As danações do Veveu

Prefeito de Sobral recebe Prêmio Nota 10 em Brasília

Por assegurar uma rede de ensino de qualidade, com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, o prefeito de Sobral Veveu Arruda recebeu o Prêmio Prefeito Nota 10, como vencedor nacional. Conferida pelo Instituto Alfa e Beto para incentivar a equidade e a qualidade no ensino brasileiro, a premiação foi realizada nesta quarta-feira (14), no Ministério da Educação, em Brasília.
“Esse prêmio nos estimula a continuar trabalhando para superar os problemas e dificuldades que ainda temos. Somos a melhor rede de educação do Brasil, mas ainda estamos muito atrasados em relação ao restante do mundo”, afirmou o prefeito Veveu, que agradeceu e dividiu o reconhecimento: “Esse prêmio não é só meu, mas é um prêmio da população sobralense, da comunidade escolar, pais, alunos, professores, diretores, os que fazem a Secretaria de Educação, mas é um prêmio também do Cid, que iniciou esse trabalho, do Leônidas que prosseguiu. O que me estimula é a certeza de que a educação é o instrumento mais poderoso e mais eficaz existente no mundo para o enfrentamento e superação das tremendas desigua
ldades socioeconômicas que temos no Brasil, e para assegurar uma vida digna para as pessoas”.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, elogiou o resultado da educação de Sobral frente às dificuldades socioeconômicas. “Sobral sendo um município do Semiárido do Nordeste brasileiro hoje é exemplo de que quando há foco e determinação os resultados aparecem. Os senhores são bons exemplos que devem ser seguidos e referenciados por mostrarem que, os resultados podem ser alcançados com determinação, vontade e cooperação com a população”.
Receberam menção honrosa, os prefeitos de São Caetano do Sul (SP), Paulo Pinheiro, e de Joinville (SC), Udo Döhler, por seus municípios estarem à frente nas regiões Sudeste e Sul. Nas regiões Norte e Centro-Oeste nenhum município chegou perto dos critérios mínimos de qualidade e equidade. O Prêmio Prefeito Nota 10 usou como base a análise dos microdados da Prova Brasil 2015, o percentual de alunos com aprendizagem adequada (anos iniciais e finais), o número de crianças avaliadas pelo exame nacional e o índice de crianças na rede municipal de ensino.
O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, explicou que “a ideia do prêmio é chamar a atenção para o conceito de rede de ensino de qualidade, na qual o pai pode colocar o filho em qualquer escola e ele terá um educação de qualidade. O prefeito é o premiado porque ele é o ator central para realizar políticas públicas de qualidade. Sobral é um caso único no Brasil até hoje e temos aqui a evidência de que podemos melhorar a educação e a esperança de que com o exemplo desses municípios, nós consigamos aos poucos transformar o Brasil”.
Rede
A gestão do prefeito Veveu Arruda elevou a educação de Sobral ao patamar de melhor rede de educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Com os investimentos feitos nesta gestão, o município saiu da 55ª posição no Ideb, em 2009, para a 1ª lugar do Brasil, com Ideb 8,8.
O prefeito Veveu inaugurou 10 Centros de Educação Infantil (CEI), que permitiram universalizar a pré-escola e ampliar para quase 50% o atendimento de crianças de 0 a 3 anos em creches, enquanto a média de atendimento no Brasil é de 25%; e outros cinco CEI estão em obras. Para atender adolescentes do 6° ao 9° ano, a gestão iniciou a implantação da educação em tempo integral, que já conta com dois Colégios Sobralenses em funcionamento e outras 11 escolas em fase adiantada de construção.
Para avaliar a qualidade da educação em todo o Ensino Fundamental, a gestão ampliou a avaliação externa e o Prêmio Escola Aprender Melhor para todas as séries. E para aprimorar mais ainda o ensino, a Prefeitura de Sobral está concluindo um novo currículo, dentro do Programa de Fortalecimento e Inovação da Política Educacional do Município, que tem como meta elevar o patamar da rede de ensino de Sobral para uma das três melhores da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário