5 de novembro

Dia da Cultura terá comemoração especial neste sábado, 5/11, no Theatro José de Alencar, com programação especial e sanção do Plano Estadual de Cultura pelo governador Camilo Santana

O Dia Nacional da Cultura, comemorado anualmente em 5 de novembro, data de nascimento de Ruy Barbosa, contará neste sábado, em Fortaleza, com uma programação especial e um marco para a política cultural do Ceará. A partir das 9h da manhã, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), receberá artistas, produtores, gestores, articuladores culturais e os integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (Coepa) para uma programação diferenciada, incluindo a solenidade de sanção, pelo governador Camilo Santana, da lei do Plano Estadual de Cultura, aprovada pela Assembleia Legislativa. Elaborado em amplo diálogo com a sociedade, o Plano define as metas e diretrizes para a política cultural nos próximos 10 anos.

A lei de criação Medalha José de Alencar da Ordem do Mérito Cultural Cearense, a ser conferida pela Secult a pessoas e entidades de destaque nas artes e na cultura, também será assinada pelo governador Camilo Santana, na programação especial deste sábado no TJA. As atividades terão às 9h, com café da manhã e receptivo ao público, sob a música do Seará Quarteto, e se estenderão ao longo de todo o dia, com uma ampla programação artística.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, dará as boas-vindas ao público e fará uma homenagem aos servidores da Secult, neste 2016 em que a Secretaria, pioneira em todo o Brasil, comemora seus 50 anos. Também será apresentado o selo especial dos Correios, elaborado em homenagem ao aniversário da Secult.

A programação também contará com participação do Coral Infantil da ONG Tapera das Artes, de Aquiraz, uma das mais premiadas entidades que trabalham com educação, arte e cultura em nosso Estado, com destaque para o trabalho de educação musical, e dos músicos Lorena Nunes e Claudio Mendes - respectivamente, cantora e multiinstrumentista egressos do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Secult, e dois nomes de destaque na nova cena musical do Ceará e do Brasil, inclusive com passagens pelo exterior (ambos retornaram há poucos dias de uma turnê por Espanha e Portugal).

Sanção do Plano: conquista da política cultural

Mas a grande estrela do dia é o Plano Estadual de Cultura, que terá sua lei sancionada pelo governador Camilo Santana, em um marco simbólico e concreto para a política cultural do Ceará. Afinal, o plano traz entre suas diretrizes e metas desafios ambiciosos. Entre eles, o investimento em cultura de pelo menos 1,5% do orçamento do Poder Executivo, o aumento de 60 para 80 Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos pelo Estado, o reforço à política para as artes, a maior presença da política cultural no Interior, todos compromissos referendados pela gestão do governador Camilo Santana.

Elaborado "a muitas mãos, a muitos pensamentos, depois de um processo construtivo, colaborativo, coletivo", como destaca o secretário Fabiano dos Santos Piúba, o plano "é um marco importante para a consolidação da política cultural do Estado, sobretudo na diversidade cultural. Uma política de estado para a diversidade cultural cearense e brasileira", ressalta o secretário.

"O futuro apontado pelo Plano está no presente, no compromisso estabelecido pelo governador Camilo de instituí-lo como uma política de Estado. Mas sempre tendo em vista que o Plano é também uma corresponsabilidade da sociedade civil, sobretudo do setor artístico e do campo cultural, mantendo seu olhar atento e sua atuação orgânica para juntos trabalharmos no desenvolvimento de suas ações e no atingimento de suas metas", destaca Fabiano dos Santos. "Manter essa dinâmica será vital para o êxito de nosso Plano, permanecendo acesa a chama da construção social e coletiva que gerou essa agenda arrojada", complementa.

Ampla participação da sociedade

O governador Camilo Santana destaca que "hoje o Plano Estadual de Cultura é uma realidade porque sua formulação resultou de um processo de construção social e coletiva com ampla participação da sociedade civil cearense, passando por várias instâncias como os fóruns de linguagens artísticas e de segmentos culturais, pela Conferência Estadual de Cultura e pelo Conselho Estadual de Política Cultural".

"O Plano não é apenas uma determinação política do Governo do Estado. É um desejo potente e uma vontade social que acredita na centralidade da cultura como um direito de cidadania, mas também como vetor de desenvolvimento. É um pacto entre Estado e Sociedade na construção de uma política pública de cultura institucional, forte, dinâmica, ativa, orgânica, colaborativa, criativa e transformadora de realidades sociais", enfatiza o governador.

Programação ao longo de todo o sábado no TJA

A programação artística especial no Theatro José de Alencar continua ao longo de todo o sábado, 5/11, com entrada franca. Os vários espaços do TJA serão ocupados com peças como "Egotrip - Ser ou não ser? Eis a comédia", de João Sanches (Bahia); com recital de música de integrantes do curso de música da Uece; com exposição de fotos assinadas por Sol Coelho; e show da banda Os Transacionais, no jardim do Theatro. 

A partir de 14h, o público já pode conferir a visita guiada ao centenário equipamento cultural. A atividade também acontece às 15h, 16h e 17h. Uma visita guiada acessível para pessoas com Deficiência Visual acontecerá às 15h, enriquecendo a programação.

A exposição "A Luz do Sol", que reúne 21 fotos produzidas pelo fotografo Sol Coelho, estará aberta à visitação. Com a partida  prematura do jovem fotógrafo, o TJA organizou de forma colaborativa a exposição que reúne fotografias de grupos de Fortaleza, como Grupo Imagens, Coletivo As Travestidas, a bailarina Silvia Moura, o ator Ari Areia, a Cia. Dita, o Ballet de São Paulo e a atriz paraibana Zezita Matos. A exposição fica em cartaz até o dia 14 de novembro, aberta à visitação de terça a sexta de 9h às 18h e sábados e domingos de 14h às 18h.

Circo, música, teatro e bonecos

A programação do Dia Nacional da Cultura tem continuidade com a performance do Circo Sem Lona, às 16h, na calçada do Theatro. No foyer do theatro, às 17h, acontece o recital "Piano e Cia.", com integrantes do curso de música da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O teatro também entra em cena. Às 18h, na sala Sidney Souto, anexo do TJA, será apresentada a peça "Pecados de Inocência", com Natália Falcão e direção de Joca Andrade. Às 19h, no Teatro Morro do Ouro, anexo do equipamento, haverá apresentação da peça "Os Tamburetes", com Joca Andrade e Gil Brandão

A Cia. Epidemia de Bonecos também entra em cena, com duas apresentações na calçada do TJA. Às 18h, com a encenação "Teatro Lambe Lambe apresenta 'Trepinha'", e às 18h45, com "Romance de Creusa e Evangelista".

Show com Os Transacionais e peça de João Sanches (BA)

O encerramento da programação especial do TJA será com duas grandes atrações, envolvendo música e teatro. Às 20h, no palco principal, João Sanches apresenta a peça "Egotrip - Ser ou não ser? Eis a comédia", diretamente de Salvador, Bahia. O envolvente e divertido enredo do espetáculo gira em torno de um grupo de quatro amigos tipicamente urbanos e individualistas que decidem viajar para uma longínqua cidadezinha do interior com o propósito de recuperar um suposto “anel de nobreza” pertencente à família de um deles.

Em seguida, a banda Os Transacionais faz show no jardim do TJA, trazendo o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, indo do Iê Iê Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega e a descontração do frevo e afoxé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário