Vem nova pesquisa nO"Estado, sexta feira


O jornal O Estado divulga na próxima sexta-feira (30) a segunda rodada do levantamento do instituto Ampla Pesquisa e Opinião, encomendada pelo jornal O Estado, que mostra a intenção de voto para a eleição pela Prefeitura de Fortaleza.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número CE 03283/2016, a pesquisa vai revelar como anda a percepção do eleitor para o pleito do dia 2 de outubro através da sondagem estimulada (quando o pesquisador faz a apresentação da lista com o nome dos oito candidatos) e a espontânea (em que não há a apresentação da lista com nomes dos prefeituráveis).
O levantamento vai ouvir 1.100 entrevistados entre os dias 26 e 28 de setembro em 70 bairros da capital. A margem de erro será de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A Ampla/OE apresenta, também, a rejeição dos candidatos na reta final da campanha eleitoral e as simulações de segundo turno para quatro cenários diferentes no confronto diretor entre os quatro candidatos que melhor pontuaram na pesquisa anterior.
No último dia 16 de setembro, quando foi divulgada a primeira rodada da pesquisa, o resultado mostrou que o prefeito Roberto Cláudio (PDT), candidato à reeleição, liderava as intenções de votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza com 34,7% das intenções de votos da pesquisa estimulada. Em segundo lugar apareceu o deputado estadual Capitão Wagner (PR) com 25,5% da preferência do eleitorado. Na sequência, a deputada federal Luizianne Lins (PT) tinha 14,5%. O deputado Heitor Férrer (PSB), 4,2% das intenções. Ronaldo Martins (PRB) reuniu 2%. Já os candidatos João Alfredo (Psol), Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS), juntos, não somaram nem 1% da preferência dos entrevistados. A opção entre “nenhum” dos candidatos, brancos e nulos, somou 7,6%. Os eleitores que afirmam “não saber” em quem votar atingiram 10,5% dos pesquisados.
Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem a seguinte pergunta: “Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje, em quem votaria?”, sem que seja apresentada nenhuma lista com nomes dos candidatos, as posições dos três primeiros colocados se mantiveram. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) apareceu com 33,8% da preferência dos eleitores. Na sequência, apareceu o deputado estadual Capitão Wagner (PR) com 23,5% e a deputada federal Luizianne Lins (PT) que tinha 13,2% das intenções de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário