CAPS na Regional V

Prefeitura de Fortaleza entrega sede própria do CAPS AD da Regional V
A Prefeitura Fortaleza avança no projeto de reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com a entrega da primeira sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), nesta quarta-feira (19/10), às 10h, no bairro Granja Portugal, Regional V. Essa é a primeira das seis sedes próprias que estão sendo construídas pela atual gestão. As outras ficarão localizadas nas demais Regionais (I, II, III, IV e VI).

Ocupando uma área de 487,40 m², o novo equipamento público segue as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde, oferecendo uma estrutura com acessibilidade, amplo espaço de convivência, novo mobiliário, ambientes climatizados e projetados para melhor acolher e acompanhar os usuários, e também, os profissionais.

A estrutura física é composta por recepção, consultórios individuais, refeitório, áreas para atividades coletivas, para o acolhimento, enfermaria, farmácia, cozinha, lavanderia, jardins, rouparia, almoxarifado, banheiros adaptados e sala administrativa.

Voltada para o atendimento exclusivo de pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a nova sede do CAPS AD da Regional V conta com uma equipe multiprofissional completa, formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais e tem capacidade para realizar uma média de 1.550 atendimentos por mês.

Entre os serviços ofertados estão: acolhimento, atendimento clínico e psiquiátrico, anamnese, massoterapia, e atendimentos coletivos com grupos de arte, música, família, relaxamento, redução de danos, terapêuticos, educação e saúde, imagem e cidadania, tabagismo, entre outros.

A gerente da Célula de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carolina Aires, destaca a importância do investimento da Prefeitura para os cuidados com a RAPS, “a construção das sedes próprias dos CAPS representa um grande avanço na medida em que oferta para a comunidade um equipamento com instalações adequadas para o bom acolhimento de nossos usuários, seguindo as diretrizes do Manual da Estrutura Física dos CAPS do Ministério da Saúde”, afirma.

Serviço
Entrega da sede própria do CAPS AD da Regional V
Data: Quarta-feira (19/10)
Hora: 10h
Local: Rua Antônio Nery, s/n – Granja Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário