Posse na Civil

Governador assina nomeação de novos policiais civis durante reunião do Pacto por um Ceará Pacífico

Os 255 nomeados serão empossados na próxima segunda-feira (29), no Centro de Eventos. Reunião marcou ainda assinatura de convênio com a Organização Educacional Farias Brito para educação de internos do sistema penitenciário

A terceira reunião do Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico foi marcada por reforço para a segurança pública cearense. O governador Camilo Santana assinou, durante o encontro no Palácio da Abolição, o Ato de Nomeação de 255 policiais civis que serão empossados na próxima segunda-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará.

"Uma das ações de fortalecimento da segurança pública é o aumento de efetivo. Essas nomeações vão permitir que todas as delegacias no Ceará tenham delegado e vão permitir a ampliação do número de delegacias 24 horas, tanto na Capital, Região Metropolitana como no Interior”, destacou o governador. Do total de 703 policiais que concluíram o Curso de Formação da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), os 255 que serão empossados passam a reforçar imediatamente os quadros da Polícia Civil, sendo 65 delegados, 105 escrivães e 85 inspetores.

As nomeações representam incremento de 30% no atual efetivo da corporação. A posse dos primeiros 255 policiais permitirá a instalação de novas delegacias 24 horas nos municípios de Quixadá, Iguatu, Crato e Crateús. O calendário de nomeações prevê chamada dos demais aprovados em outros dois momentos, em outubro e daqui a seis meses.


Programa “Um Novo Tempo”

A reunião foi marcada por outro exemplo da governança social do Pacto por um Ceará Pacífico. O programa "Um Novo Tempo", parceria da Organização Educacional Farias Brito, e do poder público, representado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); do Tribunal de Justiça; e da Procuradoria Geral de Justiça, visa a implementar atividades de educação à distância dentro das unidades prisionais com objetivo de preparar os internos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de alfabetização. A ação inclui ainda a doação de livros e material didático para os internos.

O superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, reforça a função social do empresariado na busca por uma sociedade mais justa. "Aprendi muita coisa com o setor público. Não existe essa diferença entre setor privado e setor público. Não existe Governo separado de população. O que existe é cearense cidadão", afirmou.

"Essa parceria dá oportunidades para a ressocialização de quem cumpriu sua pena e para que não retornem ao crime”, destacou o governador. Camilo Santana lembra ainda a construção da nova sede do Batalhão de Choque, na Praia do Futuro, e da Escola de Gastronomia, no Vicente Pinzon, ambas em parceria com o Grupo M. Dias Branco.

Vale destacar que, no último ano, o Ceará bateu recorde no número de presidiários aprovados no Sisu (11) e que garantiram bolsas do Prouni (18). No ano passado, foram 1.682 inscritos no Enem, 44% a mais que em 2014.


Apresentações

O encontro teve ainda a apresentação dos resultados dos programas “Em Defesa da Vida”, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com queda nas mortes violentas de cerca de 23% no Estado e 50% na Capital, entre 2014 e 2016; e das Audiências de Custódia, que completa um ano em agosto e proporciona julgamento rápido aos casos de flagrantes no Estado. Foram 6.542 decisões no ano, sendo 57% de prisões preventivas e 43% de alvarás de soltura com medidas cautelares - 654 mediante tornozelamento eletrônico.

As ações da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal também foram atualizadas, assim como o sistema gerencial para o Projeto Tempo de Justiça, elaborado pelo Tribunal de Justiça, e do projeto Mediação Escolar, que tem à frente a Procuradoria Geral de Justiça.




26.08.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário