Prefeito Nota 10 pra Sobral

Instituto vai a Sobral para conhecer rede de ensino

Membros do Instituto Educacional Alfa e Beto estiveram com o prefeito em exercício da cidade de Sobral, localizada a cerca de 250 quilômetros de Fortaleza, Carlos Hilton Soares discutindo os avanços da educação no Município e conhecendo de perto o trabalho realizado pela rede pública de ensino de Sobral. O Instituto Alfa e Beto é criador do Prêmio Prefeito Nota 10, que premiará, na próxima quarta-feira (14), em Brasília, o prefeito Veveu Arruda por oferecer educação de qualidade às crianças de Sobral.
Durante o encontro, Carlos Hilton explicou como Sobral chegou ao patamar de melhor educação pública do Brasil, segundo dados do Ideb. “A reestruturação educacional de Sobral começou na gestão do então prefeito Cid Gomes, que identificou na época, através de consultorias e de um trabalho braçal de todo o poder público, as fragilidades que a cidade tinha, como a desvalorização do professor, a falta de infraestrutura, a falta de novas ideias, a desvalorização de novos ensinos dentro do modelo básico educacional, entre outras fragilidades que na época foram transformadas em potencialidades”, explicou.
Segundo Carlos Hilton, “com o passar dos anos, e com o modelo padronizado pelo ex-secretário de Educação Ivo Gomes, Sobral deu um salto de crescimento gigantesco, com a criação das Escolas de Tempo Integral, Escolas Profissionalizantes, Centros de Educação Infantil, para crianças de 0 a 5 anos, valorização a leitura com projetos como a Brinquedoteca, reforma e ampliação da biblioteca pública, entre tantos outros serviços”.
Alfa e Beto
O Instituto Alfa e Beto possui uma gama de iniciativas que visam ampliar e qualificar o debate educacional no Brasil, como o Prêmio Prefeito Nota 10, que visa identificar e premiar prefeitos de municípios que oferecem educação de qualidade a todas as crianças. Para isso, são analisados o percentual de alunos com aprendizagem adequada na Prova Brasil (anos finais e iniciais), número de crianças avaliadas pelo exame nacional e índice de crianças na rede municipal de ensino.
O próximo premiado do projeto é o prefeito de Sobral Veveu Arruda, pelo desempenho na educação que, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é a melhor rede de ensino pública do Brasil. No próximo domingo, o portal de notícias do Instituto Alfa e Beto destacará os exitosos números do Município em uma reportagem especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário