quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Zezinho Albuquerque comanda o show

Governo do Ceará lança ações do Programa Mais Infância Ceará e I Edital Cultura Infância nesta sexta (18)

I Edital Cultura Infância, Série “Tempo de Brincar” e Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância serão lançados pelo Governo do Ceará em uma programação especial para o público infantil

A infância será o grande foco das ações lançadas nesta sexta-feira (18), às 16 horas, no Vicente Pinzon. O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Cultura, em parceria com a TV Ceará, realizará o lançamento das ações do Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceara, e do I Edital Cultura Infância, primeiro edital em todo o Brasil voltado exclusivamente para apoio a projetos culturais para o público infantil. O evento contará com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana; do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; do presidente da TV Ceará, Tibico Brasil; do presidente do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar; do coordenador do Fórum Cultura Infância do Ceará, Emídio Sanderson, entre outros representantes de ações e políticas para a infância.

Durante o evento desta sexta-feira, as crianças vão se divertir com programação de arte, cultura e lazer, a partir das 16 horas. Entre as atrações estão teatro infantil e de fantoches, contação de histórias, espetáculo infantil, apresentação do Circo Escola, além de oficinas de brinquedo, pintura facial e em tela, escultura de balões, jogos e brincadeiras populares, entre outros.

As ações do Programa Mais Infância que serão lançadas nesta sexta-feira incluem a série “Tempo de Brincar”, com cinco pequenos documentários, de aproximadamente cinco minutos cada, sobre as formas de brincar das crianças do Ceará. A coleção criada pela TVC é uma realização do Governo do Ceará, por meio do “Programa Mais Infância Ceará”, idealizado pela primeira-dama Onélia, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).


Os filmes são inspirados nos cinco direitos fundamentais do brincar: “brincar com todos, brincar o tempo todo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando”. Cada filme explora uma dessas ideias em situações reais, mostrando como o tempo de brincar acontece em diferentes comunidades cearenses. As gravações foram realizadas em Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzon, Sabiaguaba, Aldeota), e em Nova Olinda, município da região do Cariri.

Outra ação é o lançamento do Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância, que é voltado para crianças. O material tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, através dos desafios, passatempos e atividades diversas que trabalham a ludicidade. As crianças também vão conhecer e se identificar com a turminha formada por 12 personagens.

I Edital Cultura Infância
Também nesta sexta-feira será lançado o I Edital Cultura Infância, com R$ 1 milhão em recursos do Governo do Ceará para investimento direto em projetos culturais relacionados a essa temática, a serem realizados em todo o Estado. O Edital Cultura Infância é o primeiro, em todo o País, destinado especificamente ao apoio a projetos culturais voltados para premissas como o reconhecimento das crianças como indivíduos autônomos, cidadãos e detentores de direitos, promovendo a infância como categoria social e cultural; o respeito às peculiaridades das diferentes identidades e fases da infância e suas implicações culturais, educacionais, sociais e econômicas; a contribuição para o desenvolvimento integral da criança por meio da Cultura Infância, nos aspectos físico, mental, ético, estético, político, humano e social.

O incentivo à convivência familiar e comunitária por meio da Cultura Infância, o acesso da criança a experiências e interações estéticas, contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais, e a valorização da diversidade cultural da infância cearense são outros princípios que norteiam o edital, construído com amplo diálogo com a sociedade, com destaque para os debates com o Fórum Cultura Infância, do Ceará, e para a consulta pública aberta via Internet pela Secult no último dia 12 de outubro, Dia da Criança, no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço
Lançamento das ações do Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará e do I Edital Cultura Infância
Quando: 18/11/2016
Horário: a partir das 16 horas
Onde: Praça da Conquista do Conjunto São Pedro, na Rua Brisa do Mar, s/n, Vicente Pinzon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário