Consumo de água em Fortaleza cai 5% em setembro
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) registrou, em setembro de 2016, redução de 5% no consumo de água em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF). O
percentual representa uma redução de aproximadamente 619 mil m³ no
volume consumido, redução menor do que a registrada em agosto, quando a
redução foi de 985 mil m³ (8%). Em
setembro, considera-se ainda a meta de 10%, tendo em vista que a nova
meta de 20% entrou em vigor apenas a partir do dia 18 de setembro,
quando a maioria dos grupos de faturamento já haviam sido gerados.
Aproximadamente
242 mil clientes da Cagece, na RMF, pagaram tarifa de contingência em
setembro. O número representa 23% do total de consumidores da companhia
na região. Comparado com o mês de agosto, quando houve a cobrança para
cerca de 215 mil clientes, constata-se que aproximadamente 27 mil
passaram a consumir acima da meta.
A Cagece arrecadou em setembro de 2016 o montante de R$
6,6 milhões com a tarifa de contingência. No período acumulado de
dezembro de 2015 a setembro de 2016, o valor arrecadado com a tarifa de
contingência foi de aproximadamente R$ 50 milhões. Deduzidos os
tributos, o saldo arrecadado acumulado foi na ordem de R$ 34,8 milhões.
Todo recurso arrecadado com a tarifa de contingência é revertido em
redução de perdas e em obras relacionadas à seca, de acordo com
determinação das agências reguladoras.
Para o mês de outubro, a meta a ser considerada será de 20%.
Saiba mais
A
tarifa de contingência é aplicada aos clientes da Cagece que não
reduzirem o consumo de água, conforme meta definida para cada cliente e
informada nas contas de novembro de 2015. O mecanismo, autorizado em
novembro do ano passado pelas agências reguladoras no Estado, tem por
objetivo estimular a redução do consumo de água durante o período de
escassez hídrica. A tarifa entrou em vigor na capital a partir do dia 19 de dezembro de 2015, e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no dia 20 de dezembro.
De
acordo com as resoluções das agências reguladoras, ficam isentos da
cobrança da tarifa clientes que consomem dentro da demanda mínima da
categoria de seu imóvel, bem como hospitais, prontos-socorros, casas de
saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e as unidades de
internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei.
Serviço
Para
saber mais sobre como funciona a tarifa de contingência, a Cagece
disponibilizou na internet um guia explicativo sobre o mecanismo.O
material pode ser acessado através do portal da Cagece (www.cagece.com.br).
Para baixar o conteúdo, acesse o portal da Cagece e escolha a opção
“Revisão e Tarifa de Contingência”, no menu à esquerda da tela, em
seguida, clique em “Fique por dentro”.
Além
disso, para facilitar, a Companhia também lançou na internet um
simulador que permite conhecer a meta estabelecida pela contingência e
calcular a conta. Para simular, é necessário ter em mãos o número de inscrição e o CPF ou CNPJ do cliente. O simulador está disponível no portal da Cagece (www.cagece.com.br),
na aba de “Atendimento Virtual”, na opção “Tarifa de contingência”.
Quem preferir, também pode acessar o simulador pelo celular, por meio do
aplicativo Cagece Mobile.
Outras
informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento,
através do telefone 0800.275.0195, ou nas e lojas de atendimento da
Cagece.
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