Baron cai na Amazônia

 Força Aérea Brasileira encontra aeronave desaparecida em Tabatinga



Agência Brasil
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirma acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-ICU, modelo BE-58, ocorrido em Tabatinga, no Amazonas. A aeronave estava desaparecida e foi encontrada por volta das 15h30 (horário local) de ontem (23). A aeronave foi encontrada a 13,5 Km da cabeceira da pista do aeroporto de Tabatinga. Bombeiros locais informaram que quatro pessoas estavam a bordo. Três pessoas morreram e uma sobreviveu. Os nomes não foram divulgados.
De acordo com informações divulgadas pela FAB, o pequeno avião havia decolado de Tefé (AM) com quatro passageiros a bordo, às 10h32 local. O destino era Tabatinga (AM). O piloto fez o último contato com o controle de tráfego aéreo pouco antes do horário previsto para pouso, que era 11h30 local.
Uma equipe de investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), sediado em Manaus, será enviada ao local do acidente para iniciar os trabalhos de investigação. A previsão de chegada é por volta das 16h local.
O objetivo dessa investigação é prevenir ocorrências semelhantes, por meio de Recomendações de Segurança. Para isso, a equipe leva em conta diversos fatores contribuintes, sejam materiais (sistemas da aeronave e projeto, por exemplo), humanos (aspectos médicos e psicológicos) ou operacionais.
Não é possível estabelecer prazo para o término das investigações, o qual varia de acordo com a complexidade de cada ocorrência. No entanto, é importante ressaltar que não é necessário esperar a finalização do processo para promover ações preventivas: à medida que identifica possíveis fatores de risco para a aviação, o CENIPA emite as Recomendações de Segurança.

 Piloto acreano é uma das três vítimas de acidente com avião no interior do Amazonas

O piloto acreano Atilon Alencar tinha 34 anos e havia casado há pouco tempo


Piloto acreano é uma das três vítimas de acidente com avião no interior do Amazonas

A aeronave modelo BE-58, prefixo PT-ICU, que decolou de Tefé e caiu a 13,5 quilômetros do aeródromo do município de Tabatinga, no interior do Amazonas, na manhã desta sexta-feira, 23, era pilotada pelo acreano Atilon Alencar. Ele era natural do município de Cruzeiro do Sul e está entre as três vítimas fatais do acidente. Uma pessoa foi resgatada com vida por homens do Corpo de Bombeiros que trabalharam nas buscas no local.

Atilon Alencar tinha 34 anos e havia casado há pouco tempo. Há sete era piloto. Ele morava em Manaus. Deixou sua terra natal no Juruá para residir na capital amazonense depois de fazer um curso para piloto de avião, sua paixão.

“A navegação aérea de Cruzeiro do Sul está de luto”, disse Paulo Soriano, controlador aéreo do aeroporto de Cruzeiro do Sul, colega de Atilon.

O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), sediado em Manaus, irá investigar as causas do acidente.

Informações dão conta de que a aeronave desapareceu dos radares pouco antes das 11h30. O avião decolou da pista do município de Tefé às 10h32 e deveria chegar ao seu destino às 11h30. O último contato do piloto com o controle de tráfego ocorreu pouco antes do horário previsto para pouso.

A aeronave possuía certificado de aeronavegabilidade válido até janeiro de 2019, estava com seu registo de manutenção em dias e com a documentação regular, segundo a Anac.

A família se no mobiliza para velar o corpo de Atilon Alencar em Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário