“Uber do governo” começa a funcionar em janeiro de 2017
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão informou ontem
(3) que a empresa Shalom Ltda. venceu a licitação para o serviço de
transporte de servidores públicos em atividades administrativas. O valor
anual do serviço será de cerca de R$ 12,7 milhões. Atualmente, segundo o
Planejamento, o gasto estimado com a frota própria é de R$ 32 milhões. O
sistema começará a funcionar, em caráter piloto, em janeiro de 2017.
A ideia é que o novo modelo de transporte de servidores em serviço
seja uma espécie de “Uber do governo”, com disponibilização de um
aplicativo adaptado às necessidades do serviço público. Inicialmente,
participarão apenas cinco ministérios: do Planejamento; da Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Saúde; da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento e da Transparência, Fiscalização e Controle.
Até o início de 2018, espera-se que todos os ministérios migrem para o
sistema. Atualmente, segundo o Planejamento, o serviço de transporte é
descentralizado: cada ministério tem uma central de atendimento na qual o
servidor solicita o carro. No novo modelo, o Ministério do Planejamento
ficará responsável por gerir um único contrato, que atenderá a vários
ministérios.
O transporte será realizado com frota da empresa vencedora da
licitação. Os veículos do governo, cerca de 130, serão realocados para
atender a outras necessidades da administração pública federal.
No novo sistema, o governo pagará os deslocamentos dos servidores por
quilômetro percorrido e tempo de utilização. Com as mudanças, além da
redução do gasto, o governo espera ter mais controle sobre o transporte
dos servidores, com informações precisas sobre o trajeto, por exemplo.
Os funcionários dos ministérios também poderão avaliar a qualidade do
serviço de transporte.
Fonte: Agência Brasil
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