Hora de passar a limpo o caixa dois

Deputados acertam anistia a caixa dois

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acertou, ontem, com líderes dos principais partidos políticos a emenda que pretende anistiar a prática do caixa dois eleitoral e que pode livrar a maioria dos alvos da Operação Lava Jato.
O acerto foi feito em almoço realizado na residência oficial da presidência da Câmara, no Lago Sul de Brasília, e depende agora apenas de aval das bancadas partidárias. Há resistência em algumas legendas, porém, entre elas o PT.
A intenção era aprovar a medida ainda na noite desta quarta, no plenário, como emenda ao pacote de propostas do Ministério Público Federal, que deve ser aprovado em comissão da Casa e, na sequência, ir diretamente para o plenário.
Segundo a reportagem apurou, o texto elaborado estabelece na legislação que não sofrerão punição aqueles que receberam doações, contabilizadas ou não, de valores, serviços e bens para atividades eleitorais e partidárias realizadas até a data da entrada em vigor da regra.
Alvos
Esse texto abre margem para livrar grande parte dos alvos da Lava Jato, já que os políticos que receberam recursos desviados da Petrobras, via empreiteiras, têm argumentado que usaram esse dinheiro em campanhas ou atividades partidárias, declaradas à Justiça ou não -essa segunda hipótese é o chamado caixa dois.
A intenção de Maia e aliados é aprovar a medida no plenário de forma “simbólica”, ou seja, sem registro nominal dos votos. O objetivo é evitar desgaste individual à imagem dos deputados.
Parte do PT, porém, já recolhe assinaturas para exigir a votação nominal. E se coloca contra o acordo.
O principal temor do mundo político hoje é com a delação premiada da empreiteira Odebrecht, a maior do país e tradicional financiadora de congressistas. Estima-se que mais de cem políticos sejam incriminados após o acordo da empresa com as autoridades da Lava Jato.
Em setembro houve uma tentativa de aprovação na Câmara da anistia em uma votação-relâmpago, mas a operação acabou fracassando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário