Bom dia

Ipece divulga PIB do 2º trimestre de 2016 
O PIB é calculado com base nos resultados da Agropecuária, Indústria e Serviços
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou, nesta quinta-feira (22), a análise do PIB do Ceará no 2º trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. O índice registrado indica queda menor que a do mesmo período do ano passado, sendo -4,65% agora, enquanto no segundo trimestre de 2015 foi de -5,69%.

De acordo com os analistas do Instituto, a realidade mostrada no estudo trimestral é comum a todos os estados do Brasil devido à crise macroeconômica que o País enfrenta desde o terceiro trimestre de 2014. Outros sete estados também divulgam análise do PIB trimestral. Todos, até agora, apresentaram resultados negativos  O pior índice foi observado no Espírito Santo (-15%), seguido do Ceará (-4,65%), São Paulo (-3,8%), Bahia (-3,7%), Rio Grande do Sul (-3,1%) e Minas Gerais (-2,8%).

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. O estudo é calculado com base nos resultados dos setores Agropecuária, Indústria e Serviços, e detalhados por suas atividades econômicas.
Setores

Neste 2º trimestre, o PIB da agropecuária cearense cresceu 2,95%. No mesmo período de 2015 o PIB da agropecuária foi de -37,11%. Os outros setores calculados apresentaram queda. O setor de serviços teve decréscimo de 3,57%, resultado influenciado pela queda na atividade do comércio, que sofreu redução de 10,04%.

A indústria caiu 6,74%, influenciada pelo desempenho das atividades da indústria de transformação e da construção civil. As informações constam do Boletim da Conjuntura Cearense do 2º trimestre de 2016, divulgado hoje.

Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações após cálculo das Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário