Hora do peito amigo

Prefeitura de Fortaleza promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Os postos de saúde de Fortaleza promovem, a partir desta segunda-feira (01/08), uma série de atividades alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema “Amamentação: Uma Chave para o Desenvolvimento Sustentável”. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça as ações durante esses dias para a importância da amamentação até os seis meses de vida.  

A programação segue um cronograma elaborado por cada unidade envolvendo palestras com temas como “A importância do aleitamento materno”, “Aleitamento Materno X Emagrecimento”, “Prevenção de alergia alimentar através do aleitamento materno”, entre outros. Durante as oficinas, serão abordadas ainda a “Prática do aleitamento materno” e “Mitos e verdades sobre aleitamento materno”. Também haverá rodas de conversa com as mães e apresentação de vídeos educativos.

Para a articuladora da Área Técnica da Criança da SMS, Riteméia Mesquita, o momento é mais uma ação de conscientização de gestantes e puérperas para a importância da amamentação. “A campanha visa conscientizar as mães da importância de amamentar o bebê exclusivamente com o leite materno até o seu sexto mês de vida e a continuidade até os 2 anos. Desta forma, garantimos maior proteção à saúde da criança”, destacou Riteméia.

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação) em 1992, com o objetivo de dar visibilidade ao aleitamento materno. A cada ano, durante uma semana, são realizadas mobilizações com o intuito de proteger, promover e apoiar a amamentação, como também, incentivar práticas relacionadas à amamentação na Atenção Primária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário