sábado, 8 de outubro de 2016

Eita que a VIúva tá que tá

Prefeitura de Fortaleza conclui Binário da Parangaba com faixa exclusiva de ônibus e beneficia 190 mil pessoas

Com o objetivo de melhorar o deslocamento do transporte público e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas, a Prefeitura de Fortaleza conclui o Binário da Parangaba (Regional IV), promovendo melhor fluidez no trânsito do bairro. Com o projeto e a implantação da faixa exclusiva de ônibus na Rua Germano Franck, agora há uma ligação mais organizada e robusta entre o Centro da cidade e os bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba, beneficiando cerca de 190 mil pessoas por dia que trafegam naquela região, que agora conta com ampla infraestrutura cicloviária e medidas para a redução de acidentes e conflitos em pontos críticos.

O projeto do Binário da Parangaba, que envolve as ruas Germano Franck e Barão de Canindé, além de outras vias naquele entorno, é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

Com a iniciativa, a Rua Germano Franck foi duplicada em cerca de 500 metros, passando a operar com três faixas por sentido, no trecho entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. Já no trecho entre as ruas Júlio Verne e Tenente Moacir Matos, a Rua Germano Frank passa a operar em sentido único Sul-Norte, indo da Parangaba ao Montese, formando binário com a rua paralela Barão de Canindé, que passa a operar no sentido oposto Norte-Sul, indo do Montese à Parangaba. A via também passou por obras de urbanização, com a construção de canteiro central, calçadas e nova iluminação.

Além disso, a Rua Germano Franck, no o trecho entre as avenidas Godofredo Maciel e Dr. Silas Munguba, passa a operar com sentido único Sul-Norte, indo da Parangaba ao Montese. A nova configuração permite mais uma opção para quem trafega do bairro do Montese com destino aos bairros Parangaba e Maraponga, além de uma conexão da ciclovia existente na Avenida Godofredo Maciel com as ciclofaixas do Binário do Montese, formado pela Rua Alberto Magno e a Avenida Prof. Gomes de Matos.

Na região, também foram realizados os serviços de requalificação da iluminação com 243 pontos com luz branca, sendo 151 pontos que foram trocados de luz amarela para luz branca e mais 92 novos pontos de iluminação branca. Também foram implantados novos pontos de paradas de ônibus, nova sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno. Também foram realizados os serviços de recuperação de 15 vias da região, envolvendo terraplenagem e microdrenagem, como o nivelamento de calhas, além de drenagem, pavimentação, recapeamento asfáltico e trabalhos pontuais, como o remanejamento de redes de esgoto.

Faixa Exclusiva de Ônibus
A Rua Germano Franck agora está contemplada com cerca de 1,1 km de faixa exclusiva de ônibus no sentido Sul-Norte (Parangaba-Montese), no trecho entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua César Rosas, ligando o Terminal da Parangaba ao Montese. Com a iniciativa, os cerca de 190 mil passageiros que circulam pelo Terminal da Parangaba diariamente serão beneficiados com viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis. A frota operante do terminal é de 369 ônibus distribuídos em 57 linhas, que realizam cerca de 3.800 viagens todos os dias. Com a implantação da nova faixa exclusiva na Rua Germano Franck, Fortaleza conta agora com 98,2 quilômetros de deslocamento reservado para os ônibus.

Infraestrutura Cicloviária
O projeto do Binário da Parangaba permitiu implantar cerca de 3,6 quilômetros de infraestrutura cicloviária, interligando a ciclovia existente na Avenida Godofredo Maciel (Maraponga) às ciclofaixas existentes no Binário do Montese, promovendo uma ampla conexão de bairros da região sul da cidade, como Mondubim e Maraponga ao Centro. Dessa forma, Fortaleza dispõe atualmente de 180,9km de infraestrutura cicloviária.

Incentivando ainda mais o deslocamento cicloviário, o Terminal da Parangaba conta com uma estação do novo sistema Bicicleta Integrada, oferecendo 50 bicicletas para ampliar a oferta de alternativas de transporte à população para os mais diversos perfis de deslocamentos, permitindo o uso das bicicletas por até 14 horas. Os Terminais Conjunto Ceará, Messejana, Siqueira e Papicu também oferecem estações semelhantes, totalizando 250 bicicletas na cidade com este novo sistema. Contando com as 800 “bikes verdinhas” do Bicicletar e as 250 do Bicicleta Integrada, Fortaleza dispõe de 1.050 bicicletas. Até o final deste ano, serão implantadas mais três estações do Bicicleta Integrada, a serem distribuídas nos Terminais de Antônio Bezerra e Lagoa, além do Centro.

Mudanças de circulação na região
Rua Germano Franck
- Sentido único Sul-Norte, entre as avenidas Godofredo Maciel e Dr. Silas Munguba, e entre as ruas Júlio Verne e Ten. Moacir Matos;
- Duplicação do trecho compreendido entre a Rua Júlio Verne e a Avenida Dr. Silas Munguba;
- Faixa exclusiva para ônibus no sentido Sul-Norte, partindo da Avenida Silas Munguba até a Rua César Rosas;
- Ciclofaixa bidirecional, que liga a ciclovia existente na Avenida Godofredo Maciel às ciclofaixas da Rua Alberto Magno e da Avenida Prof. Gomes de Matos (Montese);

Rua Barão de Canindé
- Sentido único Norte-Sul, indo do Montese à Parangaba, entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck;
- Prolongamento da via, interligando-se à Rua Germano Franck;

Rua Cônego Lima Sucupira
- Sentido único Oeste-Leste, partindo da Rua Germano Franck até a Rua Iara;

Rua Júlio Verne
- Sentido único Leste-Oeste, partindo da Rua Iara até a Rua Germano Franck;

Rua Eduardo Perdigão x Rua Pedro II
- Implantação de um semáforo

Rua Cônego Lima Sucupira x Rua Germano Franck
- Implantação de um semáforo, possibilitando a conversão à esquerda dos veículos provenientes da R. Barão de Canindé em direção ao aeroporto.

Rua Almirante Rubim
- Sentido único Sul-Norte, partindo da Rua Júlio Verne até a Rua Tenente Moacir Matos;

Rua 15 de Novembro
- Implantação de um semáforo no cruzamento com a Rua Barão de Canindé;
- Desativação do semáforo existente no cruzamento com a Rua Almirante Rubim.

Linhas de Ônibus
Devido às alterações viárias realizadas com a implantação do Binário Parangaba, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que vinte e cinco linhas tiveram seu itinerário alterado no entorno das Ruas Germano Franck, Barão de Canindé e Avenida Godofredo Maciel.

Com as alterações da Rua Germano Franck, as linhas 027- Siqueira/Papicu/Aeroporto, 073 – Siqueira/Praia de Iracema e 078 - Siqueira/Mucuripe alteram seu itinerário, seguindo pela Barão de Canindé, Rua Germano Franck, Rua Carlos Amora, seguindo itinerário vigente.

Já as linhas 036 – Conj.Ceará/Papicu/Montese, 044 – Parangaba/Papicu/Montese, 060 – Parquelândia/Parangaba, 080-Fco Sá/Parangaba, 089-Expresso/Parangaba/Aldeota, 090 – Montese (corujão), 094 - Expresso/Parangaba/Aldeota, 244 - Antônio Bezerra/Parangaba/Montese, 307 – Itaoca/Jardim América, 401 - Montese/Parangaba, 411 - Montese/Lagoa, 421- Montese/Lagoa/Parangaba quando trafegarem no sentido Norte/Sul devem seguir pela Rua Barão de Sobral, Rua Barão de Canindé, Rua Germano Franck, Carlos Amora e segue itinerário vigente.

As linhas 313 - Parangaba/Alto da Paz e 353 - Parangaba/Parque Veras, 062 – Conjunto Esperança (Corujão), que seguem o itinerário Sul/Norte, em direção ao terminal Parangaba, seguem o percurso Avenida Godofredo Maciel ou Rua Júlio Gaspar, Rua Antônio Bandeira, Rua Casemiro de Abreu, Av. Dr Silas Munguba, Rua Carlos Amora e terminal Parangaba.

Com a implantação do sentido único na Avenida Godofredo Maciel, a linha 307 – Itaoca/Jardim América passa a trafegar no sentido Centro/Terminal pelas ruas Romeu Martins, Rua Barão de Canindé, Rua Ten. Moacir Matos, Rua Barão de Canindé, Rua Germano Franck, Carlos Amora e retorna ao itinerário vigente.

Já as linhas 347 - Cj José Walter/Parangaba, 372 - Aracapé/Parangaba I, 375 - Aracapé/Parangaba II, 377 - Cj José Walter/Parangaba/Av. J, 379 - Cj Esperança/Parangaba e 399 - Cidade Jardim/Parangaba passam a trafegar no sentido bairro/terminal pela Avenida Godofredo Maciel, Rua Germano Franck, faz o retorno pela Rua Júlio Verne e segue em direção ao terminal de Parangaba.

A linha 317- Cidade Nova/Parangaba quando trafegar no sentido terminal/bairro deve seguir pela Rua Carlos Amora, Rua Pedro Segundo, Rua Eduardo Perdigão, Avenida Godofredo Maciel e retorna ao itinerário.

Breve Histórico
De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza já implantou onze binários na cidade, reordenou o trânsito em duas áreas e, atualmente, segue com as intervenções para implantação de outros cinco binários, sendo três ligando os bairros Jóquei Clube e Bela Vista; e mais dois no bairro Messejana. Em breve, terão início as intervenções para a implantação de um binário no bairro José Bonifácio.

Neste momento, os bairros José Walter e Conjunto Ceará estão passando por uma ampla intervenção de reordenamento no trânsito e requalificação de vias, envolvendo os serviços de nova pavimentação, implantação de semáforos, nova sinalização e iluminação, malha cicloviária, travessias elevadas para pedestres e pistas de cooper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário