81 creches funcionam hoje em Fortaleza


Fortaleza ganha a 81ª creche municipal, ampliando em 70% as matrículas

A Prefeitura de Fortaleza ultrapassou, nesta terça-feira (27), a meta de entrega de 80 creches durante a gestão municipal, com a inauguração do 81º Centro de Educação Infantil (CEI) Vila do Mar, na Barra do Ceará (Regional I). Com essas ações, a rede municipal teve um aumento de mais de 70% nas matrículas de creche de 2013 para 2016. A cheche do Vila do Mar foi inteiramente construída para atender cerca de 130 crianças de 1 a 5 anos de idade, de 7h às 17h.
Segundo a primeira-dama de Fortaleza, Carolina Bezerra, o aumento do número de creches construídas, reformadas, municipalizadas e conveniadas na gestão impacta diretamente no futuro das crianças, que passam a ter acesso a uma educação de qualidade. “Uma das grandes demandas das mães de Fortaleza eram as creches. Quando nós iniciamos a gestão, havia 10,5 mil crianças na creche e hoje são 17,5 mil. É um aumento muito grande. São creches de qualidade como essa do Vila do Mar e nós ficamos muito felizes, pois cuidar da primeira infância é cuidar do nosso futuro, da nossa segurança, combatendo a violência que vivemos. Uma criança bem cuidada e bem assistida pela escola e pela sua família terá muito menos probabilidade de se tornar um adulto violento e será mais alegre, com uma autoestima muito melhor”, explicou.
O equipamento faz parte do Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis) e teve um investimento total de R$ 1.635.189,34, oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Conforme o Secretário Municipal da Educação, Jaime Cavalcante existe um déficit histórico em relação à educação infantil em Fortaleza. “Nesses 3 anos e 9 meses nós tentamos, de certa forma, agilizar e aumentar a oferta de matrículas na educação infantil. Uma das nossas prioridades era abrir creches e Escolas de Tempo Integral em locais de maior vulnerabilidade social. Aqui no Grande Pirambu estamos abrindo a terceira creche da região”, explicou.
Jaime destacou que Fortaleza havia perdido, na final da gestão anterior, 80 creches. “Essa é uma creche que não deixa a desejar a nenhuma de escola particular. Fortaleza tinha apenas 138 creches. Já temos 220 e queremos abrir mais 20 até o final do ano, totalizando 100 novas creches apenas na gestão do Prefeito Roberto Cláudio”.
A creche possui área total de 1.156,28m², sendo 618,38m² de área construída, dispondo de seis salas de aula com banheiros adaptados, secretaria/coordenação, sala de espera, diretoria, sala de professores, cozinha, refeitório com cantina e lavanderia com depósito para material de limpeza, além de vestiário masculino e feminino. O projeto conta ainda com brinquedoteca, área de lazer com playground, solarium e estacionamento.

Na próxima quinta-feira (29), a Prefeitura inaugura o Centro de Educação Infantil Dias Macedo, no Campo do América. A solenidade acontece na às 9h, Rua Jaguaribe, 77, no bairro Aldeota (paralela à Rua Tenente Benévolo, entre as Ruas José Vilar e Silva Paulet).
Além da Creche, a Barra do Ceará também recebeu diversas melhorias durante a gestão: reforma dos postos de saúde Lineu Jucá, Casemiro Filho, Domingos da Silva e Quatro Varas (ações concluídas e inauguradas); reforma e adequação da Escola Aldemir Martins para funcionamento em Tempo Integral (ação em andamento); reforma do Centro de Educação Infantil Otacília Frota Bezerra (ação concluída e inaugurada); drenagem e recapeamento asfáltico da Avenida Radialista José Limaverde (ação concluída); reforma do Píer e da praça da Barra (ação concluída); obras Vila do Mar / habitação, drenagem, pavimentação (parte da ação concluída e inaugurada/ parte em obra); construção do Centro do Acolhimento Silas Munguba (ação concluída); construção da Areninha da Barra do Ceará (ação concluída e inaugurada); reforma da Praça Percide Benício Rodrigues (ação concluída e inaugurada/ com parque); urbanização do Canal Seis Companheiros (ação concluída); construção do Ecoponto Barra do Ceará (ação concluída e inaugurada); construção do CAPS AD (ação em andamento); reforma da Praça Graça Aranha (ação concluída e inaugurada/ com parque e academia); reforma da Praça Hermes Pereira (ação concluída e inaugurada/ com parque e academia); reforma da Praça Sete Prédios (ação concluída e inaugurada/ com parque e academia); construção de Centro de Educação Infantil Vila do Mar (ação concluída e inaugurada).
Com Secretaria de Educação de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário