quarta-feira, 5 de outubro de 2016

No Ceará é assim

Mês das Crianças: Governo do Estado promove programação com foco no desenvolvimento infantil


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O Programa Mais Infância Ceará, através das secretarias e órgãos estaduais, realiza diversas atividades com foco na criança e a partir dela, contempla familiares, cuidadores, profissionais e a sociedade como um todo. O Espaço Mais Infância Ceará, em Fortaleza, é um dos destaques

r ARI4722A infância é prioridade no Governo do Ceará e é uma política pública de Estado. Lançado no dia 25 de agosto de 2015 e idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, o Programa Mais Infância Ceará tem o intuito de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade. E, neste mês da criança, o “Espaço Mais Infância", em Fortaleza, é uma ótima opção de lazer para a garotada, que pode se divertir bastante com a programação gratuita de arte, cultura, lazer, saúde e educação. O equipamento, que faz parte das ações do Programa, é de responsabilidade do Governo do Ceará e Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE).

r20160601160050  MG 7013Inaugurado no dia 24 de fevereiro deste ano, o espaço é composto por brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia, espaço gourmet infantil e cineminha e visa a estimular o desenvolvimento infantil nos aspectos físico, cognitivo e emocional, bem como fortalecer a socialização, o convívio familiar e os valores culturais. O foco é principalmente a criança e a partir dela, contemplar, ainda, seus familiares, cuidadores, profissionais e a sociedade como um todo.

No mês de outubro, o equipamento oferece atividades que estimulam hábitos para uma alimentação saudável, criação de brinquedos com materiais recicláveis, prática de desenhos, brincadeiras populares, exibição de filmes, contação de histórias, pintura facial, entre outras. O Espaço Mais Infância também realiza roda de conversas para pais, cuidadores e visitantes com temas ligados à infância.


O Programa Mais Infância Ceará

O programa é dividido em três pilares: “Tempo de Crescer”, “Tempo de Brincar” e “Tempo de Aprender”. O Tempo de Crescer compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e a brincadeira. Já o “Tempo de Aprender” entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

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