Na Serra Grande...

JA: Viçosa do Ceará festeja sucesso do 

programa da SPD

Iniciativa preventiva contemplou estudantes do ensino médio no município serrano


A terça-feira, 29 deste mês, promete ser um dia festivo e inesquecível para 850 estudantes do ensino médio do município de Viçosa do Ceará, localizado na macrorregião Serra da Ibiapaba. Os jovens serão os protagonistas da programação de encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA), uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). O roteiro incluirá apresentações artístico-culturais, mostra de trabalhos variados sobre prevenção às drogas, sorteio de prêmios e a entrega de troféus às equipes de alunos vencedoras da gincana cultural do JA.

As atividades acontecerão na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Deputado José Maria Melo, pela manhã; e na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Doutor Júlio de Carvalho, no período da tarde. A coordenação dos eventos ficará à cargo da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, que tem à frente a psicóloga Miriam Barreto.

O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas da rede estadual. O público-alvo são estudantes do ensino médio. Na primeira fase, foram beneficiados 11.592 estudantes distribuídos em 19 escolas de sete municípios cearenses. A segunda fase segue até o final de 2016, alcançando 16 municípios e favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.

O Juventude em Ação envolve um conjunto de atividades educativas. Inicia com a aplicação do jogo retrô 'Na trilha da Prevenção' e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implementação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios para além das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.

Com a efetivação do JA nas escolas, a SPD objetiva a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, bem como contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O JA proporciona, ainda, o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens e a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, enfatiza que a aceitação positiva do Juventude em Ação por parte dos jovens deve-se à linguagem direta, descontraída e acessível do programa, permitindo que os conhecimentos sobre drogas sejam elaborados de forma reflexiva, crítica e solidária, entrelaçados com a vida cotidiana. Os jovens deixam de ser meros ouvintes e se tornam protagonistas no aprendizado e na difusão de conhecimentos sobre prevenção às drogas na busca de uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário