Os ecopontos de Roberto Claudio

Prefeitura de Fortaleza entrega ecopontos no Jóquei Clube e Vicente Pinzon com ampliação do programa Recicla Fortaleza

Os bairros Jóquei Clube (Regional III) e Vicente Pinzon (Regional II) serão contemplados com ecopontos, que vão ampliar o benefício do Programa Recicla Fortaleza, oferecendo desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis. Nesta sexta-feira (23/09), às 15h, a Prefeitura de Fortaleza entrega o ecoponto do Jóquei Clube, localizado na Rua Perdigão de Oliveira, esquina com a Rua Silveira Filho. Já na segunda-feira, também às 15h, será inaugurado o equipamento do Vicente Pinzon, que fica na Rua Veneza, esquina com a Rua Josias Paula de Souza. Com a entrega, Fortaleza conta agora com 19 ecopontos para ampliar ainda mais as possibilidades de coleta seletiva em diversos bairros.

O projeto dos ecopontos em Fortaleza é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, em parceria com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR). No Jóquei Clube, o ecoponto foi construído em formato de alvenaria, com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).  Já o ecoponto do Vicente Pinzon foi estruturado no formato de contêiner. Todos os equipamentos contam com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

É nos ecopontos onde a população pode fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. Assim como os demais, os novos equipamentos também funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas. Em cada Ecoponto, um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, atende à população, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos ecopontos.

Com a entrega dos dois novos equipamentos, Fortaleza conta agora com 19 ecopontos, distribuídos nos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu e Parque Dois Irmãos. Além disso, a população tem mais outra opção para realizar o descarte correto de recicláveis, por meio da primeira franquia social do sistema, localizada na Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp). Até o final de 2016, a Prefeitura de Fortaleza terá implantado um total de 25 ecopontos na cidade.

Recicla Fortaleza
É nos Ecopontos onde a população pode ter acesso ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Numa etapa posterior, os créditos também poderão ser utilizados na conta de água.

Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos ecopontos mais próximos, levando a conta da Coelce ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Serviço
Inauguração do Ecoponto do Jóquei Clube (Regional III)
Data: 23 de setembro de 2016 (sexta-feira)
Local: Rua Perdigão de Oliveira, esquina com Rua Silveira Filho (ao lado do posto de saúde)
Horário: 15h

Inauguração Ecoponto Vicente Pinzon (Regional II)
Data: 26 de setembro de 2016 (segunda-feira)
Local: Rua Veneza, esquina com Rua Josias Paula de Souza (próximo ao posto de saúde Vicente Pinzon)
Horário: 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário