Bom dia

Empresário Jorge Paulo Lemann visita rede municipal de ensino de Sobral


O sucesso da educação pública de Sobral chamou a atenção do empresário Jorge Paulo Lemann que, acompanhado de integrantes da Fundação Lemann, visitou escolas de rede municipal de ensino e conversou com o prefeito Veveu Arruda e a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, nesta quinta-feira (24). “Vocês aqui em Sobral estão muito a frente do que acontece no restante do Brasil. É fantástico o que está acontecendo aqui!”, disse o empresário, parabenizando os resultados da rede municipal de educação de Sobral, que saiu da posição 1.366º, em 2005, e hoje tem a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre mais de 5.570 municípios brasileiros.



A primeira visita foi ao Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, que obteve o terceiro melhor Ideb do Brasil (7,6) para os anos finais do ensino fundamental, entre as escolas municipais. O grupo acompanhou uma aula de história e outra de matemática, conheceu a estrutura dos laboratórios de matemática e ciências e da biblioteca, conversou com a diretora, professores e alunos. O aluno do 8º ano Vitor Santos falou da importância da escola para a sua vida. “Quando eu cheguei nesse Colégio meu sonho era ser jogador de futebol, como qualquer garoto, e aqui meu universo foi ampliado e hoje quero ser da área de engenharia, quem sabe ser um astronauta”, disse o jovem que também compõe o Conselho de Liderança do Dorilene Arruda.


A comitiva também conheceu o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, que beneficia cerca de 2 mil alunos, a grande maioria da rede pública, em cursos de inglês, espanhol, informática e ciências. Na ocasião, a secretária de Educação, Iracema Sampaio, apresentou o projeto educacional de Sobral - estruturado nos eixos fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento da ação pedagógica e valorização do magistério – e falou do novo currículo, que tem como meta elevar o patamar da rede de ensino de Sobral para uma das três melhores da América Latina e torná-la uma referência em educação no Continente.

Em anos anteriores, o Conselho da Fundação Lemman visitou o sistema educacional de Cingapura, país localizado no Sudeste Asiático, e dos Estados Unidos, que assim como Sobral saíram de uma história de fracassos na educação e hoje são referência de educação pública de qualidade. “Queremos aprender com Sobral e poder ajudá-los a enfrentar o novo desafio de competir com o mundo”, disse o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne.

Foram visitadas ainda, a Escola Emílio Sendim, que tem a melhor a melhor nota do Ideb no Brasil para os anos iniciais do ensino fundamental, o Centro de Educação Infantil Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão e a Casa da Avaliação Externa. Após as visitas o empresário sugeriu que o município inclua o empreendedorismo nas disciplinas ensinadas para os alunos das escolas municipais. “Dando essa oportunidade para esses jovens já na escola é uma maneira de contribuir para um Brasil de futuro porque sem educação, sem empreendedorismo o país não vai pra frente”, afirmou.



Além de ter o melhor Ideb do Brasil, Sobral também foi destaque no estudo 'Excelência com Equidade', desenvolvido pela Fundação Lemann e Itaú BBA, que identificou municípios brasileiros que são exemplo de como garantir o aprendizado de alta qualidade independentemente do perfil socioeconômico do aluno. O município também tem parceria com a Fundação no 'Projeto Khan Academy na Escola', no qual alunos do 3º, 4º e 5º anos utilizam a plataforma on-line para estudo de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário