Estudando as costas

Com apoio do Labomar, Fortaleza sedia VI Reunião Anual da Rede Braspor

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA,) realiza a VI Reunião Anual da Rede Braspor (http://braspor.wixsite.com/2016), de 24 a 27 de outubro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A Profª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Labomar, integra a equipe coordenadora do encontro.

Com o tema "O homem e o litoral: transformações na paisagem ao longo do tempo", o evento propõe uma reflexão sobre as transformações que o litoral vem sofrendo e suas repercussões na sociedade, sendo objeto de estudo das mais diferentes áreas do saber.

A reunião contará com palestras que propõem uma discussão integrada dos impactos provocados pelo homem no litoral, a importância da gestão costeira participativa e as ações governamentais, individuais e coletivas de proteção e adaptação dos litorais ante as mudanças climáticas.

A programação (https://goo.gl/8J82se) também conta com mesas-redondas com discussões temáticas, objetivando um debate crítico sobre as perspectivas e os desafios da história ambiental do litoral, do turismo como atividade econômica e social, da vulnerabilidade ambiental das costas brasileiras e portuguesas e da interação homem-meio nas zonas costeiras e bacias hidrográficas. Por fim, serão realizadas comunicações orais e exibidos pôsteres.

REDE BRASPOR – A Rede Braspor é uma rede informal que visa fomentar a cooperação e a divulgação entre investigadores brasileiros e portugueses, de várias áreas do saber, que se dedicam ao estudo dos sistemas costeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário