Denuncias só até ontem



Equipe de fiscalização da Propaganda em Fortaleza em averiguação de denúncia

Eleitores já fizeram mais de 600 denúncias de propaganda irregular no CE

Com duas semanas de campanha eleitoral na ruas, novo balanço de TRE-CE revela a participação dos eleitores que utilizam os vários canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral para denunciar irregularidades na propaganda de partidos e candidatos. 
As zonas eleitorais em todo o Estado do Ceará já receberam 603 denúncias, através do formulário na internet, do telefone 148 e de reclamações no próprio balcão dos cartórios. 
Mais de 50% dessas denúncias (309) são feitas pelo formulário eletrônico no site do TRE. Outras 168 foram através de ligações pelo telefone 148, disponibilizado apenas para a capital. Diretamente nos cartórios eleitorais são mais 126 denúncias em todo o Estado. 
Mas o TRE esclarece que, desse total de denúncias, muitas delas são improcedentes, quando verificadas pelos fiscais da Justiça Eleitoral. Em Fortaleza, por exemplo, das 168 ligações do Disque Eleitor (148), apenas 34 ficaram caracterizadas como irregularidades. Na capital, são 122 denúncias que estão sendo apuradas, vindas do 148, do formulário eletrônico na internet, e de reclamações feitas nos próprios cartórios. 
Já foram ajuizadas 30 representações (arquivo anexo) perante a Comissão da Propaganda Eleitoral e do Poder de Polícia em Fortaleza, constituída por quatro zonas eleitorais. A maioria, 13 (40%), diz respeito à invasão de programa do horário eleitoral destinado a outro candidato. Outras seis representações (20%) são de propaganda irregular na internet e redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário