Duvido que a turma da marron destaque

Governador Camilo Santana comemora resultado do Ceará no Ideb com servidores da Educação



O governador Camilo Santana compareceu à sede da Secretaria da Educação (Seduc), na tarde desta sexta-feira (9), para comemorar o bom resultado obtido pelo Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O gestor agradeceu aos servidores do órgão pelo empenho e comprometimento no desenvolvimento das ações em favor da educação.

De acordo com Camilo Santana, o processo que levou ao êxito no indicador começou em 2007 com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que foi progressivamente sendo ampliado para todas as séries do Ensino Fundamental, passando a receber o nome de Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa.

"É o resultado da ação de uma equipe envolvendo técnicos da Seduc, coordenadores das Credes e Sefor, secretários municipais de Educação e prefeitos, além de pais de alunos, que apostam na educação como único caminho possível para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sei que ainda temos um longo caminho pela frente, mas o Ceará é hoje o melhor do Nordeste e está acima da média nacional", enfatiza o governador.



Para o governador, é preciso que o exemplo de cidades que conseguiram se destacar seja seguido pelas demais. "Coreaú e Sobral, por exemplo, demonstram que quando há comprometimento, integração entre a equipe, valorização dos professores, diálogo entre estudantes e professores, num esforço contínuo, o resultado vem. A qualidade do Ensino Médio depende de como o aluno sai do ensino fundamental", explica o gestor.

Ele lembrou ainda que o processo de melhoria da educação estadual também inclui a expansão do tempo integral nas unidades de ensino. "As primeiras escolas a funcionar em tempo integral foram as profissionais, que hoje já somam 115, acolhendo a cerca de 50 mil alunos. Neste ano, começamos a ampliar o tempo integral às escolas regulares. Iniciamos com 26 unidades e queremos, num futuro próximo, tornar integrais todas as escolas do Ensino Médio cearenses", conclui.



O secretário da Educação, Idilvan Alencar, reconhece o esforço coletivo que gerou o resultado. "O Ceará conseguiu que 100% dos seus municípios atingissem a meta.Nós que fazemos a Seduc estamos muito felizes com esse resultado, que é fruto de um trabalho continuado. A alfabetização não é uma questão só das Prefeituras, mas também do Estado, e acreditamos que esse processo deve continuar, cada vez mais, cooperativo. Nosso investimento anual somente com a cooperação é em torno de R$ 40 milhões", esclarece Idilvan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário