Coluna do blog



Transposição
O edital da primeira etapa (1N) das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco está disponível para consulta nos portais do Ministério da Integração Nacional e de Compras do Governo Federal (Comprasnet). O documento é referente aos serviços que não foram executados pela empresa Mendes Junior Trading S.A. no empreendimento. O aviso da licitação também foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (9). A previsão é de que as propostas das empresas sejam abertas na primeira quinzena de janeiro do próximo ano e a contratação das obras ocorra em fevereiro de 2017. Com 140 quilômetros de extensão, o trecho (1N) que está em licitação passa por quatro municípios: Cabrobó (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE). O modelo escolhido para a licitação é o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), definido pelo Ministério em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Após finalização das obras necessárias para a passagem da água no Eixo Norte, a previsão é beneficiar o reservatório Jati, no Ceará, em agosto, e a cidade de Fortaleza, em setembro de 2017. Tem quem acredite que as demais etapas (2N e 3N) desse eixo estão em ritmo final de construção.Os serviços que estavam sob a responsabilidade da Mendes Junior tiveram que ser licitados em função da construtora comunicar ao Ministério, em junho, a incapacidade de continuar com suas obrigações legais nos dois contratos da obra do Projeto São Francisco. Esta coluna apurou que empresários do Ceará não querem nem saber de obra do Governo. É que não querem se meter nessas coisas de propinas, delações, lavanderias e etc. e tal.

A frase: “Sorria; chorar entope o nariz”. De um observador da cena.


Igual aos outros (Nota da foto)
O presidente da Executiva Regional do PSD, deputado federal Domingos Neto, se reuniu com o senador Tasso Jereissati para discutir a formação de uma frente de oposição ao Governador Camilo Santana. Domingos recebe a orientação do pai e presidente eleito do TCM, Domingos Filho, que rompeu com Cid e Ciro ao apoiar o candidato dissidente Sérgio Aguiar (PDT) ao comando da Assembleia Legislativa. Pensava que Domingos Neto era diferente.

BNDES vai bancar
A instituição de fomento divulgou  carta com as condições de crédito para o leilão dos aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

O cabueta da Odebrecht
O ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho denunciou a entrega de dinheiro em espécie para autoridades  como o secretário Moreira Franco, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e os senadores Eunício Oliveira e Romero Jucá.

Ave Maria!!!
O documento não se limita a esses políticos. Fala ainda em Jaques Wagner, Antônio Palocci, Ciro Nogueira, Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Maia, Lúcio Vieira Lima, Gim Argello, José Agripino Maia, Marco Maia, Arthur Maia e Kátia Abreu.

Eu?! Que horor!
O senador Eunício Oliveira afirmou, em nota , que todos os recursos de suas campanhas foram recebidos, declarados e aprovados pela Justiça Eleitoral. E disse que nunca autorizou ninguém a negociar em seu nome recursos para favorecer empresas públicas ou privadas.

Icó sofre
A Comissão de Transição de Governo do Município de Icó, protocolou reclamação junto a Promotoria de Justiça da Comarca icoense e Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, alegando que embora já tenha existido 4 (quatro) reuniões com diversos pedidos de documentos, 90% dos pleitos nada foram entregues até o presente momento.E é?

Vamos tratar disso depois
O repasse dos R$ 47,1 milhões do termo de compromisso assinado por Camilo e o Interino,  está condicionado à aprovação do Plano de Trabalho pelo Ministério, que foi entregue pelo governo estadual no último dia 7 de dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário