lins também seria no domingo, mas por questão de agenda do ex-presidente Lula, que deve estar presente no evento, o Partido dos Trabalhadores optou por adiar e remarcou para segunda-feira (1º).
Por fim, o candidato à reeleição, Roberto Cláudio fará sua convenção na quinta-feira, dia 04, no ginásio da Faculdade Ari de Sá, a partir das 17 horas. Roberto tem ao seu lado os irmãos Cid e Ciro Gomes. Também caminham com ele, os partidos: PPS, DEM, PP, PSL, PSC, PSDC, PTN, PRTB, PCdoB, PROS, PTB, PTC, PPL, PEN e PV. A expectativa fica por conta da escolha do seu vice. Especula-se que o nome a ser apresentado até a convenção será do presidente estadual do DEM, deputado federal Moroni Torgan.
Com cearaagora.com

Estado ajuda no aleitamente materno



foto onélia abrigo tia júlia
A primeira-dama estadual Onélia Leite abrirá, na próxima terça-feira, o Seminário Estadual de Aleitamento Materno. O ato está marcado para as 8 horas, no Centro de Eventos, reunirá agentes da área da saúde e reforçará a necessidade de se apostar no aleitamento materno, ação básica e fundamental na luta contra a mortalidade infantil.
Entre os assuntos abordados estão: a política nacional de aleitamento materno como componente chave do desenvolvimento sustentável, palestra da coordenadora das ações de aleitamento materno da Coordenação Geral de Saúde da Criança, Fernanda Ramos Monteiro; e os compromissos da rede de banco de leite humano com a saúde global no âmbito da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, ministrada pelo coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), João Aprígio Guerra de Almeida.
Na ocasião, o médico Paulo Bonilha e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) serão homenageados pela atuação em prol da infância e do aleitamento materno. Paulo Bonilha será agraciado pelo trabalho que realiza em prol da saúde da criança como pediatra e sanitarista e também quando exerceu a função de coordenador geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. O Unicef receberá a homenagem pelo relevante trabalho, reconhecido mundialmente, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância.

Um ganhador na Mega Sena

Resultado Concurso 1842 (30/07/2016)

Sorteio realizado no Caminhão da Sorte em ANÁPOLIS, GO
  • 16  18  22  24  34  43

Bom dia


Candidatura de Heitor Férrer será homologada neste domingo (31)

O PSB Fortaleza realiza, neste domingo (31), a partir das 08h, no Ginásio da Faculdade Ari de Sá, a convenção municipal que irá homologar o nome do deputado estadual e presidente municipal da legenda Heitor Férrer à Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião, serão homologadas também a candidatura de Dimas Oliveira, da Rede Sustentabilidade, como vice de Heitor, e dos vereadores que comporão a chapa PSB-Rede.

O evento contará com a presença de Marina Silva, que fará a abertura da convenção às 9h, e do presidente do PSB Ceará, deputado federal Danilo Forte. Representantes de segmentos sociais também irão compor a mesa. A coligação espera a presença de seus filiados, amigos e da população em geral.  


Sobre os candidatos

Heitor Férrer (Partido Socialista Brasileiro - PSB)

Deputado estadual em quarto mandato consecutivo, Heitor Férrer é médico formado pela UFC, e presidente do PSB Fortaleza, partido ao qual se filiou em 2015. Elegeu-se vereador de Fortaleza em 1988, tendo sido reeleito por mais três mandatos. É candidato pela terceira vez à prefeitura da Capital. Em 2012, ficou em 3º lugar em 2012 com 262.365 votos (20.97%).

Dimas Oliveira (Rede Sustentabilidade)

Advogado e empresário do setor de Tecnologia, Dimas Oliveira é presidente estadual da Rede Sustentabilidade no Ceará e membro da executiva nacional como coordenador de Relações Internacionais. Foi presidente do DCE da Universidade Federal do Ceará no ano de 1987 e vice-presidente da UNE em 1988.

Serviço

Convenção do PSB e Rede Sustentabilidade
Domingo, 31/07, a partir das 08h
Local: Ginásio da Faculdade Ari de Sá - Avenida Heráclito Graça 826 -Centro

sábado, 30 de julho de 2016

Candidato no Crato

Alberto Esmeraldo espera apoio do PSDC

Na reta final da pré-campanha e chegando nas convenções partidárias o pré-candidato do PT do B, Valberto Esmeraldo, em Crato, faz sua convenção neste sábado ,dia 30, na Associação Comercial do Crato.

Valberto agora articula dois partidos para  apoiar sua empreiitada.

E um deles é exatamente o PSDC de Ely Aguiar.

Valberto acredita que o discurso de Ely de renovação deve ser mais amplo do que o normal, e aí ele teria uma chance de contar com apoio do PSDC.

O substituto de Panico

Missa marca aniversário natalício de Dom Gilberto Pastana

 

Para comemorar o aniversário natalício de Dom Gilberto Pastana, bispo coadjutor de Dom Fernando Panico, uma Santa Missa em ação de graças foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 29, na Capela do Palácio Episcopal, em Crato. Estiveram presentes à cerimônia padres, funcionários e colaboradores da Cúria Diocesana, além de membros de pastorais e movimentos da Diocese de Crato.
Nascido em Boim, Pará, a vida desse pastor se resume em uma única missão: fazer com que o Reino de Deus venha às pessoas. “A data de ordenação presbiteral tomou proporções diferenciadas na minha vida. Hoje eu celebro o dom da vida, o dom da existência, agradecendo a Deus pelos meus pais que me puseram no mundo, mas a data da ordenação sacerdotal marca uma nova existência, uma nova vida, pela consagração à missão e a resposta ao chamado de Deus”, considerou Dom Gilberto recordando o aniversário de ordenação sacerdotal que foi celebrado na última quarta- feira, 27 de julho.
Refletindo sobre o Evangelho de João (11, 19-27), a homilia partiu do episódio em que Marta (cuja memória é celebrada neste dia pela Igreja) vai até Jesus pedir para que Ele ressuscite o irmão Lázaro. Esta cena, disse o coadjutor, coloca à nossa frente duas dimensões que devem guiar a nossa vida cristã: a contemplação e a ação. “Santa Marta soube ‘sintonizar’ estas dimensões em sua vida. Em outra passagem, ela fica em casa, nos afazeres domésticos. Mas, hoje, ela vai ao encontro do Senhor, para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer. E, neste diálogo com o Senhor, ela se fortifica, reconhecendo que Lázaro vive. Porque ela tem fé, Lázaro vive. Nós também devemos aprender com Marta a viver a vida de forma ativa (corporal) e contemplativa (espiritual)”, acrescentou.
Após a comunhão, durante a ação de graças, o bispo ouviu, atento e emocionado, a canção “Senhora minha”, na afinada e suave voz de uma das cantoras do Ministério de Música da Comunidade Católica Shalom, que animou a cerimônia.
Ao final da celebração, o ecônomo da Diocese, Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, agradeceu a presença de Dom Gilberto, fazendo memória aos seus familiares e amigos que, embora distantes, permanecem em sintonia, festejando o natalício. Em seguida, um café da manhã foi servido em comemoração ao aniversário de Dom Gilberto e dos aniversariantes do mês de julho da cúria diocesana.
Dom Gilberto Pastana foi nomeado bispo coadjutor de Dom Fernando Panico em 18 de maio, pelo Papa Francisco. A Missa solene de apresentação canônica aconteceu na manhã do domingo, 17 de julho, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

O dia nasce em Fortaleza


Da janela do meu tugurio...

Pouso desarrumado quebra helicóptero no Rio


Helicóptero cai no Rio; ocupantes não se feriram

Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) caiu no heliponto do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira, 29.
De acordo com a PRF, a aeronave modelo Bell 407, tentou um pouso forçado após a perda de controle pelo piloto. Os três ocupantes da aeronave, todos policiais rodoviários federais, não se feriram.
Eles estão em observação médica. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apura as circunstâncias do acidente.

Tasso, o Lindo, dono da tucanagem falou...

O Bonitão pregou na testa do Cariri...
- É Samuel Araripe, meu candidato, o candidato ,do PSDB a Prefeito aqui no Crato. No Juazeiro do Norte o candidato do PSDB é Normando.
 

Pelo visto vai ter reação e um forte esquema anti-tucano na terra de Meu Padim.

As campanhas serão paradas a cada 3 dias pra apuração dos caixas. Ou não?

TSE – Gastos de campanha devem ser informados a cada 72 horas

Os candidatos e partidos devem ficar atento a uma novidade trazida pela Reforma Eleitoral 2015 no pleito deste ano. Agora, as doações recebidas e os gastos de campanhas, que constam na prestação de contas, devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente. A
Até as eleições de 2014, a JE era informada sobre o financiamento de campanha em três oportunidades: na primeira parcial de campanha, na segunda e na prestação de contas finais. “A Justiça Eleitoral, durante o curso da campanha, receberá informações sobre o financiamento que serão publicadas em tempo real no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Isso irá permitir que a sociedade organizada, órgãos de fiscalização e os próprios candidatos possam conhecer e fiscalizar as campanhas dos que estão concorrendo nas eleições”, explicou Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Prestação de Contas e Exames Partidários do TSE.
Como forma de agregar ainda mais transparência ao processo eleitoral, a divulgação dos dados de registro de candidatura e de financiamento de campanha foi centralizada.
SERVIÇO
*As informações podem ser consultadas no sistema DivulgaCandContas, disponível no portal do TSE.

Interino é interino


Temer assina projeto com reajuste de 37% e evita greve dos delegados federais

temeri
“Pressionado pelos delegados da Polícia Federal, o presidente interino Michel Temer assinou na noite de ontem (28) projeto de lei que prevê reajuste de 37% para essa categoria. O texto será enviado para aprovação do Congresso Nacional e contempla todas as carreiras da PF.
O objetivo foi evitar paralisação dos delegados da PF às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O diretor-geral da PF, Leandro Daiello, informou na quarta-feira (27) ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que a categoria já havia aprovado indicativo de greve.
Segundo a categoria, o PL recompõe perdas inflacionárias retroativas a 2012. Caso o projeto seja aprovado, os reajustes serão feitos em parcelas, entre 2017 e 2019. Hoje, o salário inicial de um delegado da PF é de cerca de R$ 14 mil.
Diante da assinatura, a Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF) cancelou as mobilizações que estavam marcadas para esta sexta-feira em todas as superintendências regionais da PF. Estavam previstas também manifestações nos aeroportos para o fim de semana. Uma paralisação nacional seria votada em assembleia na próxima terça-feira (2).”
(Agência Brasil)

Opinião

Reflexão social
 
A questão social poderia ser analisada sob dois aspectos complementares. Na forma tradicional, caracterizada pela realização de investimentos e dispêndios nas atividades sociais básicas (educação, saúde, habitação, alimentação, etc), e na forma comportamental, representada por manifestações de caráter coletivo ou individual, tendo por orientação princípios filosóficos, religiosos, éticos, dentre outros. Acreditamos, inclusive, que os investimentos e gastos sociais só evidenciarão eficácia permanente e estratégica desde que ocorram modificações no comportamento dos governos (aspecto coletivo) e das pessoas (aspecto individual). É fundamental estimular o debate e tentar mostrar a importância do capital social comportamental .Ademais, não só por palavras, mas também mediante atitudes simbólicas podemos externar bom comportamento. Não basta apenas realizar investimentos ou gastos na área social, mas precisamos de paz, justiça e liberdade, do ponto de vista coletivo, bem como do trinômio, amor, solidariedade e humildade na conduta individual. Com relação ao aspecto coletivo ou governamental, não é conveniente a busca do poder pelo poder. Orientações maquiavélicas, por sua vez, não conduzem um povo a uma situação de tranquilidade política, ordenamento jurídico e crescimento com distribuição de renda. O poder deve ser conquistado democraticamente. Sob o ângulo individual, o trinômio mencionado somente será alcançado na medida em que as pessoas possam ampliar, cada vez mais, os sentimentos espirituais e não apenas os ligados aos valores materiais. A existência humana não significa somente viver, porém procurar razões para viver com dignidade.
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC
Ex Governador do Ceará e meu amigo.

Transito no Cambeba

PREFEITURA DE FORTALEZA ENTREGA NOVA AVENIDA CRISANTO MOREIRA DA ROCHA
           A Prefeitura de Fortaleza libera, neste sábado (30/07), a partir das 9h, a nova Avenida Crisanto Moreira da Rocha, no Bairro Cambeba. A via foi alargada e completamente requalificada em toda a sua extensão, tornando-se uma ampla avenida com duas faixas em cada sentido, dotada de novas calçadas, ciclofaixas junto ao canteiro central e arborização com o plantio de mais de 400 árvores de diversas espécies nativas.
Com investimento de R$ 3,9 milhões, a obra possibilitou a ligação das Avenidas Oliveira Paiva e Ministro José Américo, nos bairros Cidade dos Funcionários e Cambeba. A nova via irá contribuir ainda na melhoria do fluxo na Avenida Washington Soares, a mais movimentada de Fortaleza, por onde trafegam 90 mil veículos por dia.
A obra também contou com a implantação de 176 metros de sistema de drenagem, com a construção de 23 bocas de lobo, bueiros, padronização de calçadas, nova iluminação, sinalização e 17.850,00 m² de nova pavimentação asfáltica.
AVENIDA MIGUEL DIAS
Outra obra que está em andamento nas proximidades e que também vai servir de alternativa ao tráfego da Avenida Washington Soares é o prolongamento da Avenida Cel. Miguel Dias até a Avenida Pinto Bandeira.
A obra, que acontece entre a Avenida Almirante Maximiliano da Fonseca e a Rua Nelson Studart, prevê o alargamento e extensão da Miguel Dias através de um novo trecho que será dotado de pista dupla com duas faixas de cada lado, drenagem, ciclofaixa junto ao canteiro central e novo asfalto. Com prazo de conclusão para setembro deste ano, o projeto prevê ainda a implantação de 5.216m² de nova pavimentação asfáltica, paisagismo, padronização de calçadas e nova iluminação.

Serviço:
Liberação de tráfego com alargamento da Avenida Crisanto Moreira da Rocha
Local: Av. Crisanto Moreira da Rocha, por trás do condomínio Gran Park
Horário: 9h
Data: 30 de julho (sábado)

Bom dia

Adapte-se onde se lhe bem aprouver...

ERRO CRASSO – Licínio Crasso foi membro do primeiro triunvirato romano, juntamente com Pompeu e Júlio César. Era um político medíocre, ambicioso e interesseiro. Tomou a ofensiva na Síria contra os Partos, mas foi derrotado por um erro grosseiro de estratégia militar, que lhe custou a vida. Confiante na superioridade numérica de seu exército, e disposto a estraçalhar logo o inimigo, decidiu ganhar tempo cortando caminho por um vale estreito. Os sírios então fecharam as duas únicas saídas e o exército romano foi massacrado, incluindo ele próprio. Foi a decisão mais estúpida da história militar. Daí o significado da expressão.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Por falar em segurança...

Siconv-CE possibilita agilidade e segurança na transferência de recursos por meio de convênios com o Estado
 Somente em 2015, o total de transferências realizadas dentro da plataforma ultrapassou os R$ 39 milhões

O Sistema Corporativo de Controle de Convênios e Congêneres do Estado, o SICONV-CE, foi desenvolvido no âmbito do Controle Interno Preventivo para oferecer suporte aos órgãos e entidades do Poder Executivo na execução de suas parceiras que envolvam transferências de recursos financeiros por meio de convênios e congêneres. Sob supervisão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), somente em 2015, o total de transferências realizadas dentro da plataforma ultrapassou os R$ 39 milhões. Ao todo, foram realizadas 4.832 transferências bancárias de 419 parceiros.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, o alto volume de transferências registrado é resultado do acompanhamento e monitoramento diário do serviço pela equipe de infraestrutura tecnológica e apoio técnico do órgão. "A CGE tem muito a comemorar esses números graças à estabilidade do sistema. Temos índices mensais de disponibilidade acima dos 99%, que garantem o equilíbrio no ambiente virtual, tornando os processos mais ágeis e seguros no lançamento de dados no sistema". destaca o secretário.

Melhorias

O sistema, que já abrigava as etapas de "Cadastramento de Parceiro", "Seleção e Aprovação de Plano de Trabalho" e "Execução da Parceria", a partir do segundo semestre de 2015, passou a contar também com os módulos de "Acompanhamento e Fiscalização" e "Prestação de Contas". No início de 2016, foram implantados os módulos de "Aditivo e Apostilamento".

Como aprimoramento do sistema, foi desenvolvida a funcionalidade de geração de relatórios gerenciais e ainda foi realizada a integração com o Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios (SACC) e o Portal da Transparência, além de efetuada melhorias na performance dentro da plataforma, possibilitando ao usuário estabilidade no cadastramento de dados e no envio de arquivos.

No rol de melhorias previstas para o SICONV-CE, destacam-se a validação de dados de conta bancária, o cadastro de conta convênio, a implantação do módulo de Celebração, e a integração com o SIAP e S2GPR.

Em São Paulo...

Fórum Brasileiro de Segurança Pública defende a aprovação da Lei de Acesso à Informação na Segurança Pública
 

Aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal o PL 4894/16 é um marco na defesa da transparência

São Paulo, 29 de julho de 2016 – A Lei de Acesso à Informação na Segurança Pública, aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão de segurança pública no País. Essa é a avaliação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). “O Fórum vem trabalhando há uma década para tornar mais transparente os números de segurança pública no Brasil. Essa Lei, se aprovada, irá possibilitar consolidar e difundir o conhecimento produzido sobre o tema no Brasil e incentivar a avaliação como prática de gestão e formulação de estratégias no setor”, ressalta o vice-presidente do Conselho de Administração da entidade, Renato Sérgio de Lima.
De autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o PL 4894/16 estabelece diversos procedimentos a serem observados pelos órgãos de segurança da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. A proposta determina que todos os órgãos de Segurança Pública devem criar um banco de dados abrangente sobre ocorrências e estatísticas do setor que deverá ser divulgado em forma de relatório aberto à sociedade. “Esse é um passo adiante, um aperfeiçoamento natural da Sinesp, na medida em que propiciaria mais transparência e divulgação dos dados de segurança”, avalia Lima.
O banco de dados, definido no PL, deve ser atualizado anualmente e notificará informações ainda pouco disseminadas, como a letalidade e vitimização policial. Pelo Projeto de Lei tais dados deverão ser acompanhados pelo resumo dos principais dados sobre número de ocorrências registradas envolvendo mortes decorrentes de intervenção policial, dos laudos periciais, dos inquéritos abertos, e das recomendações sobre qualificações nos processos de treinamento para reduzir a letalidade policial. Já a segurança dos policiais também seria reforçada já que o PL prevê a utilização dos laudos periciais e demais documentos associados a essas ocorrências para a formulação de processos de treinamento capazes de reduzir o número de mortes entre os agentes de segurança.
.
O FBSP manifesta sua expectativa pela aprovação do PL, por estar, na essência, em linha com as bandeiras defendidas pela entidade, em prol da qualificação e de melhorias na gestão da segurança pública do País.

Sobre o FBSP
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi constituído em março de 2006 como uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País. O foco do FBSP é o aprimoramento técnico da atividade policial e da gestão de segurança pública. Por isso, avalia o planejamento e as políticas para o setor; a gestão da informação; os sistemas de comunicação e tecnologia; as práticas e procedimentos de ação; as políticas locais de prevenção; e os meios de controle interno e externo, dentre outras; sempre adotando como princípio o respeito à democracia, à legalidade e aos direitos humanos. O FBSP faz uma aposta radical na transparência enquanto ferramenta de prestação de contas e de modernização da segurança pública.

Coração Azul

MPF/CE participa de campanha contra o tráfico de pessoas
Sede do órgão em Fortaleza está iluminado na cor azul com intuito de mobilizar opinião pública para o tema

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) participa da campanha “Coração Azul”, que tem em 30 de julho o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A fachada da sede do órgão, na capital, Fortaleza, está iluminada na cor azul. O objetivo é mobilizar a opinião pública contra o tráfico de pessoas e mostrar solidariedade a milhões de vítimas do tráfico de seres humanos no planeta.

A Campanha “Coração Azul” é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC-ONU) e dentre as ações da campanha está a iluminação de prédios públicos na cor azul em todo o mundo. O coração azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam para quase um milhão de pessoas traficadas no mundo anualmente, com a finalidade de exploração sexual. No Brasil, entre 2005 e 2011, foram reportados 547 casos à Polícia Federal, mas como é um crime silencioso, há dificuldade de quantificar o número de mulheres traficadas no país. No planeta, o tráfico de pessoas chega a movimentar 32 bilhões de dólares por ano.

Guia auxilia enfrentamento ao tráfico

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) lançou em maio o “Guia de Referência para o MPF sobre Migração e Tráfico Internacional de Pessoas”. A publicação reúne conceitos fundamentais, marcos legais, políticas públicas e estruturas para enfrentamento ao problema e tem como objetivo auxiliar a atuação de membros do Ministério Público Federal na temática. A obra foi elaborada pela procuradora dos Direitos do Cidadão no Ceará, Nilce Cunha – representante da PFDC na Rede sobre Migração e Trafico de Pessoas, da Federação Ibero-Americana de Ombudsman (FIO).

União por Juazeiro empurrada pra segunda feira.

Base de Camilo Santana adia definição para construir unidade em Juazeiro do Norte
Reunião promovida hoje (29) entre as lideranças da base do governador Camilo Santana para definir a candidatura à prefeito de Juazeiro do Norte acaba sem definição. A disputa está entre Gilmar Bender (PDT), Dr. Santana (PT), Arnon Bezerra (PTB) e Giovane Sampaio (PSD).
Segundo o deputado federal e presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo, persiste a necessidade de unidade entre as forças que integram o governo. 
Ao avaliar o cenário, o parlamentar foi enfático: "As conversas avançam e o PDT ratifica a pré-candidatura do empresário Gilmar Bender a prefeito, que será confirmada no próximo dia 3", concluiu.
Também estiveram presentes o ex-governador Cid Gomes, os deputados federais José Guimarães, Arnon Bezerra e Domingos Neto, além do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Filho.
Na próxima segunda-feira (1/8) ocorrerá novo encontro no Palácio da Abolição.

PIS/PASEP

PIS/PASEP

Abono Salarial de 2015 já está disponível para saque

O recurso ficará à disposição do trabalhador de 28 de julho de 2016 até 30 de junho de 2017

Desta quinta-feira (28), começou a ser pago o abono salarial do ano-base 2015. De acordo com o calendário, quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício neste ano (2016) e os nascidos entre janeiro e junho, recebem no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.

A estimativa é que sejam destinados R$ 14,8 bilhões, para 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito a receber o pagamento do PIS 2016/2017. Para retirar o abono, os trabalhadores devem procurar as agências da Caixa (PIS) e do Banco do Brasil (Pasep).

Para esse novo calendário, também estão valendo as novas regras de pagamento definidas pela Lei 13.134, de 16 de junho de 2015. A principal mudança está no cálculo do valor do abono, que será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral. 

Mas as regras que definem quem tem direito ao abono salarial permanecem as mesmas. Podem receber o pagamento quem está inscrito no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos; tenha trabalhado pelo menos 15 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Confira no link o calendário do Abono Salarial 2016/2017: goo.gl/xDPFY8

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL | EXERCÍCIO 2016/2017
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL – PIS

NAS AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
http://www.mtps.gov.br/images/tabela1.jpg

I – O crédito em conta para correntistas da CAIXA será efetuado a partir de julho/2016 conforme tabelas abaixo:
CRÉDITO EM CONTA PARA CORRENTISTAS DA CAIXA
http://www.mtps.gov.br/images/tabela2.jpg

II – Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 4º, desta Resolução) no período de 03.11.2016 a 30.06.2017.
CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL | EXERCÍCIO 2016/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO – PASEP

NAS AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL S.A.
http://www.mtps.gov.br/images/tabela3.jpg

I – O crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do terceiro dia útil anterior ao início de cada período de pagamento, conforme cronograma estabelecido neste anexo.
II – Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 4º, desta Resolução) no período de 03.11.2016 a 30.06.2017.

Índice Firjan

Fortaleza é destaque entre os Municípios com melhor desempenho no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2016
Fortaleza é a quinta capital com melhor situação fiscal no País. A informação faz parte do ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal 2016 (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (28/07) pelo Sistema Firjan.  O órgão representa todas as indústrias do estado do Rio de Janeiro, que conta com cinco organizações (Sese, Senai, IEL, Firjan e CIRJ) e atua em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador.

De acordo com o levantamento, a capital cearense, que registrou aumento de arrecadação própria, fica atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e Boa Vista (RR). A pesquisa completa pode ser acessada no linkhttp://publicacoes.firjan.org.br/ifgf/2016/

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o País: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com base nesses dados oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2016 – ano de referência 2015 - avaliou a situação fiscal de 4.688 municípios, onde vivem 180.124.602 pessoas, ou seja, 89,4% da população brasileira.

Leitura do IFGF
Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos.

Uma via de meio bilhão não é nada diante do petrolão

Aprovada pela Comissão do Orçamento da Câmara dos Deputados a emenda que inclui na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, adotação de CR$ 510 milhões para a execução do projeto de construção do Arco Metropolitano, a primeira autoestrada do Ceará que ligará a BR-116, em Pacaus, até o Porto do Pecém.
Essa autoestrada, que não terá qualquer cruzamento, mas um conjunto de viadutos para cruzar as rodovias federais e estaduais ao longo do seu caminho,  terá 100 quilômetros de extensão.
O projeto executivo do Arco Metropolitano está pronto há um ano e foi elaborado pelo governo do Ceará.
  Vamosesperar pela aprovação do Orçamento da União para 2017.

Deu no eliomar e no Elioamr eu acredito

foto jericoacoara parque nacional
Da Coluna do Eliomar
O governador Camilo Santana (PT) quer mesmo assumir a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara. Ontem, em Brasília, o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, e o chefe de gabinete do Abolição, Élcio Batista, iniciaram nova rodada de negociações com a cúpula do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria do Patrimônio da União.
Os dois apresentaram um plano de urbanização do parque, que consiste, por exemplo, na instalação de cercas de proteção, implantação de estacionamento, áreas de lazer e outros equipamentos que poderiam assegurar exploração do local sem prejuízo para a natureza.
O Governo quer o parque como principal atrativo em seu pacote de investimentos numa região que já conta com aeroporto. Essas reuniões devem continuar ainda ao longo do próximo semestre.

Penso eu - Como é mesmo? Cercar? Cobrar estacionamento? Áreas de lazer? Outro Beach Park?  Felizmente fui o primeiro repórter de televisão a fazer reportagem sobre Jeriquaquara e a ouvir e gravar a história do lugar contada em versos feitos pelo poeta , analfabeto, Joaquim Canuto Pedro que, se estivesse vivo, estaria chorando com o começo do fim da praia dele..

Papa cai, mas levanta lligeiro bala.


Caiu mas não largou o turibulo  - O batente era pegadinha

“Durante uma missa ontem (28) no santuário de Jasna Gora, em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa, na Polônia, o papa Francisco acabou caindo no altar montado para a celebração.
O incidente ocorreu quando o pontífice estava se aproximando da imagem da santa pintada em um quadro com os incensos.
Jorge Mario Bergoglio, de 79 anos, se levantou rapidamente e contou com a ajuda de dois religiosos. O papa não se machucou e retomou a celebração normalmente.”
(Agência Lusa)

Capa do jornal O Estado(CE)


Coluna do blog




Terror contra o terror pode ser inútil
Antes isso que nada. Acompanho patrioticamente as medidas que garantirão a segurança da Olimpíada. Não sou perito no assunto, mas tenho algumas dúvidas. Milhões de homens e de armas nem sempre impedem o terror. O furo foi sempre mais em cima ou mais em baixo.  Escrevi sobre isso esta semana. Ontem, lendo o Heitor Cony, vi que nossas preocupações também esquentam as orelhas do grande mestre que lembra fatos históricos de guerras e terror.  Erostrato botou fogo no templo de Artemis e agiu sozinho porque queria o nome na história. Em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, o estudante Gavrilo Princip, nascido na Bósnia, durante um desfile militar, matou com um único tiro o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando. Um atentado local, por motivos locais, deu início à Primeira Guerra Mundial, até então a mais terrível e sangrenta da história. Caso mais recente e que continua pouco explicado foi o assassinato de John F. Kennedy. Oficialmente, foi um único atirador (Lee Oswald) que estraçalhou, a distância, a cabeça do presidente dos Estados Unidos. Muitas teses e hipóteses continuam sendo feitas para explicar como um único homem poderia cometer um atentado que abalou o mundo. Falaram na máfia, em Cuba, no comunismo internacional e até mesmo num caso de amor com Marilyn Monroe. Mas a versão de um único assassino até hoje prevalece.  Poderia citar muitos outros casos em que o indivíduo, isoladamente, por motivos os mais variados (religiosos, ideológicos ou pessoais), pratica o terror de forma radical, apesar dos esquemas preparados tecnicamente para impedi-lo. Com isso, não estou insinuando que um país ou um regime desprezem as regras, sofisticadas ou não, que podem e devem ser cada vez mais eficientes. E sempre há um erro grosseiro para neutralizar qualquer ato contra o terror. No caso do World Trade Center, os próprios órgãos de segurança (CIA e FBI) foram avisados da iminência do maior ato terrorista da história.

A frase: “A tarefa de viver é dura, mas fascinante”. Ariano Suassuna.



Quem tem amigo assim...(Nota da foto)
“Grampos amigos”, estariam levando o interino, Michel Temer (PMDB) ao medo de  que tenha sido gravado por Eduardo Cunha, amigo e correligionário, ex-presidente da Câmara Federal, após o deputado peemedebista ter dito que ficará “conhecido por derrubar dois presidentes do Brasil”, segundo informação da revista Veja, na semana. Para a revista,(acredita quem quer) a gravação teria ocorrido às vésperas da decisão do Senado sobre o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Dito por tucano
É, vai ser Roberto Claudio no primeiro turno. Ainda indaguei se não daria segundo turno e com quem. A tucanagem nem titubeou: Tem,não. Só sei quem chega em 4º.E foi ouvir aulas de social-democracia.

Foi assim
Termos do press release recebido pela coluna por e.mail enviado pelo Psol: “RELEASE | PSOL lança pré-candidatos LGBTs com a presença de Jean Wyllys, na sexta, dia 29.Eita!! É hoje!

Agora vai
O Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, ministrou aulas sobre Social-democracia, Legislação Eleitoral, Comunicação e Marketing na Campanha Municipal e Redes Sociais.

No ataque
Antes a bandidagem atirava na Polícia quando era confrontada nalguma operação.Agora grupos se reúnem para atacar a Polícia.

Na Ibiapaba
Em Ubajara, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual seis homens armados, em motos, atacaram os policiais como quem diz: É nóis!!! Vai ficar assim?

Apertou
Ei, turma; os itens proibidos em bagagem de mão pra entrar no avião foram acrescidos de spray contra mosquito e baladeira. Juro! Tá lá: Proibido funda e estilingue.

Invasão
Um belo prédio pertencente à Arquidiocese de Fortaleza foi invadido por supostos sem teto. Fica em meia quadra na esquina das ruas Visconde de Saboia e Coronel Ferraz. Nobreza abandonada.

Espera
Decisões importantes de acordos e arrumações políticas estão aguardando as voltas de Tasso Ribeiro e Eunício Oliveira dos Estados Unidos onde curtem o recesso.

Entram com o astral
Apostas há que esperam deles as palavras de caciques, porque dindim mesmo, que é bom, não vão botar em candidaturas. Nem podem nem são gastadores do próprio bolso.