RC16 tá na frente, diz Jornal O Estado

 Roberto Cláudio lidera com 34,7%; Wagner segue isolado em segundo, diz Ampla/OE

Levantamento do instituto Ampla Pesquisa e Opinião, encomendada pelo jornal O Estado, mostra que o prefeito Roberto Cláudio (PDT), candidato à reeleição, lidera as intenções de votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza com 34,7% das intenções de votos da pesquisa estimulada.
Em segundo lugar aparece o deputado estadual Capitão Wagner (PT) com 25,5% da preferência do eleitorado. Na sequência, a deputada federal Luizianne Lins (PT) tem 14,5%.
O deputado Heitor Férrer (PSB) tem 4,2% das intenções. Ronaldo Martins (PRB) reúne 2%. Já os candidatos João Alfredo (Psol), Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS), juntos, não somam nem 1% da preferência dos entrevistados.
A opção entre “nenhum” dos candidatos, brancos e nulos, somam 7,6%. Os eleitores que afirmam “não saber” em quem votar atingem 10,5% dos pesquisados.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem a seguinte pergunta: “Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje, em quem votaria?”, sem que seja apresentada nenhuma lista com nomes dos candidatos, as posições dos três primeiros colocados se mantêm. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) aparece com 33,8% da preferência dos eleitores. Na sequência, aparece o deputado estadual Capitão Wagner (PT) com 23,5% e a deputada federal Luizianne Lins (PT) que tem 13,2% das intenções de votos. O deputado Heitor Férrer (PSB) surge em quarto lugar, com 3,6% das intenções. Ronaldo Martins (PRB) reúne 1,6%. Já os candidatos João Alfredo (Psol), Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS), juntos, não somam nem 1% da preferência dos entrevistados.
A opção entre “nenhum” dos candidatos, brancos e nulos, somam 8,5%. Os eleitores que afirmam “não saber” em quem votar atinge 15% dos pesquisados.
Rejeição
Já quando se trata da rejeição aos candidatos, Luizianne Lins desponta como a mais citada (32,3%), seguida por Roberto Cláudio (23,7%). Capitão Wagner tem 7%; Tin Gomes, 5% e Heitor Férrer aparece com 3,5%. O candidato Gonzaga soma 2,4% de rejeição. João Alfredo aparece com 2,3%. A menor rejeição é do candidato Ronaldo Martins que soma 1,3%. Não votaria em nenhum dos candidatos soma 6,4% e votaria em qualquer um atinge 2,6%. O número de entrevistados que não sabe responder à essa pergunta é de 13,5%.
GÊNERO
Analisando as intenções de voto, tanto espontâneas como estimuladas, estratificada por sexo do entrevistado, o candidato Roberto Cláudio não apresenta diferença na intenção de voto entre os gêneros. Já o candidato Capitão Wagner tem maior quantidade de intenções de votos entre os entrevistados do gênero masculino. Enquanto que a postulante Luizianne Lins apresenta maior proporção de votos entre as respondentes do gênero feminino.
Faixa Etária
Considerando a faixa etária do eleitor pesquisado, a maior diferença entre o primeiro e o segundo colocado nas intenções de voto ocorre na faixa de 60 a 69 anos, e a menor ocorre na faixa entre 21 e 24 anos, bem como de 25 a 34 anos.
Ficha técnica
O instituto Ampla ouviu 1.100 eleitores, em diferentes bairros de Fortaleza, entre os dias 9 a 12 do mês de setembro de 2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número CE – 02208/2016.
METODOLOGIA
Dentre as diferentes técnicas para obtenção de dados quantitativos, opta-se neste estudo pela realização de pesquisa do tipo survey que consiste em entrevistas diretas por meio de questionário estruturado. Nesta pesquisa, com relação às questões estimuladas, foi apresentado um cartão circular para cada entrevistado, contendo as possíveis respostas, e o eleitor fez a sua escolha livremente. As entrevistas de campo foram realizadas entre os dias 09 e 12 do mês de setembro de 2016, levando em conta as proporções eleitorais da amostra, bem como a proporção de cada regional do município. As entrevistas foram realizadas através de coletas domiciliares. O entrevistador realizou a entrevista apenas com uma pessoa por residência, bem como se utilizou da forma sistemática para a escolha da residência, contando três casas para a realização da próxima entrevista, a partir da anterior. Também não foi permitido realizar entrevista em mais de três casas em uma mesma rua.
Segundo turno
O instituto também questionou os eleitores sobre um eventual segundo turno, em quatro cenários diferentes. No primeiro cenário, num confronto direto entre os candidatos Roberto Cláudio e Capitão Wagner, o atual prefeito aparece com 39,4%, enquanto o deputado Capitão Wagner somar 38% das intenções de votos. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário revela um empate técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário