Rosa choque


Prefeitura de Fortaleza implanta iluminação rosa em alerta contra o câncer de mama


Em alusão à companha do Outubro Rosa, a Prefeitura de Fortaleza busca conscientizar as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e implanta iluminação especial rosa em alguns pontos da cidade ao longo deste mês.

Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, contarão com luz rosa a Catedral Metropolitana de Fortaleza, o Paço Municipal, nova Praça Portugal, passarela da Avenida Antônio Sales e as estátuas de Iracema no Aterro e em Messejana.
                  
A ideia é chamar a atenção das mulheres de todas as idades para que façam o autoexame da mama. Para aquelas por volta dos 50 a 69 anos de idade, é recomendada a mamografia de rotina a cada dois anos. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, mas, quando surgem os sinais, a doença já está avançada.  Por isso, a descoberta do câncer de mama no início aumenta as chances de tratamento e cura.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1991, nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês Outubro.  O movimento ganhou popularidade e hoje são realizadas ações em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário