Para quem chegou em casa agora...

Ibope: Roberto Cláudio tem 38%, Wagner, 30%, e Luizianne, 19% em votos válidos

A pesquisa Ibope divulgada agora a noite pela TV Verdes Mares aponta o segundo turno entre o atual prefeito Roberto Cláudio e o candidato do PR, Capitão Wagner. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto ouviu 805 eleitores entre 28 de setembro e 1º de outubro.
Pela pesquisa, Roberto Cláudio (PDT) tem 38%; Capitão Wagner (PR), 30%;  Luizianne Lins (PT),  19%;  Heitor Férrer (PSB), 7%;  Ronaldo Martins (PRB), 4%;   João Alfredo (PSOL), 1%;  Tin Gomes (PHS) – 1% e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuou
Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Quanto aos votos totais, quando são incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Roberto Cláudio (PDT), aparece com 34%; Capitão Wagner (PR), 28%; Luizianne Lins (PT), 17%; Heitor Férrer (PSB), 6%; Ronaldo Martins (PRB), 3%;  João Alfredo (PSOL), 1%; Tin Gomes (PHS), 1% e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos: 7%; Não sabem: 3%.
Nas simulações do segundo turno, o Ibope fez três simulações: Roberto Cláudio, 44% x Capitão Wagner, 42%; Branco/nulo, 10%, não sabem ou preferem não opinar: 4%.
Em um segundo cenário Roberto Cláudio aparece com 53% e Luizianne Lins com 32%.  Branco/nulo, 11%.  Não sabem ou preferem não opinar,  4%. Na terceira simulação, o Capitão Wagner teria 53% contra 31% de Luizianne Lins. Branco/nulo, 11%. Não sabem ou preferem não opinar, 5%.
O levantamento foi realizado entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número CE- 00125/2016.

Pesquisa Datafolha aponta Roberto Claudio com 36% e Capitão Wagner com 28%

Pesquisa Datafolha publicada nesta tarde pelo Jornal O Povo, aponta o candidato do PDT, Roberto Claudio com 36% dos votos totais, contra 28% do candidato do PR, Capitão Wagner. Pelo levantamento, os dois candidatos fariam o segundo turno das eleições na capital cearense; A terceira colocada é a petista Luizianne Lins, com 16% dos votos, seguida de Heitor Férrer com 6%, Ronaldo Martins com 3% e João Alfredo com 1%, Tin Gomes (PHS) e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuaram
Com relação aos votos válidos (sem brancos e nulos), o prefeito Roberto Cláudio, que pleiteia as eleições  aparece com 39%, contra 31% de Wagner. A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) surge em seguida, com 17%. Pesquisa ainda aponta que há possibilidade de mudanças de última hora, já que 17% dos eleitores ainda dizem que podem mudar de voto.
No levantamento anterior realizado nos dias 22 e 23 de setembro, Roberto Cláudio registrava mesmo índice de 39% dos votos válidos. Já Capitão Wagner oscilou negativamente um ponto, indo de 32% para 31%.
Demais candidatos permaneceram com mesmos índices, ou oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Luizianne Lins manteve índice de 17 pontos percentuais. Heitor Férrer (PDT) também permaneceu com 7%, seguido de Ronaldo Martins (PRB), com 4% e João Alfredo (Psol), com 2%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS) não pontuaram. Apesar de 89% se declararem decididos, 19% admitiram ainda não saber o número de seus candidatos.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe um candidato sem ter acesso a uma lista dos candidatos, Roberto Cláudio lidera com 30% das citações. Logo após, surgem Capitão Wagner, com 23%, Luizianne Lins, com 12%, Heitor Férrer, com 5%, Ronaldo Martins, com 2%, e João Alfredo, com 1%. Este tipo de voto é geralmente considerado mais consolidado.
Na rejeição, Luizianne oscilou dois pontos para cima, indo de 38% para 40% das menções. Tin Gomes manteve índice de 26%, Roberto Cláudio cresceu dois pontos, passando de 20% para 22%. Maior adversário do prefeito, Capitão Wagner cresceu seis pontos no quesito, indo de 15% para 21%.
A pesquisa foi realizada entre a última sexta-feira, 30, e este sábado, 1º, e ouviu 1745 eleitores de todo o Município. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-04247/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário