Ibope em Juazeiro do Norte

Ibope: Arnon lidera em Juazeiro com 36%; Gilmar Bender soma 17%

Pesquisa Ibope encomendada pela TV Verdes Mares e divulgada na noite desta quinta-feira (15) aponta que o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) lidera isolado na preferência de votos dos eleitores de Juazeiro do Norte com 36%. O segundo colocado, Gilmar Bender (PDT), aparece com 17%, Normando Sóracles (PSDB) tem 12% e Raimundão (PMDB), atual prefeito, que tenta a reeleição, soma apenas 11%. Demontieux Fernandes (PSOL) e Francisco Fabiano (PSB) têm 4%. Em último lugar, estão as duas mulheres que concorrem ao cargo majoritário: Flávia Soares (PRB), 3%, e  Helaine Mendonça (PMB), 2%.  Brancos e nulos somam 5%, enquanto os que disseram que Não sabem ou não responderam, 6%.
Chama atenção as evoluções de Arnon e Gilmar Bender, paralelas à queda de Raimundão. No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 20 e 23 de agosto, Arnon Bezerra tinha 21%; seguido por Raimundão Macedo (19%), Normando Sóracles (17%), Gilmar Bender (11%), Demontieux Fernandes (5%), Francisco Fabiano (4%), Helaine Mendonça (3%) e Flávia Soares (2%). Brancos e nulos eram 9% e indecisos somavam 9%.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Na modalidade espontânea, quando o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, o resultado foi:
– Arnon Bezerra (PTB) – 30%
– Gilmar Bender (PDT) – 12%
– Raimundo Macedo (PMDB) – 10%
– Normando Sóracles (PSDB) – 8%
– Demontieux Fernandes (PSOL) – 3%
– Francisco Fabiano (PSB) – 2%
– Flávia Soares (PRB) – 1%
– Helaine Mendonça (PMB) – 1%
– Brancos/nulos – 10%
– Não sabem/não responderam – 22%
Na pesquisa anterior,: Raimundão liderava com 11%; Arnon Bezerra, 7%; Gilmar Bender, 7%; Normando Sóracles, 5%; Demontieux Fernandes, 2%; Francisco Fabiano,1%; Flávia Soares,1%; Helaine Mendonça, 1%; brancos e nulos, 15%; não sabem, não responderam, 50%.
Quando o assunto analisado foi a rejeição dos candidatos, o resultado foi o seguinte:tos. Veja os números:
– Raimundão (PMDB) – 60%
– Normando Sóracles (PSDB) – 25%
– Gilmar Bender (PDT) – 25%
– Arnon Bezerra (PTB) – 18%
– Flávia Soares (PRB) – 17%
– Helaine Mendonça (PMB) – 16%
– Demontieux Fernandes (PSOL) – 16%
– Francisco Fabiano (PSB) – 13%
– Poderia votar em todos – 2%
– Não sabem/não responderam – 6%
A avaliação da administração do prefeito Raimundão também foi questionada. O resultado foi amplamente negativo para o gestor que busca mais quatro anos de governo.
– Ótima/boa – 12% (era 12%)
– Regular – 30% (era 33%)
– Ruim/péssima – 57% (era 51%)
– Não sabem avaliar – 2% (era 3%)
O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 12 e 14 de setembro.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número 07326/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário