RC16 pegou pesado no discurso de primeiro turno

 RC chora e chama Wagner de “aventureiro”

Roberto Cláudio chorou. Chegou pouco antes das 21 horas ao comitê no bairro Cocó, comemorou os 40,81% dos votos alcançados no primeiro turno, agradeceu o apoio da pequena militância presente e emocionou-se ao fazer um desabafo no palanque.
“Em março, diziam que a gente não iria nem pro segundo turno. Falavam que a coisa ‘tava’ feia. Não faltou pesquisa falsa. Ao invés de irmos para o confronto, resolvemos arregaçar as mangas e trabalhar. Trabalhar com os pés no chão. Para nossa surpresa, encerramos melhor do que pensávamos. Nunca imaginei que quase 41% da cidade fosse se vestir de amarelo. Fortaleza hoje venceu a arrogância e a mentira.”
Sem citar nominalmente seu adversário no segundo turno, ele teceu duras críticas a Capitão Wagner (PR). O militar teve 31,15% dos votos. “A partir de agora, não vai ter mais personagem. Não vai mais ter jogo publicitário. Essa cidade vai decidir o seu destino. E eu ‘tô’ doido pra debater. Porque Fortaleza não é para amador, aventureiro ou personagem. Fortaleza é para gente séria. E nós não vamos deixar que o nosso povo caia na armadilha da aventura.”
E foi utilizando-se da característica mais marcante de Wagner, a ligação com o militarismo, que Roberto Cláudio teceu a crítica mais dura a seu opositor. “Vamos precisar agora do nosso melhor exército. Um exército que não usa arma. Um exército que não faz coação. Um exército que não planta o medo e o terror. O nosso exército vai trabalhar com amor. Vamos fazer a campanha mais alegre e propositiva da história. E essa nova campanha já começa amanhã, às sete da manhã! Nesse comitê, não haverá mais celebração, ressaca ou folga. Só trabalho até as 17 horas do dia 30 de outubro”, bradou.
Resultado
RC admitiu jamais ter cogitado a possibilidade de vencer no primeiro turno, apesar de o resultado final ter superado os prognósticos de todas as pesquisas apresentadas até a véspera do pleito. De imediato, ele disse não ter um plano de captação de apoios para o segundo turno dos seis adversários derrotados na primeira rodada eleitoral.
O prefeito assentiu ser importante receber a ajuda dos demais candidatos, especialmente da deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins – que terminou a disputa em terceiro lugar, com 15,06% dos votos. Mas ponderou. “O mais importante é o apoio do povo. E nós vamos visitar cada casa com muito respeito para dar argumentos do que a gente fez e pedir que quem não votou na gente no primeiro turno reconsidere o voto.”
Para hoje, o prefeito Roberto Cláudio projeta contatos com os apoiadores de campanha e agradecer o empenho no primeiro turno. As negociações para o segundo turno, conforme ele, iniciam ou no fim da noite de hoje ou apenas amanhã pela manhã.
Sobre o anúncio de Capitão Wagner de que praticamente todos os demais candidatos já teriam fechado acordo para permanecerem na oposição no segundo turno, Roberto Cláudio ironizou. “Eu não trabalho com blefes. Eu trabalho com a verdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário