RC 16 quando nao vai manda os Secretários

Prefeitura de Fortaleza entrega primeira etapa dos binários em Messejana com medidas de segurança para pedestres e ciclistas

A Prefeitura de Fortaleza entrega neste sábado (17/09) a primeira etapa dos binários no bairro Messejana (Regional VI), melhorando a mobilidade urbana na região e possibilitando mais fluidez para quem trafega em suas imediações diariamente. Foram concluídos três binários na região leste de Messejana, contemplando o Centro do bairro e a região entre a Avenida Frei Cirilo e a CE-040. O bairro Messejana também recebeu medidas de segurança para pedestres e infraestruturas cicloviárias, além de um amplo serviço de recapeamento asfáltico, dotando a região com novas rotas para o tráfego geral e transporte público, mitigando os congestionamentos existentes no Centro e nas principais vias do bairro.

Tais intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regional VI. Nesta etapa, os três binários concluídos com as respectivas mudanças de circulação estão assim divididos:

- Rua Cel. João de Oliveira / Rua Letícia / Rua Vasco de Athaíde
(Trecho entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)
Nesta região, a Rua Cel. João de Oliveira agora tem sentido único de circulação oeste/leste (indo da Avenida Frei Cirilo para a Avenida Washington Soares), no trecho entre a Rua Vicente Nobre Machado e a Avenida Washington Soares. A Rua Letícia também passa a ter sentido único oeste/leste, entre a Avenida Frei Cirilo e a Rua Nicolau Coelho. Já a Rua Vasco de Athaíde passa a ter sentido único inverso, sendo leste/oeste entre a Rua Nicolau Coelho e a Avenida Frei Cirilo, formando o binário. Esse binário agora conta com uma ciclofaixa bidirecional na Rua Cel. João Oliveira e Rua Letícia, interligando a Avenida Washington Soares à Avenida Frei Cirilo.

- Rua Manuel Castelo Branco / Rua Dr. Pergentino Maia
(Trecho entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)
Com a nova configuração implantada, a Rua Dr. Pergentino Maia também passa a ter sentido único oeste/leste (indo da Avenida Frei Cirilo para a Avenida Washington Soares), no trecho entre a Rua Cel. Dionísio Alencar e a Avenida Washington Soares. Já a Rua Manuel Castelo Branco passa a ter sentido único inverso para formar o binário, sendo leste/oeste (indo da Avenida Washington Soares para a Avenida Frei Cirilo), entre a Avenida Washington Soares e a Rua Cel. Dionísio Alencar. Este binário também conta uma ciclofaixa bidirecional na Rua Dr. Pergentino Maia, que interliga a Avenida Washington Soares às praças de Messejana. Neste ponto, a Etufor altera a linha 641-Guajeru, quando trafegar no sentido volta. A linha deve acessar a Rua Cel Dionísio Alencar, Rua Dr Pergentino Maia, Rua Pedro Estanislau, Rua José Henrique, Rua Dionísio Alencar Filho e retornar ao itinerário vigente.

- Rua Cel. Guilherme Alencar / Rua Cel. Ernesto Matos
(Trecho entre as ruas Cel. João de Oliveira e José Hipólito)
Neste ponto do bairro, a Rua Cesário Lange passa a ter sentido único norte/sul, entre a Rua Dr. Joaquim Bento e a Rua Joaquim Felício. Da mesma forma, a Rua Cel. Guilherme Alencar também passa a ter sentido único norte/sul entre a Rua Joaquim Felício e a Rua José Hipólito. Formando o binário, a Rua Cel. Ernesto Matos passa a ter sentido único inverso, sendo sul/norte entre as ruas José Hipólito e Joaquim Felício.

Centro
A Rua Afrânio também passa a ter sentido único norte/sul no trecho até a Rua Joaquim Bezerra, permanecendo sentido duplo entre a Rua Joaquim Bezerra e a Rua Tenente Jurandir Alencar.

Estacionamentos, Táxis e Fretes
Com um cenário de concentração da maioria dos fluxos do bairro, o Centro de Messejana também recebeu ações para o reordenamento dos estacionamentos e o consequente aumento de vagas. Além disso, foi realizada a regularização e sinalização dos locais de táxis, mototáxis e fretes, visando dar uma maior organização para o eixo viário, eliminando gargalos de congestionamentos.

Avenidas Frei Cirilo e Padre Pedro de Alencar
Dentro do projeto dos binários para a região, parte da Avenida Frei Cirilo foi requalificada com novo asfalto e mitigação de pontos críticos de acidentes. Para reduzir os conflitos veiculares, alguns pontos abertos no canteiro central dessa via foram fechados. Ainda nesta avenida, foi implantado um novo semáforo no cruzamento com a Rua Vasco de Athaíde, reorganizando o trânsito e a passagem de pedestres e compondo um binário com a Rua Letícia. Para a segunda etapa, outras áreas da Avenida Frei Cirilo, nas proximidades do Hospital de Messejana, e a Rua Pe. Pedro de Alencar receberão o mesmo tratamento, visando uma melhor fluidez e redução de acidentes nos pontos críticos.

Segurança para pedestres
Visando a diminuição da ocorrência de acidentes, a área Central do bairro também recebeu também ações de segurança viária para pedestres, como prolongamentos de calçada nas ruas Pe. Pedro de Alencar, Dr. Pergentino Maia e Nicolau Coelho; mini-canteiros na Rua João Oliveira; e duas novas travessias elevadas para pedestres, sendo uma na Rua Barão de Aquiraz, em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Messejana, e outra na Rua Afrânio, interligando as duas praças de Messejana, contabilizando assim seis estruturas como esta implantadas no bairro. Messejana já conta, desde outubro de 2015, com quatro pontos de travessias elevadas para pedestres próximas a escolas: Avenida Mem de Sá (em frente à Escola Municipal Professora Raimunda Félix de Alcântara); Rua Dr. Pergentino Maia (em frente à Escola Municipal Angélica Gurgel); Rua Coronel Dionísio (em frente à EEFM Profª Telina Barbosa da Costa) e Rua Angélica Gurgel (em frente à EEFM Dep. Paulo Benevides).

Infraestrutura Cicloviária
Dentro do projeto, o bairro Messejana já foi contemplado com cerca de 4,9 quilômetros de infraestrutura cicloviária, ligando a Avenida Frei Cirilo à CE-040. Dessa forma, foram implantadas ciclofaixas nas ruas João Oliveira, Duarte da Costa (ciclorrota), Antônio Barros, Cel. Dionísio Alencar e Dr. Pergentino Maia. Até a conclusão do projeto, o bairro ainda receberá cerca de 1,9 quilômetro de infraestrutura cicloviária, completando um total de 6,8 quilômetros de percurso seguro entre a Avenida Washington Soares e a BR-116, passando pelo Terminal de Messejana. Em breve, o Terminal de Messejana ganhará uma estação do novo sistema de bicicletas integradas ao transporte público – o Bicicleta Integrada, com 50 bicicletas, promovendo assim uma maior integração entre o transporte público e o transporte cicloviário.

Melhorias, nova pavimentação, sinalização, iluminação e limpeza
Os pontos de parada de ônibus em Messejana foram requalificados, assim como o bairro também recebeu nova iluminação e limpeza, serviços de microdrenagem, além de nova sinalização e asfaltamento de vias. Somente em Messejana, a Prefeitura de Fortaleza realizou o recapeamento asfáltico de 30 vias, numa área total de 149.369,91m², melhorando a acessibilidade de pedestres e o tráfego de veículos. São elas: Rua Paulo Setúbal, Rua Alves Ribeiro, Rua Lopes Trovão, Rua Juriti, Rua Nova Quietude, Rua Herbene, Rua Manoel Arruda, Rua Taquatiara, Rua Granja Castelo, Av. Jornalista Tomaz Coelho, Rua Tenente Jurandir Alencar, Rua Manuel Castelo Branco, Rua Dr. Pergentino Maia, Rua José Hipólito, Rua Coronel Fco Pereira, Rua João Oliveira, Rua Vasco Athaíde, Rua Nicolau Coelho, Rua Letícia, Rua Tenente José Newton, Rua Baby Miguel, Rua Cesário Lange, Rua Joaquim Felício, Rua Coronel Guilherme Alencar, Travessa Oliveira Chaves, Rua Coronel Matos Belo, Rua Guilherme Pessoa, Rua Coronel Ernesto Matos, Estrada Barão de Aquiraz e Rua Wenceky Félix.

Próxima etapa em Messejana
Seguem em andamento as intervenções para a implantação de mais dois binários em Messejana, que concluirão a execução do projeto em breve. Um deles será formado pela Rua Guarujá e a Rua Aveledo, no trecho entre a Rua Padre Pedro de Alencar e a BR-116). Mais outro binário será implantado no entorno do Terminal de Messejana, que será formado pelas seguintes vias:

- Rua Taquatiara / Rua Manoel Arruda (trecho entre a Rua Granja Castelo e a BR-116)
- Rua Nova Quietude / Rua Herbene (trecho entre a Rua Taquatiara e a Rua Paulo Setúbal)
- Rua Alves Ribeiro / Rua Paulo Setúbal (trecho entre a Avenida Frei Cirilo e a BR-116)

Dessa forma, o entorno do Terminal de Messejana será requalificado e a Avenida Jornalista Thomaz Coelho será alargada, no trecho entre a Praça de Messejana e o Terminal, possibilitando maior fluidez dos ônibus, melhor circulação de acesso ao Terminal, além da inclusão de uma ciclofaixa bidirecional.

Próximos Binários
De junho de 2014 até agora, a Prefeitura de Fortaleza já implantou dez binários na cidade e reordenou o trânsito em duas áreas. Atualmente, seguem as intervenções para implantação de mais seis binários, sendo três ligando os bairros Jóquei Clube e Bela Vista; mais dois no bairro Messejana; e um na Parangaba.

Além disso, os bairros José Walter e Conjunto Ceará estão passando por uma ampla intervenção de reordenamento no trânsito e requalificação de vias, envolvendo os serviços de nova pavimentação e sinalização, com a implantação de semáforos, malha cicloviária, travessias elevadas para pedestres e pistas de cooper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário