O novo IJF

Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana visitam obras do IJF 2
O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana visitam, na manhã desta sexta-feira (05/08), às 8h30min, as obras de construção do prédio anexo ao Instituto Doutor José Frota (IJF). Com o IJF 2, a unidade será ampliada em 13.237 m² de área construída, sendo o novo prédio interligado ao atual por meio de passarelas, conectando as áreas cirúrgicas e de UTI.

Até o momento, já foi realizado 100% das estacas de contenção, necessárias para o início das obras de construção do subsolo do novo prédio. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), atualmente as equipes trabalham na escavação do primeiro subsolo, para em seguida iniciar os serviços de fundação da estrutura do novo prédio, com execução de lajes, vigas e pilares.

O projeto prevê a construção de um prédio de cinco pavimentos com duas guaritas, estacionamentos, área de convivência, enfermarias, UTIs, Centros Cirúrgicos e salas de recuperação pós-anestésica. A estrutura também permitirá a instalação dos novos serviços de Ressonância Magnética e Hemodinâmica, atualmente inexistentes no IJF e de grande importância para o tratamento de vítimas de traumas graves.

IJF 2O novo equipamento irá permitir a ampliação da capacidade de atendimento da principal unidade municipal de saúde de nível terciário, que passará a contar com 664 leitos, além de novas salas cirúrgicas e central de exames especializados. Só em leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), o acréscimo será de 91%. Em leitos de pós-operatório, o aumento será de 82%. As enfermarias também serão reforçadas com uma ampliação de 41% no número de leitos. No total, serão 203 novos leitos, distribuídos em enfermaria (153), unidade intermediária - UI (20) e Unidade de Tratamento Intensivo - UTI (30).

A obra do IJF 2 está orçada em R$ 74,6 milhões. Deste valor, R$42 milhões serão destinados para a construção do novo prédio e o restante do montante para aquisição de mobiliário, compra de equipamentos e reforma do prédio do IJF já existente. Os recursos são oriundos do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. A obra teve início em abril deste ano e possui conclusão prevista em 24 meses.

AtendimentosAs obras de construção do novo prédio não interferem no funcionamento do Instituto Doutor José Frota (IJF), que continua a realizar os atendimentos, tanto aos que buscarem socorro na Emergência como aos que já passaram por procedimentos no hospital e necessitam de acompanhamento médico por meio do Núcleo Ambulatorial.


Serviço
Visita obras IJF 2
Data: 05/08/2016
Horário: 8h30min
Local: Instituto Doutor José Frota (IJF) - Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário