O trenzinho aéreo de Camilo

Teleférico de Barbalha: chegam primeiras estruturas para início das obras

rIMG-20160926-WA0015


O objetivo é desenvolver o potencial turístico da região e promover a interação das pessoas com o meio ambiente da Chapada do Araripe

Chegaram, nesta segunda-feira (26), as primeiras estruturas para montagem dos equipamentos referentes ao Teleférico de Barbalha. Com isso, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades e Secretaria do Meio Ambiente, dá início às obras do teleférico, a partir da reconstrução do antigo Hotel e da Estação de Partida, localizados na Vila do Caldas, em Barbalha.

O Teleférico de Barbalha é um projeto do Governo do Ceará e tem como objetivo desenvolver o potencial turístico da região e promover a interação das pessoas com o meio ambiente da Chapada do Araripe, possibilitando ações de educação, proteção, preservação e conservação do local.

Orçado em R$ 14 milhões, o equipamento interligará a Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro, onde será possível contemplar o Vale do Salamanca, Centro Histórico de Barbalha, além de permitir uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe. A estrutura terá capacidade prevista para transportar 660 pessoas por hora.

O embarque se dará no antigo Hotel Balneário que será reconstruído, resgatando suas características arquitetônicas, para abrigar bilheteria, salão de exposição, café e centro administrativo do Teleférico. O acesso ao ponto inicial se dará pela rua Daniel Cordeiro das Neves, que foi recentemente urbanizada pela SCidades. Já a estação de desembarque será construída na área da Flona, com espaço para contemplação, observatório, mirante e passarela.

Todo o projeto foi concebido de maneira a ter o mínimo de impacto no ambiente natural, aproveitando os espaços de trilhas já existentes e terrenos descampados. O projeto ainda contará com borboletário, bromeliário e viveiro de mudas. O prazo previsto de conclusão das obras é de 365 dias a partir do seu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário