Prefeitura de Fortaleza entrega primeira
etapa dos binários em Messejana com medidas de segurança para pedestres e
ciclistas
A
Prefeitura de Fortaleza entrega neste sábado (17/09) a primeira etapa dos
binários no bairro Messejana (Regional VI), melhorando a mobilidade urbana na
região e possibilitando mais fluidez para quem trafega em suas imediações
diariamente. Foram concluídos três binários na região leste de Messejana, contemplando
o Centro do bairro e a região entre a Avenida Frei Cirilo e a CE-040. O bairro Messejana
também recebeu medidas de segurança para pedestres e infraestruturas
cicloviárias, além de um amplo serviço de recapeamento asfáltico, dotando a
região com novas rotas para o tráfego geral e transporte público, mitigando os
congestionamentos existentes no Centro e nas principais vias do bairro.
Tais
intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação e
Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e
Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal de
Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC),
Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regional VI. Nesta etapa,
os três binários concluídos com as respectivas mudanças de circulação estão
assim divididos:
- Rua Cel. João de Oliveira / Rua Letícia /
Rua Vasco de Athaíde
(Trecho entre as avenidas Washington Soares
e Frei Cirilo)
Nesta
região, a Rua Cel. João de Oliveira agora tem sentido único de circulação
oeste/leste (indo da Avenida Frei Cirilo para a Avenida Washington Soares), no
trecho entre a Rua Vicente Nobre Machado e a Avenida Washington Soares. A Rua Letícia
também passa a ter sentido único oeste/leste, entre a Avenida Frei Cirilo e a
Rua Nicolau Coelho. Já a Rua Vasco de Athaíde passa a ter sentido único inverso,
sendo leste/oeste entre a Rua Nicolau Coelho e a Avenida Frei Cirilo, formando
o binário. Esse binário agora conta com uma ciclofaixa bidirecional na Rua Cel.
João Oliveira e Rua Letícia, interligando a Avenida Washington Soares à Avenida
Frei Cirilo.
- Rua Manuel Castelo Branco / Rua Dr.
Pergentino Maia
(Trecho entre as avenidas Washington Soares
e Frei Cirilo)
Com
a nova configuração implantada, a Rua Dr. Pergentino Maia também passa a ter
sentido único oeste/leste (indo da Avenida Frei Cirilo para a Avenida
Washington Soares), no trecho entre a Rua Cel. Dionísio Alencar e a Avenida
Washington Soares. Já a Rua Manuel Castelo Branco passa a ter sentido único inverso
para formar o binário, sendo leste/oeste (indo da Avenida Washington Soares
para a Avenida Frei Cirilo), entre a Avenida Washington Soares e a Rua Cel.
Dionísio Alencar. Este binário também conta uma ciclofaixa bidirecional na Rua
Dr. Pergentino Maia, que interliga a Avenida Washington Soares às praças de
Messejana. Neste ponto, a Etufor altera a linha 641-Guajeru, quando trafegar no
sentido volta. A linha deve acessar a Rua Cel Dionísio Alencar, Rua Dr
Pergentino Maia, Rua Pedro Estanislau, Rua José Henrique, Rua Dionísio Alencar
Filho e retornar ao itinerário vigente.
- Rua Cel. Guilherme Alencar / Rua Cel.
Ernesto Matos
(Trecho entre as ruas Cel. João de Oliveira
e José Hipólito)
Neste
ponto do bairro, a Rua Cesário Lange passa a ter sentido único norte/sul, entre
a Rua Dr. Joaquim Bento e a Rua Joaquim Felício. Da mesma forma, a Rua Cel. Guilherme
Alencar também passa a ter sentido único norte/sul entre a Rua Joaquim Felício
e a Rua José Hipólito. Formando o binário, a Rua Cel. Ernesto Matos passa a ter
sentido único inverso, sendo sul/norte entre as ruas José Hipólito e Joaquim
Felício.
Centro
A
Rua Afrânio também passa a ter sentido único norte/sul no trecho até a Rua
Joaquim Bezerra, permanecendo sentido duplo entre a Rua Joaquim Bezerra e a Rua
Tenente Jurandir Alencar.
Estacionamentos, Táxis e Fretes
Com
um cenário de concentração da maioria dos fluxos do bairro, o Centro de
Messejana também recebeu ações para o reordenamento dos estacionamentos e o
consequente aumento de vagas. Além disso, foi realizada a regularização e
sinalização dos locais de táxis, mototáxis e fretes, visando dar uma maior
organização para o eixo viário, eliminando gargalos de congestionamentos.
Avenidas Frei Cirilo e Padre Pedro de
Alencar
Dentro
do projeto dos binários para a região, parte da Avenida Frei Cirilo foi
requalificada com novo asfalto e mitigação de pontos críticos de acidentes.
Para reduzir os conflitos veiculares, alguns pontos abertos no canteiro central
dessa via foram fechados. Ainda nesta avenida, foi implantado um novo semáforo
no cruzamento com a Rua Vasco de Athaíde, reorganizando o trânsito e a passagem
de pedestres e compondo um binário com a Rua Letícia. Para a segunda etapa,
outras áreas da Avenida Frei Cirilo, nas proximidades do Hospital de Messejana,
e a Rua Pe. Pedro de Alencar receberão o mesmo tratamento, visando uma melhor
fluidez e redução de acidentes nos pontos críticos.
Segurança para pedestres
Visando
a diminuição da ocorrência de acidentes, a área Central do bairro também recebeu
também ações de segurança viária para pedestres, como prolongamentos de calçada nas
ruas Pe. Pedro de Alencar, Dr. Pergentino Maia e Nicolau Coelho; mini-canteiros
na Rua João Oliveira; e duas novas travessias elevadas para pedestres, sendo
uma na Rua Barão de Aquiraz, em frente à Igreja
Evangélica Assembleia de Deus de Messejana, e outra na Rua Afrânio, interligando
as duas praças de Messejana, contabilizando assim seis estruturas como esta
implantadas no bairro. Messejana já conta, desde outubro de 2015, com
quatro pontos de travessias elevadas para pedestres próximas a escolas: Avenida
Mem de Sá (em frente à Escola Municipal Professora Raimunda Félix de Alcântara);
Rua Dr. Pergentino Maia (em frente à Escola Municipal Angélica Gurgel); Rua
Coronel Dionísio (em frente à EEFM Profª Telina Barbosa da Costa) e Rua
Angélica Gurgel (em frente à EEFM Dep. Paulo Benevides).
Infraestrutura Cicloviária
Dentro
do projeto, o bairro Messejana já foi contemplado com cerca de 4,9 quilômetros
de infraestrutura cicloviária, ligando a Avenida Frei Cirilo à CE-040. Dessa
forma, foram implantadas ciclofaixas nas ruas João Oliveira, Duarte da Costa
(ciclorrota), Antônio Barros, Cel. Dionísio Alencar e Dr. Pergentino Maia. Até
a conclusão do projeto, o bairro ainda receberá cerca de 1,9 quilômetro de
infraestrutura cicloviária, completando um total de 6,8 quilômetros de percurso
seguro entre a Avenida Washington Soares e a BR-116, passando pelo Terminal de
Messejana. Em breve, o Terminal de Messejana ganhará uma estação do novo
sistema de bicicletas integradas ao transporte público – o Bicicleta Integrada,
com 50 bicicletas, promovendo assim uma maior integração entre o transporte
público e o transporte cicloviário.
Melhorias, nova pavimentação, sinalização,
iluminação e limpeza
Os
pontos de parada de ônibus em Messejana foram requalificados, assim como o
bairro também recebeu nova iluminação e limpeza, serviços de microdrenagem,
além de nova sinalização e asfaltamento de vias. Somente em Messejana, a
Prefeitura de Fortaleza realizou o recapeamento asfáltico de 30 vias, numa área
total de 149.369,91m², melhorando a acessibilidade de pedestres e o tráfego de
veículos. São elas: Rua Paulo Setúbal, Rua Alves Ribeiro, Rua Lopes Trovão, Rua
Juriti, Rua Nova Quietude, Rua Herbene, Rua Manoel Arruda, Rua Taquatiara, Rua
Granja Castelo, Av. Jornalista Tomaz Coelho, Rua Tenente Jurandir Alencar, Rua
Manuel Castelo Branco, Rua Dr. Pergentino Maia, Rua José Hipólito, Rua Coronel
Fco Pereira, Rua João Oliveira, Rua Vasco Athaíde, Rua Nicolau Coelho, Rua
Letícia, Rua Tenente José Newton, Rua Baby Miguel, Rua Cesário Lange, Rua
Joaquim Felício, Rua Coronel Guilherme Alencar, Travessa Oliveira Chaves, Rua
Coronel Matos Belo, Rua Guilherme Pessoa, Rua Coronel Ernesto Matos, Estrada
Barão de Aquiraz e Rua Wenceky Félix.
Próxima etapa em Messejana
Seguem
em andamento as intervenções para a implantação de mais dois binários em
Messejana, que concluirão a execução do projeto em breve. Um deles será formado
pela Rua Guarujá e a Rua Aveledo, no trecho entre a Rua Padre Pedro de Alencar
e a BR-116). Mais outro binário será implantado no entorno do Terminal de
Messejana, que será formado pelas seguintes vias:
-
Rua Taquatiara / Rua Manoel Arruda (trecho entre a Rua Granja Castelo e a
BR-116)
-
Rua Nova Quietude / Rua Herbene (trecho entre a Rua Taquatiara e a Rua Paulo
Setúbal)
-
Rua Alves Ribeiro / Rua Paulo Setúbal (trecho entre a Avenida Frei Cirilo e a
BR-116)
Dessa
forma, o entorno do Terminal de Messejana será requalificado e a Avenida
Jornalista Thomaz Coelho será alargada, no trecho entre a Praça de Messejana e
o Terminal, possibilitando maior fluidez dos ônibus, melhor circulação de
acesso ao Terminal, além da inclusão de uma ciclofaixa bidirecional.
Próximos Binários
De
junho de 2014 até agora, a Prefeitura de Fortaleza já implantou dez binários na
cidade e reordenou o trânsito em duas áreas. Atualmente, seguem as intervenções
para implantação de mais seis binários, sendo três ligando os bairros Jóquei
Clube e Bela Vista; mais dois no bairro Messejana; e um na Parangaba.
Além
disso, os bairros José Walter e Conjunto Ceará estão passando por uma ampla
intervenção de reordenamento no trânsito e requalificação de vias, envolvendo
os serviços de nova pavimentação e sinalização, com a implantação de semáforos,
malha cicloviária, travessias elevadas para pedestres e pistas de cooper.
Nenhum comentário:
Postar um comentário