sábado, 1 de outubro de 2016

Saindo do forno...

O POVO/DATAFOLHA. votos válidos RC tem 39%; Wagner 31%; Luizianne 17%

Na véspera da eleição, última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha mostra vantagem de oito pontos de Roberto Cláudio sobre Capitão Wagner, com cenário de 2º turno
AddThis Sharing Buttons
Política

A eleição em Fortaleza chega ao dia da escolha do próximo prefeito com cenário de disputa entre Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) no 2º turno. Na véspera da votação, última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha aponta o prefeito com 39% dos votos válidos, contra 31% do deputado estadual. A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) surge em seguida, com 17%.
 
No balanço de votos válidos, que é a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado, são excluídos da conta eleitores que declaram votos brancos e nulos, assim como indecisos. Pesquisa ainda aponta que, apesar de pouco provável, há possibilidade de mudança no cenário: a um dia da eleição, 17% dos eleitores ainda dizem que podem mudar de voto.
 
Como para vencer no 1º turno um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, é clara a tendência de 2º turno em Fortaleza. 
No último levantamento, dos dias 22 e 23 de setembro, Roberto Cláudio registrava mesmo índice de 39% dos votos válidos. Já Capitão Wagner oscilou negativamente um ponto, indo de 32% para 31%.
 
Demais candidatos permaneceram com mesmos índices, ou oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Luizianne Lins manteve índice de 17 pontos percentuais. Heitor Férrer (PDT) também permaneceu com 7%, seguido de Ronaldo Martins (PRB), com 4% e João Alfredo (Psol), com 2%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS) não pontuaram.
Apesar de 89% se declararem decididos, 19% admitiram ainda não saber o número de seus candidatos.

Votos totais
Nos votos totais – incluindo 5% de brancos e nulos e 4% de indecisos –, Roberto Cláudio oscilou dois pontos para cima, indo de 34% para 36%. Já Capitão Wagner segue com 28%. Luizianne oscilou um ponto positivamente, passando de 15% para 16%, seguida de Heitor Férrer com 6%, Ronaldo Martins com 3% e João Alfredo com 1%.
 
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe um candidato sem ter acesso a uma lista dos candidatos, Roberto Cláudio lidera com 30% das citações. Logo após, surgem Capitão Wagner, com 23%, Luizianne Lins, com 12%, Heitor Férrer, com 5%, Ronaldo Martins, com 2%, e João Alfredo, com 1%. Este tipo de voto é geralmente considerado mais consolidado.
 
Na rejeição, quando eleitores dizem em quem não votariam de jeito nenhum, Luizianne oscilou dois pontos para cima, indo de 38% para 40% das menções. Tin Gomes manteve índice de 26%, Roberto Cláudio cresceu dois pontos, passando de 20% para 22%. Maior adversário do prefeito, Capitão Wagner cresceu seis pontos no quesito, indo de 15% para 21%.
 
A pesquisa foi realizada entre a última sexta-feira, 30, e este sábado, 1º, e ouviu 1745 eleitores de todo o Município. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-04247/2016.


A disputa vai para o 2º turno. Se a apuração confirmar a pesquisa, os pesos de Luizianne e Heitor Férrer tendem  a ser decisivos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário