RC16 segue em inaugurações

Prefeitura inaugura novo posto de saúde no bairro Quintino Cunha

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta sexta-feira (02/12), às 17h, o Posto de Saúde Dr. Licínio Nunes de Miranda aos moradores do bairro Quintino Cunha, na Regional III. Esta é a 19ª unidade construída durante a gestão do prefeito Roberto Claudio e vai beneficiar aproximadamente 14 mil pessoas. Além do Prefeito, participam da solenidade de inauguração a secretária municipal da Saúde, Socorro Martins; o secretário da Regional III, Alexandrino Diógenes, e outras autoridades.

O novo posto contará com prontuário e ponto eletrônico, atendimento informatizado, salas de espera equipadas com cadeiras e aparelhos de TV, ambientes climatizados, farmácia, câmeras de videomonitoramento e horário de funcionamento ampliado, de 7h às 19h, com atendimento médico à demanda espontânea e programada.

Os usuários podem ter acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites/ gravidez), verificação de pressão arterial, medição de glicemia, retirada de pontos, troca de sondas, drenagem de abscessos, realização de pequenos curativos, dentre outros serviços. Serão disponibilizadas três equipes do Programa de Saúde da Família para a realização dos atendimentos.

De acordo com o coordenador de Saúde da Regional III, Walter Wesley, a ampliação da Rede de Atenção Primária proporciona aos usuários uma maior facilidade de acesso aos serviços. “Já possuímos dois postos no bairro Quintino Cunha. Com essa terceira unidade, garantimos um grande benefício para a população em relação ao deslocamento até a unidade”, ressalta.

Homenageado
Há 20 anos, faleceu o médico Dr. Licínio Nunes de Miranda. Nasceu em 13 de setembro de 1906, em Fortaleza (CE). Iniciou sua carreira profissional como médico sanitarista, no interior do Ceará, no Posto de Combate à Bouba em Palmácia. De lá, foi transferido para Quixadá, onde casou e nasceram os seus três primeiros filhos. Posteriormente, veio para Fortaleza, onde trabalhou e residiu por cinco décadas, vindo a falecer em 31 de julho de 1996.

Na administração pública, foi diretor de Saúde Pública (correspondente ao atual secretário estadual da Saúde) nos governos de Faustino Albuquerque (1947–51), Paulo Sarasate (1955–58) e Flávio Marcílio (1958–59). Durante a gestão Paulo Sarasate, expandiu o sistema de saúde pública com a construção de 12 postos de saúde no interior do Estado.

Serviço
Inauguração do Posto de Saúde Dr. Licínio Nunes de Miranda
Data: sexta-feira (02/12)
Hora: 17h
Local: Rua 6, s/n – Quintino Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário