Dona Carol entrega escola de tempo integral

PRIMEIRA DAMA INAUGURA 20ª ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DE FORTALEZA
8 mil alunos são beneficiados na capital com modelo diferenciado de ensino.
A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, inaugurou na manhã desta segunda-feira (12/09) a 20ª escola em Tempo Integral da cidade, desta vez, no bairro Bela Vista. A unidade denominada Professor José Júlio da Ponte ocupa o prédio do antigo Centro Social Urbano do bairro, que estava desativado. A estrutura foi totalmente reformada e adaptada para atender neste semestre 180 alunos do Ensino Fundamental. A partir de 2017, a nova escola receberá mais de 400 alunos, que terão uma educação adequada para jovens fortalezenses, como explicou a Primeira Dama da capital. "Essa escola é uma esperança de futuro para esses alunos, que vão passar muito tempo aqui podendo escolher suas atividades, dentro do seu perfil. É, também, uma ação de combate à violência, porque uma criança bem formada, bem-educada não entra no mundo do crime. Essa escola é para formar cidadãos. Já são 20 centros do tipo, atendendo mais de 8 mil crianças", declarou.
A escola conta com refeitório, vestiários, laboratórios equipados e salas temáticas, além do espaço destinado às disciplinas de projeto de vida e protagonismo. Com currículo diferenciado, as Escolas de Tempo Integral também possuem disciplinas eletivas planejadas a partir de demandas apontadas pelos alunos, trabalhando temas como o uso consciente da água, sustentabilidade e o contato direto com o meio ambiente.
Jaime Cavalcante, secretário da Educação, lembrou que esse é uma política pioneira que buscar formar verdadeiros cidadãos. "Fortaleza, no início desta gestão, não tinha nenhuma escola em tempo integral no ensino fundamental. Essa já é a 20ª que estamos abrindo, com o discurso de educar, preparar e proteger os jovens. Eles passam o dia na escola, tem aulas regulares pela manhã e, à tarde, tem atividades de protagonismo, pensam o projeto de vida deles, atividades esportivas, culturais", afirmou.
Com dois filhos estudando no centro de ensino, Rosângela Maria, demostrou contentamento com perspectiva de dias melhores para a família. "Estou muito feliz com a escola, está sendo maravilhoso. Tenho dois filhos estudando aqui. É uma oportunidade que meus filhos estão tendo que eu nunca tive na vida. Nunca tivemos uma escola em tempo integral no bairro. É uma escola boa, com ótima estrutura. Eles estão com o futuro garantido", disse.
As escolas de Tempo Integral são a efetivação de uma política pública da atual gestão de ampliação da jornada escolar. A estratégia soma-se ao conjunto de ações da Prefeitura de Fortaleza que visam a promover maior qualidade no ensino da rede pública municipal que, antes, não contava com nenhuma escola deste tipo. Até o final do ano, serão inauguradas mais oito escolas em tempo integral, além de outras 23 que continuarão em construção para os próximos anos, possibilitando mais de 17 mil jovens nesta modalidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário