Coluna do blog



 

A importância do caju

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, por meio do projeto Intercaju, irá inaugurar nesta quarta (21), às 15h, uma Unidade Familiar de Beneficiamento de Castanha e Pedúnculo do Caju, na comunidade Córrego dos Tanques/Torém, em Itapipoca. O Intercaju procura estimular a transferência de tecnologia entre os diversos elos das cadeias do caju e apicultura, contribuindo para o aumento de renda e melhoria da qualidade de vida de produtores, em 13 comunidades nos municípios de Amontada, Barreira, Bela Cruz, Cruz, Itapipoca, Itarema, Trairi e Tururu.Por meio do projeto, que integra o plano de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Caju (2014-2025), mais de 1500 produtores já foram capacitados em 86 cursos e oficinas de trabalho sobre diversos assuntos de interesse dos produtores das cadeias do caju e mel.Ao todo já foram instaladas 11 unidades familiares de beneficiamento de castanha de caju, quatro unidades de processamento de cajuína e três de extração de mel integradas a núcleos de apicultores, além da instalação de quatro poços profundos para atender as Unidades de Produção.De acordo com o coordenador técnico do Intercaju, José Ismar Parente, "o projeto se fundamenta nos princípios da cooperação e associativismo, na capacitação tecnológica dos produtores e micro e pequenos empreendedores rurais, na oferta de uma assistência técnica regular e de qualidade com transferência e difusão de novas tecnologias. O Intercaju promove a integração da produção com o processamento, mediante implantação de unidades de beneficiamento de pedúnculo e castanha de caju e de extração de mel", explica o coordenador.

 

A frase: “A espera é prima-irmã da angústia. Mãe da ansiedade”. Em contagem regressiva para o ano novo.



Estúdio novo (Nota da foto)
As 10 horas da manhã de hoje, 21, vai ser inaugurado o novo estúdio da TV Assembléia. No alto do edifício senador César Cals terá uma vista incomum. A vista é real; não é "tapadeira".

Sem visto
O governo do Canadá anunciou que a partir do dia 1º de maio alguns brasileiros não vão mais precisar de visto para visitas temporárias ao país a lazer ou a trabalho.

Dependência
A facilidade vale para brasileiros que já tenham viajado para o Canadá nos últimos dez anos ou tenham visto válido de não imigrante para os Estados Unidos.

Carimbão
Esses viajantes precisarão apenas solicitar uma autorização de viagem, a Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA).

Triste ou alegre
Moésio Loiola, 80% dos votos na reeleição, quatro anos de um mandato cheio de realizações, amado pelo povo da cidade que escolheu pra ser prefeito; condenado.

Primeira entrância
A Justiça Eleitoral da cidade disse que ele havia furado as regras de campanha e o fez inelegível por oito anos sem direito a assumir o mandato,sequer ser diplomado.

Recorreu
Moésio Loiola, correto com sempre foi, desde menino de calça curta,operador de áudio da Rádio Educadora de Sobral e cobrador da mesma,recorreu ao TRE e ganhou.

Irreverente
Irreverente, bom de piada, bom de serviço, sabendo que é duro ser um prefeito correto, cumpridor de dever, acusou o golpe da decisão judicial: “Não sei que fique alegre ou triste”.

Balanço
Comemorando 15 anos em 2016, a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE) teve diversos motivos para celebrar. A entidade ganhou 26 novos associados ao longo do ano.

Além disso...
...realizou com sucesso cinco eventos de negócios. A CBP-CE firmou  acordos de cooperação e participou do Web Summit (um dos maiores eventos tecnológicos do mundo) e Nersant Business.

Mas até a Lagarde
Christine Lagarde, a atual diretora-geral do FMI, foi considerada culpada de "séria negligência" pela justiça francesa, num caso de desvio de dinheiros públicos.Sem pena.

Alta temporada
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, apresenta hoje, quarta-feira , às 9h, a previsão de movimentação turística para o verão com números de viagens estimado e os principais destinos dos brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário