Hillary vencerá eleição americana

Novas pesquisas indicam vantagem de Hillary nos EUA

Um dia após pesquisas indicarem acirramento da corrida eleitoral norte-americana, novos levantamentos mostram que a candidata democrata Hillary Clinton mantinha leve vantagem sobre o adversário republicano Donald Trump na disputa presidencial dos Estados Unidos a menos de uma semana da eleição de 8 de novembro.
A pesquisa New York Times/CBS com 1.333 eleitores apontou vantagem de 3 pontos percentuais para Hillary, no limite da margem de erro do levantamento realizado entre 28 de outubro e 1º de novembro.
Já o levantamento Washington Post/ABC mostrou a democrata com 2 pontos percentuais de vantagem entre os 1.767 eleitores entrevistados entre 29 de outubro e 1º de novembro. A pesquisa também tem margem de erro de 3 pontos.
Os dados refletem a intenção de voto dos eleitores em nível nacional, o que tem relevância para medir o clima antes da eleição, mas que não é decisivo, já que a escolha do próximo presidente é feita de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, eleito a partir de votos de delegados nos Estados do país.
Nas pesquisas divulgadas na quarta (2), focando Estados decisivos da eleição, Hillary aparecia quatro pontos à frente na Pensilvânia e Trump tinha vantagem de cinco pontos no Arizona.
Pesquisa
O levantamento, da CNN/ORC, diz que na Flórida, Hillary aparece com 49% e Trump com 47%, em uma das mais apertadas disputas do Estado. Em Nevada, o candidato passou a oponente e registrou agora 49%, ante 43%.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A reta final da campanha foi abalada por turbulência em ambos os partidos. Trump foi constrangido com revelações sobre o modo vulgar e agressivo com que tratou mulheres.
Hillary é alvo de mais uma varredura pelo FBI, a polícia federal americana, que investiga e-mails da ex-secretária de Estado de uma conta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário