Vacinando e aprendendo

Postos de Saúde de Fortaleza lançam campanha de atualização vacinal

A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta segunda-feira (19/09), a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação. A abertura ocorre em parceria com o Governo Estadual, no Posto de Saúde Mariusa Silva, no bairro Bonsucesso, às 9h. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com as vacinações até o dia 30 de setembro e, no sábado (24/09), abrirá todos os postos de saúde para o Dia “D”.

O público-alvo da campanha são todas as crianças menores de 5 anos, além das meninas na faixa etária de 9 a 13 anos, que deverão receber a vacinação contra o HPV, e adolescentes de 10 a menores de 15 anos que estejam em atraso com a caderneta. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e seis para os adolescentes (Difteria, Tétano, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Hepatite B). Durante a campanha, é fundamental levar a caderneta de vacinação, pois nela consta todo o registro das vacinas administradas ou se existem doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

Para a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, a participação dos pais neste momento torna-se muito importante. “Os pais precisam compartilhar dessa responsabilidade. A nossa estratégia é buscar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis na Capital”, destacou Vanessa. 

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenar as vacinas.

Saiba mais - A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 estima o funcionamento de 36 mil postos de vacinação em todo o País. Em Fortaleza, a previsão é que uma população de aproximadamente 200 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, sejam vacinadas. Neste ano, a campanha incorpora as crianças de 9 anos e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Na Capital, foram erradicadas doenças como pólio, rubéola e o sarampo.

Abertura de Campanha Nacional de Multivacinação 2016
Data: 19/09
Hora: 9h
Local: Posto de Saúde Mariusa Silva Sousa (Rua Vital Brasil s/n - Bom Sucesso) *A unidade fica de esquina com a rua Araça, 440. 

Mais informações com a assessoria de comunicação da SMS através do telefone: 3452.6609

Nenhum comentário:

Postar um comentário