Fundeb em Maracanau

MPF/CE quer que prefeitura de Maracanaú aplique verba indenizatória do Fundeb na Educação
MPF quer evitar que verba do fundo seja desvinculada de sua finalidade legal

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) enviou recomendação ao município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, para evitar que os recursos advindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sejam aplicados em áreas que não sejam relacionadas à Educação.

A recomendação, assinada pelo procurador regional da República Francisco de Araújo Macedo Filho, informa que a prefeitura está promovendo ação contra a União a fim de obter valores relativos ao Fundeb que não foram repassados em anos anteriores. Por isso, o MPF recomenda que, após o julgamento definitivo do caso, a verba não seja desvinculada de sua finalidade legal.

O Fundeb é um fundo de caráter especial cujos 60% dos recursos devem ser repassados para a remuneração dos profissionais do Magistério, enquanto os 40% restantes devem ser aplicados na manutenção e no desenvolvimento do ensino fundamental público, conforme previsão constitucional.

Em 2016, O MPF já requisitou a diversas prefeituras cearenses – entre elas Fortaleza, Itapajé e Juazeiro do Norte – que os recursos oriundos do precatório recebido pelo município não possam ser utilizados para despesas que não estão vinculadas ao Fundo, sob pena de multa ao gestor responsável.

Na recomendação, o procurador regional da República Francisco Macedo Filho adverte ainda que o não cumprimento do requerimento pela prefeitura de Maracanaú pode gerar, inclusive, ações penais e de improbidade administrativa.

Entenda: Recomendações são um dos tipos de instrumentos de atuação utilizados pelo Ministério Público. Elas são enviadas a órgãos públicos para que eles cumpram determinados dispositivos constitucionais ou legais. Os órgãos públicos não estão obrigados a atender as recomendações, mas ficam sujeitos a medidas judiciais em função dos atos indevidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário