quinta-feira, 30 de junho de 2016

O blog estava certo quando disse que no fim do mês o tunel seria liberado

Prefeitura de Fortaleza libera tráfego sob o Túnel da Av. Engenheiro Santana Jr.
A Prefeitura de Fortaleza libera, a partir desta sexta-feira (01/07) as seis faixas de tráfego da pista principal do Túnel da Av. Engenheiro Santana Júnior sob a Av. Padre Antônio Tomás. A via estará livre para tráfego em ambos os sentidos. Portanto, quem trafega pela Av. Engenheiro Santana Jr. não precisará mais fazer desvios, podendo seguir direto pela própria avenida.

Com 210 metros de extensão e 23 de largura, o novo túnel possui pista em concreto com três faixas em ambos os sentidos da via, novos postes de iluminação e paisagismo, com o plantio de palmeiras, arbustos e gamado. Como parte da entrega desta primeira etapa de obra, foi realizada também a pavimentação asfáltica da Av. Engenheiro Santana Júnior no trecho entre a Av. Antônio Sales e a Av. Santos Dumont.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), a alça de acesso à Cidade 2000, os acabamentos no entorno e os serviços complementares da obra, como a pavimentação da passagem de nível da Avenida Padre Antônio Tomás sobre o túnel da Av. Engenheiro Santana Jr (laje superior), possuem entrega prevista para setembro deste ano, tão logo seja concluída a obra do túnel da Av. Padre Antônio Tomás, que está atualmente com 60% dos serviços concluídos.

Com investimento de R$ 25 milhões, oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra foi responsável pela eliminação dos semáforos existentes naquele cruzamento, proporcionando o fluxo expresso do transporte público através do túnel, ligando a Cidade dos Funcionários ao Papicu (pela Avenida Engenheiro Santana Júnior) e o sentido inverso. Iniciadas em junho de 2015, as intervenções fazem parte da etapa final de implantação de 17,4 quilômetros do corredor expresso de ônibus Antônio Bezerra/Papicu, que tornará o fluxo do transporte público e coletivo mais ágil em seu deslocamento diário.

Tráfego
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que, para os condutores que costumam circular na Av. Padre Antônio Tomás em direção à Cidade 2000, o desvio será mantido. Portanto, devem continuar dobrando à direita na Via Expressa, à esquerda na Rua Carolina Sucupira, à direita na Av. Eng. Santana Júnior, retornando no viaduto da Av. Antônio Sales, Av. Eng. Santana Júnior novamente e entra à direita na Rua Gilberto Studart, à direita na Rua Valdetário Mota, chegando na Av. Padre Antônio Tomás.

Já os motoristas que vêm da Cidade 2000 em direção ao Centro, seguem na Rua Andrade Furtado, à direita na Rua Júlio Azevedo, à esquerda na Rua Bento Albuquerque, à esquerda novamente na Via Expressa e à direita na Av. Padre Antônio Tomás.

Transporte Coletivo
Em virtude da liberação do túnel da Av. Engenheiro Santana Júnior, as linhas de ônibus que trafegam em ambos os sentidos retornam ao itinerário normal pela própria avenida. São elas:

004 – Messejana/Papicu/Cambeba/TJ
021 – Luciano Cavalcante/Papicu
023 - Edson Queiroz/Papicu (Corujão)
034 – Av. Paranjana I (Corujão)
035 - Av. Paranjana II (Corujão)
041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu
050 - Siqueira/Papicu/Washington Soares
051 – Grande Circular I
052 - Grande Circular II
053 - Messejana/Papicu/Washington Soares
055 - Grande Circular I (Corujão)
056 - Grande Circular II (Corujão)
066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto
068 – Messejana/Papicu/Cambeba/LJ
093 – Expresso Messejana/Papicu
222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
712 - Conjunto Palmeiras/Papicu
815 – Messejana/Papicu/Tancredo Neves
825 - Cidade Func/Papicu/Jardim das Oliveiras
826 - Edson Queiroz/Papicu/ED
835 - Defensoria/Papicu/Via Câmara

As linhas (028) Antônio Bezerra/Papicu, (031) Av. Borges de Melo I e (098) Expresso/Antônio Bezerra/Papicu, quando trafegarem na Av. Padre Antônio Tomás no sentido Papicu, devem seguir pela Via Expressa, Rua Carolina Sucupira, Eng. Santana Júnior, retorna na Av. Antônio Sales, voltam para a Av. Eng. Santana Júnior e segue itinerário vigente.

A linha (816) Edson Queiroz/Centro quando trafegar em direção à Cidade 2000, vem pela Av. Padre Antônio Tomás, segue pela Via Expressa, Rua Carolina Sucupira, Av. Eng. Santana Júnior e segue itinerário normal.

Opinião


O “BREXIT”, O FASCISMO E O MEDO.



Depois de intestina disputa que rachou a sociedade inglesa, cujo ápice foi o emblemático assassinato da deputada trabalhista Jo Cox por um fanático fascista que, ao atacá-la a tiros, gritou “a Grã Bretanha primeiro!”, slogan inspirado, assim como o de “o Brasil acima de tudo!”, no “Deutschland Uber Alles!”, do hino nazista, o Reino Unido - cada vez mais desunido - votou, finalmente, por sua saída da União Europeia.    


O resultado provocou terremotos internos e externos. As bolsas caíram em todo o mundo. O primeiro-ministro David Cameron já marcou data para se afastar do cargo.


E pode levar à desagregação do país, já que a Irlanda do Norte e a Escócia anunciaram que pretendem convocar plebiscitos próprios para decidir, a primeira,  se continua na União Européia, e a segunda, se vai unir-se à República da Irlanda.


Além disso, a libra já caiu mais de 10% com relação ao dólar e ao euro, e os alimentos e as viagens para o exterior ficarão mais caras, porque em alguns produtos, como leite e manteiga, e certos vegetais, por exemplo, mais de 50% do que é consumido na Inglaterra vem do continente, no outro lado do canal. 


Comandada pela direita e pela extrema direita, e provocada principalmente pela ignorância característica dos dias de hoje - milhares de britânicos entraram no Google para perguntar, às vésperas do plebiscito, o que era “União Européia” - e pelo medo e a aversão aos imigrantes, a vitória do “Brexit” é mais um poderoso exemplo do comportamento burro, deletério e ilógico do fascismo.

        


Com a saída da UE, a Inglaterra tende a perder influência na Europa; a enfraquecer-se frente a eventuais adversários extracomunitários; a empobrecer econômicamente, diminuindo seu acesso a um dos maiores mercados do mundo; além de aumentar seu isolamento no âmbito geopolítico e sua histórica dependência dos Estados Unidos.


Uma situação que deveria servir de alerta, no Brasil,  para aqueles que querem acabar com a UNASUL e o Mercosul a qualquer preço e substituí-lo por “acordos” de livre comércio desiguais com países e grupos de países altamente protecionistas, como a própria União Europeia, que contam com capacidade de pressão muito maior que a nossa.

  

Decepcionada e frustrada com os resultados das urnas, a juventude inglesa reclamou que seu futuro foi cortado, lembrando que os jovens britânicos perderam, entre outras coisas, a chance de trabalhar em 27 diferentes países, e  engrossou um manifesto de 3 milhões de assinaturas que pede a realização de novo plebiscito - hipótese improvável, praticamente impossível de avançar neste momento, diante da indiferença e do egoísmo dos vitoriosos.


Nunca é demais lembrar que o fascismo, também em ascensão na Inglaterra de hoje, rejeita e despreza - apaixonadamente -  o  futuro.


Mesmo quando se disfarça de "novo" e disruptivo, como ocorreu com a Alemanha Nazista, ele está profundamente preso ao passado, como mostrou claramente Mussolini - e também Hitler com seus monumentos, estátuas, bandeiras e desfiles - ao tentar emular, canhestramente, a cultura   greco-romana e repetir - nesse caso, na forma  de tragédia, com as seguidas derrotas militares italianas - a glória perdida da Roma Imperial.


O fascismo - ao contrário do que muitos pensam - não é glorioso, mas medroso. 


Fascistas temem, paradoxalmente, aqueles que consideram mais fracos, e por isso são “apolíticos”, homofóbicos, eugenistas, antifeministas, racistas, intolerantes, discriminatorios, xenófobos,  anti-culturais e contrários ao voto obrigatório e universal.


A suástica, girando sobre seu eixo,   reproduz o movimento concêntrico de alguma coisa que se encerra em si mesma, repelindo tudo que venha de fora, como uma tribo ignorante e primitiva, um molusco que fecha velozmente sua concha, ou um filhote de porco espinho ou de tatú que se enrola, tapando a cabeça, ao primeiro sinal de ruído ou de aproximação.


Da mesma forma que faziam, patologicamente, os soldados   nazistas, educados no temor da “contaminação” judaica, cigana ou bolchevique, que se comportavam como diligentes técnicos de dedetização tentando conter uma epidemia, fechando-se a qualquer razão ou sentimento, ao matar récem nascidos e crianças de três, quatro, cinco, seis anos de idade, escondidas debaixo da cama, ou trancadas na derradeira escuridão das câmaras de gás, da forma mais fria e repulsiva, como se estivessem exterminando, simplesmente, pulgas, percevejos e ratos, ou esmagando ovos de barata.


O Brexit - a saída da Inglaterra da União Européia - é mais um perigoso aviso, entre os muitos que estão se repetindo, nos últimos tempos - como sinais proféticos - do próximo retorno de um fascismo alucinado e obtuso.


Um retorno que se dá, e se torna possível, mais uma vez, pela fraqueza e indecisão da social democracia, a existência de uma pretensa massa de “defensores” do Estado de Direito e da liberdade, amôrfa, apática, inativa; e de uma esquerda que apenas espera, de braços cruzados, também encerrada, em muitos países do mundo, em seus próprios sites e grupos, disfuncional, estrategicamente confusa, passiva, inerme e dividida, sem reagir ou defender-se quando atacada, nem mesmo institucionalmente, como um letárgico  bando de carneiros pastando ao sol.


O medo fascista está de volta. 

E não se limitará à Inglaterra.


Se não for contido o avanço de sua imbecilidade ilógica, por meio do recurso ao bom senso e à inteligência, outros países da UE, tão xenófobos quanto racistas, seguirão o reino de Sua Majestade em seu caminho de  intolerância, isolamento e fragilidade.


Porque o fascismo só avança com a exploração do medo e do egoísmo.


O medo de quem se assusta com o outro, repele o que é diferente e rejeita o futuro e a mudança.


O egoísmo daqueles que preferem erguer muros no lugar de derrubá-los; que se empenham em separar no lugar de unir; que escolheriam, se pudessem decidir, matar a fecundar, saudando a morte, como fazem em muitos países do Velho Continente e em outros lugares do mundo, jovens e antigos neonazistas de coração estéril, com a artrítica, tremente, mão espalmada levantada,  no ressentimento raivoso de uma velhice amarga, que cultiva e adora o deus do ódio no lugar de celebrar a vida, o amanhã, a alegria, o encontro e a diversidade.

$$$$ em espécie!

​​Operação da PROCAP apreende 300 mil reais em fazenda do Prefeito de Tururu

A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, Polícia Civil e Perícia Forense (PEFOCE), realiza na manhã desta quinta-feira (30/06) a operação “Caracol”, cumprindo mandados de busca e apreensão para investigar supostas fraudes em licitações na Prefeitura de Tururu.

As buscas acontecem na residência do prefeito Raimundo Nonato Barroso Bonfim, em Fortaleza, em sua fazenda na cidade de Tururu e na sede da Prefeitura Municipal. Foram apreendidos cerca de 300 mil reais na fazenda pertencente ao prefeito. Suspeita-se que as fraudes nas licitações ocorreram por meio da falsificação de assinaturas e de associações, destacando-se a Secretaria de Ação Social de Tururu.

Bilhete do Fabrício Moeira


Prezado Macário,

Ambulância à Orós.
O prefeito Simão Pedro, do município de Orós, entrega hoje aos seus munícipes, dois automóveis zero quilômetro, através de recursos alocados das Emendas parlamentares individuais da deputada Laís Nunes.
Ao município de Icó, Laís Nunes conseguiu duas ambulâncias, para servir a frágil saúde daquele município. Infelizmente, por picuinha política, o prefeito Jaime Júnior não foi buscar os automóveis, ainda fez graça: é só de papel.
Enquanto isso, as ambulâncias que a Deputada Laís Nunes conseguiu através de suas emendas, já estão sendo entregues. 
Um abraço do Fabricio.

Do El Nuevo Herald

Estudio concluye que Miami es la peor ciudad para vivir de todo el país

El valor medio de una casa en Miami está muy por encima de la media nacional
Más de una de cada cuatro personas en Miami viven en la pobreza
Otro factor es la tasa de delitos violentos que se cometen en el área de Miami

Video de vigilancia que presuntamente muestra a Leon Hillman, de 38 años, baleando a clientes del Grumpy's Bar and Grill en el suroeste de Miami-Dade en junio del 2014.
 En el 2012, Forbes nombró a Miami la “Ciudad Más Miserable del País”, seguida por Detroit y Flint, en Michigan, y West Palm Beach, en la Florida. En el 2014, Wallethub.com calificó a Miami como la segunda peor ciudad para criar a un hijo, detrás de Detroit.
A continuación, las 50 peores ciudades de Estados Unidos para vivir, según 24/7 Wall St.
1. Miami, Florida
2. Detroit, Michigan
3. Paterson, New Jersey
4. Hawthorne, California
5. Fall River, Massachusetts
6. Birmingham, Alabama
7. Memphis, Tennessee
8. Flint, Michigan
9. Cleveland, Ohio
10. Gary, Indiana
11. Westminster, California
12. Jackson, Mississippi
13. Dayton, Ohio
14. Buffalo, Nueva York
15. St. Louis, Missouri
16. Canton, Ohio
17. Mount Vernon, Nueva York
18. Rockford, Illinois
19. Wilmington, Delaware
20. Youngstown, Ohio
21. Albany, Georgia
22. Milwaukee, Wisconsin
23. Springfield, Massachusetts
24. Houston, Texas
25. Camden, New Jersey
26. Baltimore, Maryland
27. Lawrence, Massachusetts
28. Lansing, Michigan
29. Springfield, Illinois
30. Knoxville, Tennessee
31. Kansas City, Missouri
32. South Bend, Indiana
33. Akron, Ohio
34. Racine, Wisconsin
35. Lorain, Ohio
36. Peoria, Illinois
37. Tucson, Arizona
38. Cincinnati, Ohio
39. Toledo, Ohio
40. Oakland, California
41. Santa Barbara, California
42. San Francisco, California
43. Newark, New Jersey
44. New York, Nueva York
45.Davis, California
46. Washington, D.C.
47. Boston, Massachusetts
48. Chico, California
49. Palo Alto, California
50. Bellingham, Washington

Read more here: http://www.elnuevoherald.com/noticias/sur-de-la-florida/article86587912.html#storylink=cpy

Capa do jornal O Estado(CE)


Fechamento do mercado


COMPRA DE MOEDAS

Coluna do blog




Prefeitos exigem a parte deles
O interino anunciou  que o governo federal concordou em suspender até o fim de 2016 o pagamento das parcelas mensais de dívidas dos estados com a União e alongar as dívidas estaduais por mais 20 anos. Entre os principais pontos do acordo, estão:Alongamento do prazo das dívidas dos estados com a União por mais 20 anos;Suspensão do pagamento das parcelas mensais da dívida até o fim de 2016;Cobrança a partir de janeiro de 2017 de 5,55% do valor total da parcela, com aumento gradual de 5,55 pontos percentuais por 18 meses, até atingir em 100% o valor da parcela original; Alongamento por 10 anos, com 4 anos de carência, de cinco linhas de crédito do BNDES; Pagamento da parcela cheia pelos estados a partir de meados de 2018;Inclusão dos estados na proposta enviada pelo governo ao Congresso sobre teto dos gastos públicos. Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, os estados deixarão de pagar cerca de R$ 50 bilhões ao governo federal até 2018 pela renegociação de suas dívidas, sendo R$ 20 bilhões só em 2016. Em  documento, a FNP-Frente Nacional de Prefeitos,  destaca sua ampla participação na renegociação das dívidas dos municípios com a União, realizando diversas reuniões nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo federais. No entanto, não houve entendimento adequado que atendesse às necessidades de restabelecimento do equilíbrio financeiro e fiscal dos municípios brasileiros. A FNP tem reiteradamente sublinhado a necessidade de inclusão dos municípios nas negociações das dívidas dos estados com a União, conforme ofícios endereçados ao ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Geddel Vieira, no dia 24 de maio, e ao próprio Temer, no dia 7 de junho.

A frase: “...não passa por nossa cabeça”. Heitor Ferrer, sobre desistir da candidatura, o que não lhe foi perguntado.


A praça (Nota da foto)
Hoje, Paes de Andrade vira estátua de bronze em sua terra natal, a Mombaça. Poucos homens públicos deixaram no Ceará a marca das mãos limpas, o esteio de obras que legou ao Ceará e ao Brasil. Pena que tenha tido tão poucos seguidores, inclusive nalguns segmentos que bem poderiam fazer dele um espelho de moralidade, honradez, dignidade e serenidade.

Busto
A primeira homenagem a Ivens Dias Branco, a ser feita pelo Município, seria um busto dele na nova Praça Portugal. É o que pensa a RC16, desde que a família aprove.

Hora agá
Alexandre Ferreira, prefeito de Acarau, aproveita que hoje é ultimo dia pra entregar obras ao povo. A inauguração da nova rodoviária da sede do Município vai esperar agenda de Camilo.

Coisas esquisitas
Foi a maior gritaria com o anuncio do UBER e o 99corporativo? Tem gente com placa de taxi fazendo UBER.

Caça-fantasma
A Polícia Federal deflagrou, em conjunto com a Controladoria-Geral da União,  na semana, a Operação Boca Livre. O alvo da ação são fraudes na Lei Rouanet.

Exageraram
As investigações constataram que eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, e livros institucionais.

Dizem que...
...até mesmo uma festa de casamento foram custeados com recursos de natureza pública, obtidos por meio da Lei Rouanet. Aí queriam esculhambar, né.

Papo de artistagem
O interino chegou em casa, vindo duma festa de São João e encontrou na porta, fora da agenda, o tal do Eduardo Cunha. Bem educado, mandou o coisa entrar.

Leriado
O Interino mandou dizer que receber atendendo a pedidos e que os assuntos tratados foram a conjuntura política nacional.

Continua mentindo
O tal do Chicuncunha negou que houvesse ido conversa com o Interino e que se preciso falaria com ele a qualquer hora.

Bom dia

'Prisão foi para constranger', diz ex-ministro Paulo Bernardo ao ser solto


Marcus Leoni/Folhapress
O ex-ministro Paulo Bernardo ao deixar a sede da PF em São Paulo após seis dias de prisão
O ex-ministro Paulo Bernardo ao deixar a sede da PF em São Paulo após seis dias de prisão

O ex-ministro Paulo Bernardo foi solto na noite desta quarta-feira (29) depois de passar seis dias preso na carceragem da Polícia Federal em São Paulo.
Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Paulo Bernardo foi preso nesta quinta (23) na Operação Custo Brasil um desdobramento da Lava Jato, que investiga desvios do Ministério do Planejamento. O petista é acusado de ter se beneficiado de propina de contratos da pasta que perduraram de 2010, quando ele estava à frente do ministério, a 2015.
Ao deixar a prisão, por volta das 23h, o ex-ministro disse que se sentia "constrangido". "Acho que foi para isso que eu vim aqui. Sou inocente, isso vai ficar demonstrado. Essa prisão não era necessária. Eu estava em local encontrável, me coloquei à disposição da Justiça várias vezes para depor e durante dez meses. Felizmente, o ministro Dias Toffoli, do Supremo, teve o mesmo entendimento", disse Paulo Bernardo.
Em decisão nesta quarta, Toffoli afirmou que não há elementos no processo que justifiquem a manutenção da prisão preventiva, como uma possível fuga de Paulo Bernardo para o exterior ou o risco de interferência nas investigações e cometimento de novos crimes se colocado em liberdade.
O juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, responsável pela condução do caso e que havia determinado a prisão preventiva do petista na semana passada, disse que a detenção deveria ocorrer "para garantia da ordem pública, da instrução criminal e para aplicação da lei penal".
Questionado sobre a suspeita de ter recebido propina por meio do seu advogado Guilherme Gonçalves, que, segundo as investigações, pagou despesas do petista, ele afirmou que "isso não tem o menor cabimento, minhas despesas são pagas com meu salário".
Paulo Bernardo disse ainda que sua prisão foi embasada nas delações premiadas do ex-vereador Alexandre Romano, o Chambinho, e do ex-senador Delcidio do Amaral, em que "houve muita manipulação".
O ex-ministro afirmou também que o Ministério do Planejamento não tem nenhum contrato com a Consist, empresa suspeita de fazer parte do esquema de desvio.
"Ela foi contratada pela Associação de Bancos e pelo Sindicato da Entidades de Previdência Privada. Quem quiser esclarecer isso deve falar com os bancos e essas entidades. Como foram esses contratos não temos a menor ideia", disse.
"Não tenho nenhuma relação com a Consit. O delegado esteve me visitando e perguntei para ele: 'O senhor teve o cuidado de perguntar para a Consist se ela tem alguma relação comigo?'. Acho que ele vai fazer isso", completou.
Sobre o fato de Gonçalves prestar serviços para a Consist, Paulo Bernardo disse que ele "advoga para 300 pessoas", e que era necessário fazer as perguntas a ele.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Eleições 2016

tingomo
O PHS vai realizar no próximo sábado, a partir das 8 horas, no auditório da Sala das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, o seminário “Eleições 2016”.
Seguindo o presidente regional do partido, deputado estadual Tin Gomes, o objetivo é discutir as mudanças das legislação eleitoral, prestações de contas dos candidatos e os desdobramentos na campanha eleitoral.
Tin Gomes é também o pré-candidato do PHS à Prefeitura de Fortaleza e deverá aproveitar o encontro para definir o nome do seu vice.

Já na favela do Dendê...

Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço da UPA do Dendê

O prefeito Roberto Cláudio assina, nesta quinta-feira (30/06), às 9h, a ordem de serviço para construção da 6ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA - 24h) de gestão municipal. Com investimento da ordem de R$ 4 milhões, o equipamento será construído na Comunidade Dendê, bairro Edson Queiroz (Regional VI), em terreno doado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). A assinatura acontece próximo à Unifor.

A Rede de Urgência e Emergência de Fortaleza passou por uma reestruturação com a entrega e funcionamento de cinco UPAs de gestão municipal, localizadas nos bairros Jangurussu, Pirambu, Itaperi, Vila Velha e Bom jardim. Cada unidade é responsável pelo atendimento de aproximadamente 14 mil pessoas por mês. A Rede possui ainda seis unidades administradas pelo Governo Estadual, totalizando 11 UPAs em funcionamento na Capital.

As UPAs funcionam de domingo a domingo, 24 horas por dia, prestando atendimentos adultos e pediátricos. Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Após a classificação, o usuário é direcionado ao médico. Ao ser estabilizado, o paciente é encaminhado para uma unidade de saúde de referência.

A população pode procurar as UPAs quando apresentarem dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.

ServiçoAssinatura da ordem de serviço da UPA no Dendê
Data: Quinta-feira (30/06)
Hora: 9h
Local: Avenida do Contorno s/n – Edson Queiroz (ao lado da Unifor, entre o Bloco Z e o Tribunal de Contas da União)

dolar alto e consumo interno maior...

Brasil registra superávit na conta corrente de maio
Desde o início de 2015 tem ocorrido uma melhora significativa das transações correntes do país. As transações correntes são compostas pelo saldo final das operações comerciais de produtos e serviços negociados pelo Brasil com outros países e inclui ainda o saldo da balança comercial, balança de serviços e transferências unilaterais. Analisando os dados do Banco Central, o saldo superavitário do mês é resultado particularmente da alta do dólar, que estimulou as exportações e a queda da atividade econômica doméstica e reduziu fortemente as importações por bens e serviços.

Em maio, o país registrou um superávit de US$ 1,2 bilhão. O melhor desde agosto de 2007. O Banco Central projetava um déficit no período de US$ 200 milhões. Em grande medida, tal resultado das transações correntes adveio do desempenho na balança comercial, positiva em US$ 6,2 bilhões. Já a balança de serviços apresentou déficit de US$ 2,489 bilhões no mês e US$ 31,142 bilhões em doze meses.

Assim, o déficit da conta corrente em doze meses continuou apresentando melhora em maio de 2016, seguindo o movimento iniciado no ano passado. Apesar disso, no acumulado do ano, as transações correntes são deficitárias em US$ 5,966 bilhões. Dados revisados do Banco Central mostram que a autoridade monetária projeta para o final de 2016 um déficit de US$ 15 bilhões, em vez de US$ 25 bilhões.
A tendência de ajuste das transações correntes, que compõem o balanço de pagamentos, permite afastar uma crise nas contas externas. No entanto, a despeito disso, ao se pensar em uma estratégia de crescimento sustentável é imprescindível que ocorram políticas voltadas à redução das taxas de juros e manutenção da taxa de câmbio em um patamar que favoreça a diversificação das exportações brasileiras e a incorporação de setores mais sofisticados – intensivos em tecnologias – à estrutura produtiva e exportações da economia. Ou seja, é imperativa uma política macroeconômica favorável a promover uma mudança estrutural na economia.

Amigo velho em ares novos

 Instrutor e Comte. Yorio
Primeiro juazeirense a se tornar Piloto Privado de Helicóptero tem o nome de Cícero


O primeiro juazeirense a se habilitar como Piloto Privado de Helicóptero (PPH), tem nome de Cicero, reside em Juazeiro do Norte e retorna de São Paulo, nesta sexta-feira. Desde janeiro deste ano, Cicero Yório Pequeno Bulhões, filho do jornalista Roberto Bulhões, conseguiu ingressar no curso de pilotos no Campo de Marte, em São Paulo se habilitando como Piloto de Helicóptero nas categorias: Robson 22 e 44, como também nos modelos Esquilo B1, B2 e B3.

Depois de passar por rigorosos exames medico no Hospital da Aeronáutica em São Paulo, onde recebeu o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), concluiu com sucesso, no inicio deste ano, a parte teórica junto a Agencia Nacional de Aviação (ANAC). Em março ingressou na Bravo, Escola de Aviação Civil, também em São Paulo, onde realizou inicialmente 30 horas de voo, exigidas para checar nas categorias de aeronaves Robson 22 e 44. Na mesma escola iniciou o treinamento para helicópteros modelo Esquilo.

Para checar nas categorias de aeronaves Esquilo B1, B2 e B3, foram mais 12 horas nesse tipo de helicóptero, além das horas acumuladas como co-piloto. No final da manhã desta quarta-feira, 29, Yório Bulhões foi submetido a “Banda da ANAC”, sob o comando de um coronel da Aeronáutica, concluindo com sucesso a sua empreitada. “Foi difícil e muito cansativo, mas consegui dominar a maquina com muita tranquilidade, como fui orientado durante todo os treinamentos”, afirmou Cicero Yório Bulhões.

Yório Bulhões, como e mais conhecido recebeu no batismo o nome “Cicero”, através da devoção de seus pais Roberto e Neta Bulhões no Padre Cicero Romão Batista. Nos primeiros meses de vida ele foi desenganado pela medicina e seu pai se pegou com o ”Padim Pade Ciço”, batizando-o com o nome do fundador de Juazeiro do Norte.  Agora, depois de muitas idas e vindas, acaba de ver o filho formando-se como Piloto de Helicóptero na cidade de São Paulo.

E viva São Francisco

Governo do Ceará inaugura barragem e anuncia investimentos para o corredor religioso de Canindé
 A solenidade, que contou com a presença do governador Camilo Santana, foi realizada nesta terça-feira (28) no município
O governador Camilo Santana esteve em Canindé, na noite desta terça-feira (28), e anunciou, diante de um público de cinco mil pessoas, que o Governo do Estado irá requalificar o corredor religioso do município, composto pela Basílica de São Francisco das Chagas, Estátua de São Francisco, Praça do Romeiro, Convento de Santo Antônio, Casa dos Milagres e Via Sacra do Monte. A obra, que será executada em parceria com a Prefeitura de Canindé, vai custar R$ 4.772.853,17, sendo R$ 4.545.574,46 do Estado e R$ 227.278,71 da Prefeitura.
A notícia animou moradores, como dona Íris Abreu Pinheiro, que mora ao lado da Basílica de São Francisco.  “Graças a São Francisco, nosso padroeiro, nossa cidade vai mudar, os locais onde os turistas passam vão ficar mais bonitos e a cidade depende disso, então nada melhor do que receber bem nossos visitantes”, disse a moradora.
Também estão inseridas no projeto a urbanização da área que circunda a Igreja Nossa Senhora das Dores, compreendendo a execução de piso pré-moldado, atendendo as normas de acessibilidade, instalações, paisagismo, estacionamento para carros e motos. Além disso, será aberta uma via chamada Rua Nova do Convento, compreendendo serviços de contenções, piso pré-moldado e piso rústico.
Ao lado do prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, Camilo Santana ressaltou que o corredor religioso vai consolidar a cidade como um dos pontos turísticos mais visitados do Ceará. “Vamos aprimorar o roteiro da procissão aqui de Canindé que recebe tantas pessoas do Brasil inteiro, urbanizar as praças, integrar a cidade com sua grande vocação que é o turismo religioso”, afirmou o governador.
Camilo Santana também inaugurou a reforma e ampliação da barragem do Jucurutu, que recebeu investimento de R$ 608 mil e tem capacidade para acumular 848, mil metros cúbicos de água, tem altura máxima de 11,30 metros, numa extensão de 400 metros.
O agricultor Luís Pires aguarda o inverno para ver a barragem receber água em abundância. “Quando chovia, nossa represa não segurava muita água, mas, com a barragem nova, vai receber muita água e vai demorar mais tempo para secar. Obrigado a todos que realizaram isso para nós", agradeceu o agricultor.
Participaram da cerimônia o secretário das Cidades, Lúcio Gomes, o deputado federal José Guimarães, além de prefeitos da região e representantes do MST.

Ações de convivência com o semiárido

- Uma das prioridades da gestão do governador Camilo Santana tem sido intensificar e garantir recursos e estratégias para minimizar os efeitos do quinto ano consecutivo de estiagem no Estado do Ceará.
- Além das ações de perfuração de poços, estudos aprofundados em áreas litorâneas para captação de água subterrânea e construção de adutoras de montagem rápida, o Governo do Estado investe em ações de reúso de água e dessalinização.
- Somente nos anos de 2015 e 2016, foram perfurados 1.914 poços pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
- Foram construídos 330 km de adutoras de norte a sul do Ceará, além de chafarizes e sistemas de abastecimento de água.
- Outras 10 AMRs estão em fase de elaboração de projetos por técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
- As novas adutoras levarão água para oito sedes municipais e sete distritos em várias regiões do semiárido, beneficiando mais de 80 mil pessoas. No total, serão mais de 180 quilômetros de tubulações cortando os sertões para levar água a quem mais precisa.

Supersimples sai do Senado e vai pra Camara

senado plenario
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 28, a ampliação do Supersimples, um sistema de tributação diferenciado para micro e pequenas empresas. Como o texto aprovado sofreu modificações e foi substituído, o projeto terá que voltar para a Câmara dos Deputados.
Após algumas semanas de discussão e diferentes emendas, os senadores conseguiram entrar em acordo sobre a matéria e o projeto foi votado por unanimidade, com 58 votos. A relatora do projeto, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), explicou que o objetivo das alterações é fazer mais empresas aderirem ao Simples – e, consequentemente, gerar mais empregos.
Segundo ela, o texto aprovado em plenário contempla algumas das mudanças que foram discutidas na reunião dos governadores, que ocorreu há três semanas no Senado. Marta também destacou que o texto final foi fruto do entendimento com representantes das Secretarias Fazendárias dos municípios e do governo federal.
“O projeto traz importantes alterações no Supersimples. As várias negociações permitiram um aperfeiçoamento do texto. Este projeto vai ajudar as empresas a não fecharem as portas”, defendeu a relatora.
Entre as principais modificações, está a ampliação do teto da receita bruta anual das empresas que podem fazer parte do Supersimples. O teto da chamada Empresa de Pequeno Porte (EPP) foi ampliado de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões. A ampliação também vale para o microempreendedor individual (MEI), cujo teto de receita bruta passou de R$ 60 mil para R$ 72 mil.
O número de faixas de faturamento foi reduzido de 20 para 6, segundo a relatora, para simplificar a lógica de todo o sistema. A ideia inicial era que os ajustes já valessem para o ano que vem. Mas depois de uma emenda do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), líder do governo Temer no Senado, a maioria dos ajustes entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018.
A proposta também inclui um parcelamento especial de débitos das empresas que integram o Simples Nacional. Os empresários terão até 120 meses para quitar suas dívidas.
Inicialmente, o governo era contrário ao projeto, com receio da queda na arrecadação. Marta destacou que a perda para a União ficará em torno de R$ 1,8 bilhão, mas os Estados poderão ter impacto positivo nos orçamentos. O substitutivo passou também a prever o pagamento do ICMS e do ISS por fora da guia do Simples Nacional na parte da receita bruta anual que exceder R$ 3,6 milhões. Esses impostos são, respectivamente, de competência de Estados e municípios.

Reformulação


Ceará ganha Superintendência do Sistema Socioeducativo
 
O Governo do Estado lançou, na manhã desta terça-feira (28), um novo modelo de gestão do sistema socioeducativo estadual, com a sanção da lei que cria a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. A medida visa a reordenar todo o sistema, criando um órgão específico para tratar o tema, que não terá mais subordinação administrativa à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

RC16 tá que tá

Prefeito Roberto Cláudio entrega o 15º posto de saúde construído na atual gestão

A Prefeitura Municipal de Fortaleza amplia a Rede de Saúde da Atenção Primária com a inauguração da 15ª unidade construída pela atual gestão, nesta quarta-feira (29/06), às 9h. A unidade, que recebe o nome de Dr. João Barbosa Pires de Paula Pessoa, vai beneficiar os moradores do Jardim Jatobá, atendendo a uma população de aproximadamente 15 mil pessoas, na Regional V.

O posto de saúde terá em seu quadro, inicialmente, duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), oferecendo consultas, tratamentos, vacinas e acompanhamento médico, de enfermagem e odontológico. Entre os serviços prestados, os usuários terão acesso ainda ao acompanhamento de pré-natal, hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase, além de atendimentos direcionados à saúde da criança, do idoso, da gestante, da mulher e do homem.

Para a secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, a construção e entrega das novas unidades resultam no aumento da oferta de consultas à população. “Ao entregarmos um novo posto de saúde, garantimos o acesso da população à saúde, ampliando nossa cobertura do PSF”, destacou Socorro.

Saiba maisO projeto de reestruturação da Rede de Saúde da Atenção Primária na Regional V resultou na construção de três novas unidades (Genibaú, Conjunto Ceará e Jardim Jatobá), além da revitalização de 12 postos de saúde, dos 20 existentes, com as obras de reforma e ampliação. Foi adotado também um novo modelo de gestão, com horário de funcionamento 7h às 19h, além do atendimento a demanda espontânea e programada.

Homenageado
Professor João Barbosa Pires de Paula Pessoa, conhecido como Dr. Pessoa, nasceu em Sobral, em 1929. Na Universidade Federal de Fortaleza (UFC), atuou na Faculdade de Medicina e era reconhecido como um dos mais atualizados gastroenterologistas cearenses. Introduziu no Ceará procedimentos como a biópsia hepática por agulha, a colangiografia percutânea, a paracentese abdominal em zig-zag e a punção de tumores abdominais com agulha fina. Integra a galeria de professores eméritos da UFC desde 27 de março de 1996.

Serviço
Inauguração do Posto de Saúde Dr.João Barbosa Pires de Paula Pessoa
Data: Quarta-feira (29/06)
Horário: 9h
Local: Rua Esmeralda com a Rua Quartzo – Jardim Jatobá

Força Nacional sai e Governo usará PM em presídios

O Governo do Ceará foi surpreendido com a decisão do Ministério da Justiça, que retirou a Força Nacional de Segurança do Estado. A expectativa era que a tropa, de 100 homens, permanecesse em solo cearense até o dia 15 de julho, mas um treinamento para os Jogos Olímpicos deste ano, que começam no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, antecipou a retirada dos oficiais. Diante disso, o governador Camilo Santana anunciou, ontem, que utilizará a Polícia Militar (PM) para suprir a falta dos agentes da Força Nacional, que deixaram as terras alencarinas, nas unidades prisionais.
“Havia um compromisso do Ministério da Justiça de deixar a Força Nacional até o dia 15 de julho, mas fomos surpreendidos com a saída. Ontem mesmo, eu questionei o ministro (Alexandre de Moraes), mas a ordem é que todos tinham que ir por conta das Olimpíadas”, frisou Camilo, acrescentando que “fizemos uma reunião com toda a área da segurança pública para colocar 100 homens da PM, do [Batalhão] Choque, para compensar os 100 agentes que saíram”. A declaração foi divulgada, ontem, durante anúncio da criação da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo.
No final de maio, os profissionais chegaram ao Ceará para atuar no sistema carcerário no apoio à recuperação das estruturas das unidades prisionais destruídas pelos detentos e no controle de rebeliões. A crise ocorreu durante e após a greve dos agentes penitenciários, onde os detentos danificaram diversos presídios.
Recuperação
O Governador disse, ainda, já ter recuperado uma unidade prisional e, até amanhã, mais duas serão reativadas. “Aí, poderemos acelerar a recuperação dos outros presídios. Vale lembrar que continuamos com apoio de mais de 60 agentes penitenciários de outros estados, que têm experiência na área e estão dando uma grande contribuição”, afirmou.
Questionado sobre a segurança nas ruas, Camilo afirmou que o Governo trabalha para fortalecer o reforço policial nos presídios, mas sem trazer prejuízo para a presença nas ruas da Capital. “Vamos utilizar o reforço indenizatório que aprovamos recentemente na Assembleia, o que nos permite contratar profissionais da área de segurança pública em seus dias de folga. Isso dará um aumento no nosso efetivo e possibilitará uma melhor atuação”, salientou ele, ressaltando que, por questões burocráticas, ainda não lançou o edital para contratação de mais 4.200 policiais militares. Camilo disse ainda que fortalecerá o efetivo da Polícia Civil.
Eleição Municipal
Camilo falou também sobre eleições municipais. Mesmo diante da expectativa de apoio, inclusive já sinalizado em diversas oportunidades, o Governador tem evitado se manifestar oficialmente pela sua preferência na corrida à Prefeitura de Fortaleza. Com isso, ele ganha tempo e evita racha com o próprio partido. Nos bastidores, Camilo estaria tentando reverter a postura municipal junto a cúpula nacional. Por outro lado, o Governador reafirmou que o prefeito Roberto Cláudio, pré-candidato à reeleição, tem se saído bem na administração da capital cearense.
“Eleição terá um prazo menor. Até lá, teremos tempo para anunciar o meu posicionamento. Em Fortaleza, tenho feito as parcerias institucionais com o prefeito Roberto Cláudio, até pela minha responsabilidade de ajudar o povo de Fortaleza por ser governante. É isso que tenho feito. E não tenho negado que ele é um grande prefeito e amigo”, frisou ele, acrescentando que, agora, tem se dedicado para cuidar do Ceará, justificando ainda que a questão hídrica tem exigido atenção por parte do Governo.
“Tenho dedicado energia e tempo para cuidar do Ceará, O momento é de extrema dificuldade. Não imagina que a questão hídrica tem exigido atenção por parte do Governo. Evitar que haja sofrimento e prejuízo para o abastecimento de água no Estado. Hoje, o Ceará está com o pior acúmulo de água nos seus reservatórios”, disse ele, em resposta ao questionamento sobre eleições municipais.
No final do mês passado, o nome de ex-prefeita Luizianne Lins foi definido como pré-candidata à Prefeitura. Houve apenas uma abstenção entre os 155 votantes do partido. Camilo, na ocasião, não participou da reunião e, recentemente, afirmou à imprensa local que o PT “errou” ao tomar a decisão.
Conhecido pelo diálogo e evitar conflitos, Camilo não quer expor a divergência com o partido, embora esteja bastante claro. Nos bastidores, então, ele tentar convencer os correligionários que o PDT é um partido aliado, o partido que mais defendeu a presidente afastada, Dilma Rousseff, no processo de impeachment, em tramitação no Senado, inclusive é contra o impeachment. Além disso, é aliado nacional e no Estado. Então, segundo ele, nada mais “natural”, que houvesse uma aliança municipal, até mesmo pelo apoio de Roberto Cláudio em 2014, quando foi eleito governador.

Capa do jornal O Estado(CE)


Coluna do blog




Tiro no pé
A rádio corredor do petismo acha que quando forçou a barra pra candidatura própria pra prefeitura de Fortaleza o partido deu um tiro no pé. O desejo, diz-se lá de dentro, é de Luiziane Lins, que resolveu, mais que querer ser candidata, peitar Camilo Santana, do partido mas nitidamente apoiador de Roberto Claudio, parceiro de grandes empreitadas em Fortaleza. A identidade entre os dois é tamanha que, em princípio Camilo pediu calma ao partido dele pro anúncio de uma pré-candidatura. Em vão. Encordoados por Luiziane e seu mandato de deputada federal, por sinal silencioso e com luz de abajour, petistas surfaram na onda e acharam por bem dizer sim ao apelo da ex-Prefeita de desastrosa administração, segundo análises lá de dentro, com reservas, claro. Pois bem; as últimas conversas dão conta de que Camilo Santana, caso não consiga reverter o quadro dentro da agremiação da estrela solitária estaria disposto a largar de mão do PT indo para um partido onde possa discutir ideias de avanços sociais, administrações de realizações com expressões verdadeiramente voltadas pro povo. Diz que cautela e caldo de galinha não fazem mal e que o tempo é grande conselheiro, daí que...barata esperta não atravessa galinheiro.

A frase: “Você é hoje fruto daquilo que fez ontem”. Tradução livre de Kant na Crítica da Razão Pura.


Câmara estimula (Nota da foto)
A Feira do Microempreendedor da Câmara Municipal de Fortaleza vem impulsionando o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios na Capital, durante esta semana vários empreendedores estão participando do evento. Em sua 4ª edição, a Feira  se tornou um espaço garantido na Casa do Povo para a geração de oportunidades aos trabalhadores autônomos. Foto: Genilson de Lima.

O Zap Zap vai mandar
Besta de quem duvidar da importância das redes sociais nas eleições municipais deste ano em todo o País. Por mais atrasado que esteja no Ceará o Zapi zapi vai bombar.

Explico-lhe eu
A nova legislação eleitoral, até que alguém descubra uma forma de dar nela o drible da vaca vai deixar muita gente de mão estendida incluindo aí atuais prefeitos.

Rédea curta
Deputados na Assembleia reconhecem que as oposições vão deitar e rolar. Prefeitos sem grana são mal avaliados e quem podia distribuir cimento e pneu de bicicleta morreu.

Depoimentos
Zé Sarto diz que aposta em muita oposição pelos sertões. Adelânia Noronha diz que casa em dificuldade de estar em ordem e até salário atrasado poderá ajudar opositor.

E mais...
Líder do governo, Evandro Leitão pensa:"Teoricamente, os opositores teriam condição melhor, mas, em relação a todo o sistema, as atuais gestões terão melhores chances".

Gigantes da liseira
“Essa eleição é da oposição,do desestímulo, da falta de confiança. No cenário atual quem se agiganta são os opositores”. É assim que pensa Roberto Mesquita, do PSD.

Preços altos e ladroagem
Esses vão ser os dois pontos em que os candidatos de oposição vão tirar proveito; economia e corrupção. Mais e novos argumentos pra pedir voto, aposta Ely Aguiar.

O preço do feijão
Mais consumido no Ceará o feijão de corda andou na estratosfera. Em Fortaleza bate nos R$10,00 reais o quilo.No interior, novinho, não passa de R$6,00 o que ainda é caro.

Já o verde...
O feijão de corda verde, debulhado na cara do freguês, chega a R$5,00 reais o litro. Um litro deve dar coisa de uns 800 gramas. Com queijo e arroz de primeira...Iguaria.

Ontem e hoje
As lembranças de Paes de Andrade, as defesas da liberdade e suas mãos limpas que foram exemplos pra gerações (umas assimilaram outras,não) serão pregadas amanhã em Mombaça,sua terra natal com monumento,estátua e carinho de seus tantos amigos e admiradores.

Está muito dificil...

Operação "caça-reitor" Dalmo de Abreu Dallari De uns tempos para cá entrou na moda a designação de uma investida de or...