Trocando por energia e bilhete único

Moradores do Vicente Pinzón recebem o mais novo Ecoponto da capital
Prefeitura de Fortaleza também implanta Programa que dá desconto na conta de energia elétrica e crédito no Bilhete Único

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, na segunda-feira (26), o Ecoponto do bairro Vicente Pinzon (Regional II). O equipamento é o 19º entregue este ano e vai ampliar o Programa Recicla Fortaleza, que oferece desconto na conta de energia elétrica e crédito no Bilhete Único. Até o final do ano a Prefeitura irá implantar 25 Ecopontos em toda a cidade.
O projeto dos ecopontos em Fortaleza é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, em parceria com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR). Segundo o titular da SCSP Luiz Alberto Sabóia, já foram coletadas mais de 1500 toneladas de lixo reciclável nos Ecopontos. "O projeto tem sido um sucesso tão grande que o Prefeito Roberto Cláudio pretende no futuro implantar um Ecoponto em cada bairro", afirmou.
A população pode fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. A dona de casa Maria Vilani, moradora do bairro há mais de 20 anos, acredita que o Ecoponto vai deixar a cidade mais limpa. "Agora não tem mais desculpa pra colocar lixo na rua, né? Se a população fizer a sua parte, as coisas tendem a melhorar. Espero que todos ajudem", pediu.
Recicla Fortaleza
É nos Ecopontos onde a população pode ter acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Numa etapa posterior, os créditos também poderão ser utilizados na conta de água. Até o momento já foram disponibilizados mais de R$ 60 mil em crédito para a população.
Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos da casa onde mora, levando a conta da Coelce ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:
Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.
Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.
Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.
Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.
Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário