Domingos FIlho vai pro trono

Domingos Filho é eleito presidente do TCM

O conselheiro Domingos Filho foi eleito na manhã desta quinta-feira (1/12) presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para o biênio 2017/2018.
Folha do Sertão Cearense
Ele obteve quatro dos sete votos e irá suceder o conselheiro Francisco Aguiar, que preside o órgão desde 2013.
Conselheiro e corregedor
A votação aconteceu em caráter secreto em seção ordinária. Na ocasião, também foram eleitos pelo mesmo placar e para o mesmo período de gestão o vice-presidente, conselheiro Manoel Veras, e o corregedor do Tribunal, conselheiro Pedro Ângelo. Os dois cargos são ocupados atualmente pelos conselheiros Ernesto Saboia e Hélio Parente, respectivamente.
“Vamos procurar ampliar a relação do Tribunal com os gestores públicos e acompanhar mais de perto os resultados das políticas publicas.Temos o desejo de dar mais transparência ainda com o uso das ferramentas da tecnologia da informação ganhando mais respaldo e reconhecimento da sociedade das ações do TCM”, afirmou o presidente eleito, conselheiro Domingos Filho.
Votação
Votaram em Domingos Filho os conselheiros Francisco Aguiar, Manoel Veras, Pedro Ângelo e o próprio Domingos. Em Hélio Parente votaram Ernesto Saboya e Marcelo Feitosa.
Posse
Domingos cumprirá mandato de dois anos (2017/2018) na sucessão de Francisco Aguiar que comandou o TCM por dois mandatos e não poderia mais concorrer à reeleição. A posse dos eleitos está prevista para ocorrer até o dia 20 de janeiro.
Domingos
O novo presidente do TCM foi empossado como conselheiro em 2014 e no ano seguinte assumiu a liderança do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do Tribunal. Acompanhou as viagens ao interior promovidas pelo programa itinerante de capacitação, onde participou efetivamente da orientação e qualificação dos gestores públicos e da sociedade.
Gestão Aguiar
Francisco Aguiar já é conselheiro do TCM há 10 anos. Em 2009, assumiu o cargo de conselheiro corregedor e foi eleito presidente da casa para o biênio 2013/2014, sendo reeleito para 2015/2016. Suas principais realizações foram a implantação do Observatório das Licitações, Portal de Licitações dos Municípios, Processo Eletrônico, Certidões Online, Prestação de Contas mensais via internet e o Núcleo de Educação a Distância. Os principais focos da sua gestão foram trazer inovações e modernidade ao órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário