Leruaites

 Projeto São Francisco realiza encontro itinerante no Ceará

Somente neste ano, mais de 2,5 mil pessoas foram atendidas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Brasília-DF, 19/8/2016 – Levar informações sobre o andamento da maior obra de infraestrutura hídrica do país – o Projeto de Integração do Rio São Francisco - e as ações ambientais, que são realizadas ao longo dos 477 quilômetros de extensão, é uma atividade constante das equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional. Nesta sexta-feira (19) foi a vez do município cearense de Barro receber a Comunicação Itinerante do projeto na praça da cidade e na escola Estadual de Educação Profissional Prof. José Osmar Placido. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro.

A iniciativa faz parte do Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco, que tem mantido um relacionamento contínuo com os cidadãos dos municípios por onde passam os eixos Norte e Leste. Desde o inicio das obras, 33,9 mil pessoas já participaram das atividades. Somente neste ano, mais de 2,5 mil pessoas foram atendidas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Além das agendas na cidade, as comunidades rurais, que moram próximas aos canais de integração, também recebem visitas periódicas das equipes.

O estudante Jocival Patrício, 16 anos, participou do encontro e  considera a atividade uma importante ferramenta para conhecer mais sobre o Projeto São Francisco.  “Tiraram muitas dúvidas que tínhamos. Sabemos agora que muitas informações que chegavam até nós eram falsas. Queremos sim, como nordestinos, que esse projeto continue com seu percurso e que nos traga mais água para o sertão. A caatinga é esplendorosa. Então essa água nos trará mais qualidade de vida”.

A jovem de 17 anos Beatriz de Sousa do Nascimento, também estudante, disse que a partir de agora ficará mais atenta às informações sobre a obra e que ficou surpresa com os programas ambientais, especialmente o realizado pelo Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), que promove o resgate, tratamento e ressocialização dos animais à natureza. “Soube da preocupação que o Projeto tem com os animais que vivem naquele habitat. Isso me deixou muito feliz”.

Em função do recesso do calendário escolar, em julho, as atividades nas zonas urbanas voltaram nesta segunda quinzena deste mês de agosto. Na última semana, os encontros passaram por Brejo Santo (CE) e pela comunidade da Vila Produtiva Rural do projeto Lafayette (PB).

Comunicação Itinerante

Criada em 2011, a Comunicação Itinerante percorre os 17 municípios da área de influência do projeto: Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova, Verdejante, Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe, Cajazeiras e Monteiro, na Paraíba.

Cuidado com o meio ambiente

O Programa de Comunicação Social integra um conjunto de 38 programas ambientais do projeto. As estratégias buscam minimizar o impacto da obra e têm possibilitado o conhecimento profundo da fauna e flora do bioma Caatinga, além do desenvolvimento nos aspectos econômico-sociais e arqueológicos da região.

Benefícios

Prioridade do Governo Federal, o Projeto de Integração do Rio São Francisco vai assegurar abastecimento de água para 390 cidades nos Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão atendidas 12 milhões de habitantes nesses Estados. Os dois eixos – Norte e Leste – estão em execução e apresentam 89,2% de avanço físico. A obra está prevista para ser concluída em dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário