Ironman bole com Fortaleza

Ciclofaixa de Lazer muda Rota Leste para realização do Ironman em Fortaleza

Com a realização do Ironman em Fortaleza neste fim de semana, a Rota Leste da 107ª edição da Ciclofaixa de Lazer deste domingo (20/11) será modificada e ligará o Parque do Cocó à Praça Luíza Távora, na Aldeota. Já a Rota Oeste, que sai do bairro São Gerardo, e a Rota Sul, saindo do bairro Montese, permanecerão normalmente indo em direção ao Passeio Público, no Centro.
Os percursos também continuarão no mesmo horário, de 7h às 13h, possibilitando cerca de 17,8 quilômetros de deslocamento seguro para ciclistas em importantes vias da cidade, permitindo também o acesso a diversas opções culturais, como o Museu da Indústria, o Campus da Unifor e a 10ª Região Militar.
Rota Leste
Neste domingo, a já conhecida Rota Leste terá seu percurso modificado, oferecendo cerca de 6,8 quilômetros, saindo do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Praça Luíza Távora, na Aldeota. O percurso seguirá pela Rua Valdetário Mota, e pelas avenidas Santos Dumont, dos Jangadeiros, Júlio Abreu, Dom Luís, indo pela Rua Barbosa de Freitas, em seguida pela Avenida Santos Dumont e Rua Monsenhor Bruno, finalizando na Praça Luíza Távora.
Rota Oeste
Já a Rota Oeste permanecerá ligando a Praça Jonas Freitas, conhecida como “Praça dos Animais” ou “Praça do North Shopping”, no bairro São Gerardo (Regional I), ao Passeio Público, num percurso de 4,7 quilômetros. O circuito passará pelas ruas Três, Braz de Francesco, seguindo pela Avenida Bezerra de Menezes, depois pela Rua Justiniano de Serpa, em seguida para a Avenida Domingos Olímpio e Rua Senador Pompeu, onde finaliza no ponto de convergência do Passeio Público, por trás da 10ª Região Militar.
Rota Sul
A Rota Sul, com aproximadamente 6,3 quilômetros, também continuará ligando a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese (Regional IV), ao Passeio Público. O percurso partirá da Avenida Professor Gomes de Matos, seguindo pela Rua Pré Nove, depois pela Avenida dos Expedicionários e Rua Senador Pompeu, chegando à Rua João Moreira, onde finaliza no Passeio Público.
Pontos de Apoio
Para garantir o suporte aos cliclistas, a Ciclofaixa de Lazer oferecerá quatro pontos de apoio, divididos no Passeio Público (Centro), Praça Jonas Freitas (São Gerardo), Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Montese) e no Anfiteatro do Parque do Cocó. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal darão suporte em todas as rotas.
Nos pontos de apoio, haverá aluguel de bicicletas, distribuição por parte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de mudas de pequeno e de médio porte, plantas nativas (ipê, pau-branco, cedro, cajueiro, acerola, goiaba) e ornamentais (mino-alamandra, espadinha, mini- lacre, beijinho), atendimento do Samu. No ponto de apoio do Passeio Público e na Praça Jonas Freitas, haverá cadastramento do Bilhete Único e do projeto Bicicleta Integrada, por parte do Sindiônibus, bastando apresentar CPF, RG e comprovante de endereço atualizado.
Iniciada em 21 de setembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer é uma das principais opções de programação cultural e esportiva para todas as idades aos domingos em Fortaleza. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que tem se notabilizado com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada edição.
Museu da Indústria
Localizado na Rua Dr. João Moreira, 143, esquina com a Rua Floriano Peixoto, o Museu da Indústria valoriza e preserva as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense e está disponível para visitas aos domingos, de 9h às 13h, desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos”. O espaço recebe e guarda as bicicletas dos visitantes.
Campus da Unifor
Aberto de 8h às 18h, o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) tem amplo espaço onde os ciclistas poderão pedalar à vontade e a pista de corrida também estará aberta ao público.
10ª Região Militar
Equipamento cultural que também está em funcionamento aos domingos no Centro da cidade, com entrada pela Av. Alberto Nepomuceno, S/N (em frente ao Mercado Central), onde os ciclistas podem realizar visita com guias especializados no período de 9h às 12h, bem como podem estacionar as bicicletas em espaço reservado no interior da fortificação.
Ciclofaixa de Lazer abre espaço para programação cultural
A Prefeitura de Fortaleza abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. As propostas podem ser enviadas para o e-mail: gestaocicloviaria@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário